ACERVO é um periódico de acesso aberto na internet. Reúne publicações de pesquisas no âmbito da história da educação matemática em diferentes níveis: projetos, trabalhos em andamento, resultados parciais de investigações e resultados finais de pesquisas sobre a matemática na escola em perspectiva histórica. ACERVO nasceu da necessidade de divulgar a público mais amplo os inúmeros estudos que vêm sendo realizados sobre a matemática e seu ensino, nos diferentes níveis escolares, em diferentes épocas históricas. Além disso, o periódico considera de extrema importância divulgar acervos de professores de matemática de outros tempos (livros didáticos, cadernos de alunos, revistas, etc) tendo por finalidade estudos sobre as transformações do ensino e da aprendizagem da matemática. O periódico tem por escopo a publicação de resutados de pesquisa no âmbito da história da educação matemática, bem como a divulgação de documentos e acervos que poderão constituir-se como fontes para a investigação histórica do ensino de matemática.
Anúncios
Edição Atual
Artigos
-
A HISTÓRIA DE PROFESSORES CEARENSES E A SISTEMATIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL
Visualizações do artigo: 56 PDF downloads: 41 -
TRIMATH E QUADRIMATH: UMA ABORDAGEM DA NOÇÃO DE FUNÇÃO NO ENSINO PRIMÁRIO
Visualizações do artigo: 88 PDF downloads: 43 -
CENTRO DE MEMÓRIAS DIGITAIS, BIOGRAFIAS E APUA: PESQUISADORES MATEMÁTICOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Visualizações do artigo: 73 PDF downloads: 43 -
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 1927: CONEXÕES COM A LIGUE INTERNACIONALE POUR L’ÉDUCATION NOUVELLE
Visualizações do artigo: 48 PDF downloads: 65 -
A IMPORTÂNCIA DO ARQUIVO PESSOAL DO PROFESSOR LUIZ CARLOS PAIS COMO FONTE DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Visualizações do artigo: 49 PDF downloads: 32 -
ETNOMATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES: EM BUSCA DE CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) ANTIRRACISTA
Visualizações do artigo: 175 PDF downloads: 107 -
AS FRAÇÕES EQUIVALENTES NA OBRA MÉTODOS MODERNOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DE CHARLES D’AUGUSTINE
Visualizações do artigo: 22 PDF downloads: 12 -
A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO PRIMEIRO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA (1960 A 2000)
Visualizações do artigo: 30 PDF downloads: 34 -
A MATEMÁTICA NO ENSINO PROFISSIONAL AGRÍCOLA: REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ESTUDOS SOBRE AS ESCOLAS DE INICIAÇÃO AGRÍCOLA E O SEU ENSINO DE MATEMÁTICA
Visualizações do artigo: 66 PDF downloads: 42 -
DESLOCAMENTOS E FRONTEIRAS: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO COM HAITIANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO
Visualizações do artigo: 49 PDF downloads: 32 -
A PRODUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA PELA MISSÃO DOS PROFESSORES PAULISTAS NO MATO GROSSO
Visualizações do artigo: 85 PDF downloads: 37 -
A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NA CORREÇÃO DAS PROVAS DE ALDA LODI NO IEMG: A EFICIÊNCIA COMO UMA ATITUDE DOCENTE
Visualizações do artigo: 62 PDF downloads: 47 -
SABERES PARA ENSINAR ARITMÉTICA: PROBLEMAS ARITMÉTICOS NA FORMAÇÃO DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL PEDRO II – BLUMENAU/SC (1946-1974)
Visualizações do artigo: 81 PDF downloads: 48 -
MODERNIZAÇÃO DA GEOMETRIA ANALÍTICA PARA O CURSO COLEGIAL NA BAHIA: IV Congresso Brasileiro do Ensino de Matemática (1962)
Visualizações do artigo: 40 PDF downloads: 30 -
AFRICANIDADES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INSPIRAÇÕES POR MEIO DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Visualizações do artigo: 44 PDF downloads: 23 -
OS BASTIDORES DE UMA PRODUÇÃO CURRICULAR DA DÉDACA DE 1980: ALGUMAS CENAS
Visualizações do artigo: 42 PDF downloads: 25 -
ESCOLA DOM BOSCO (1962-1980): VESTÍGIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PRIMEIRA ESCOLA FORMAL DE JI-PARANÁ/RO
Visualizações do artigo: 66 PDF downloads: 35 -
ESCRITA DOCENTE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O CASO DA PROFESSORA SIMONE
Visualizações do artigo: 146 PDF downloads: 86 -
ARQUIVOS PESSOAIS E SUA (TRANS)FORMAÇÃO EM ARQUIVOS DIGITAIS: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
Visualizações do artigo: 169 PDF downloads: 122 -
UBIRATAN D’AMBROSIO E O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA
Visualizações do artigo: 157 PDF downloads: 103 -
O LIVRO DIDÁTICO “ELEMENTOS DE ARITMÉTICA – CURSO PRIMÁRIO” DE ISIDORO DUMONT: UM OBJETO CULTURAL ANALISADO SOB A ÓTICA DO SISTEMA MÉTRICO DECIMAL
Visualizações do artigo: 91 PDF downloads: 57 -
MÉTODO DE PROJETOS NA ESCOLA NOVA PAULISTA: UMA MATEMÁTICA DO ENSINO A SERVIÇO DA SOCIEDADE PARA O ENSINO PRIMÁRIO, FINAL DA DÉCADA DE 1920
Visualizações do artigo: 208 PDF downloads: 144 -
LIMITES: UMA BREVE PASSAGEM NOS LIVROS BRASILEIROS DO ENSINO SECUNDÁRIO
Visualizações do artigo: 207 PDF downloads: 243 -
FRAÇÕES EGIPTICAS E O ALGORITMO DE FIBONACCI : HISTÓRIA DA MATEMÁTICA VERSUS LIVROS DIDÁTICOS ATUAIS
Visualizações do artigo: 1662 PDF downloads: 587
Acervo
-
Uma revisão do livro: Ubiratan D’Ambrosio and Mathematics Education: Trajectory, Legacy and Future
Visualizações do artigo: 271 PDF downloads: 82
DOSSIÊ CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
-
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO NA COLEÇÃO BAIANA MATEMÁTICA 2º CICLO, 1973
Visualizações do artigo: 43 PDF downloads: 38 -
O ENSINO DE LIMITE, EM CÁLCULO, NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DA BAHIA (1955-1961)
Visualizações do artigo: 45 PDF downloads: 40 -
A FUNÇÃO DERIVADA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO SECUNDÁRIO
Visualizações do artigo: 43 PDF downloads: 58 -
A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE LIMITE A PARTIR DO ESTUDO DAS FUNÇÕES RACIONAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE TAREFAS POR MEIO DO GEOGEBRA
Visualizações do artigo: 59 PDF downloads: 56