ENSINO DE FRAÇÕES: ANTES OU DEPOIS DOS DECIMAIS? Um estudo a partir de revistas pedagógicas.
Palabras clave:
Revistas Pedagógicas, A Eschola Publica, Oscar Thompson, Método Intuitivo, Revista da Sociedade de Educação, Jose Escobar, Revista Atualidades Pedagógicas, Jacomo Stávale, Osvaldo SangiorgiResumen
O presente artigo aborda o ensino de frações. Em específico, analisa a sequência dos ensinos de aritmética considerando as frações ordinárias e os números decimais. Fruto de temática não consensual, a investigação considera a análise de artigos de três revistas, em tempos diferentes e escritas por autores diversos, sendo essas: A Eschola Publica (1894), Sociedade de Educação (1924) e Atualidades Pedagógicas (1954). A pesquisa dá passos iniciais para análise do saber profissional do professor que ensina mate mática nos primeiros anos escolares, tendo em conta o tema frações.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Métricas
Cargando métricas ...
Citas
ALVES, R. B. OS NÚMEROS EM SUA REPRESENTAÇÃO DECIMAL: de Euclides Roxo ao Movimento da Matemática Moderna. 2014. 128 F. (Dissertação Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, 2014. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com/bitstream/123456789/3630/1/OS%20N%C3%9AMEROS%20EM%20SUA%20REPRESENTA%C3%87%C3%83O%20DECIMAL%202014.pdf
ADELINO, P. R. O QUE ENSINAR PRIMEIRO: FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? Anais da Anped Sudeste, 2014. Disponível em: https://anpedsudeste2014.files.wordpress.com/2015/04/paula-resende-adelino.pdf Acesso: 16 jul. 2020.
CAMPOS, A. M. A. de. AS INTERVENÇÕES DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAR NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM SÃO PAULO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. Revista de História da Educação Matemática Sociedade Brasileira de História da Matemática, v.5, n.1, 2019. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/viewFile/191/191 Acesso em: 16 jul.2010.
ESCOBAR, J. R. Revista da Sociedade de Educação. São Paulo, Volume 2, n.5, Abril, 1924. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/128242 Acesso em: 19 mai. 2020.
FERREIRA, J. S; SANTOS, I. B. Apropriações do Método Intuitivo de Pestalozzi em Propostas Para o Ensino de Saberes Elementares Matemáticos em Revistas Pedagógicas (1890-1940). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. v.11, n.1, p. 13-26, 2018. Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4908/4135 Acesso em: 16 jul. 2020.
GONÇALVES, G. N. A trajetória profissional e as ações de Oscar Thompson sobre a Instrução Pública em São Paulo (1889 - 1920). 2012. 121 F. (Mestrado em Educação:
História, Política, Sociedade) Universidade Católica de São Paulo, 2012.
MASCARO, C. C. Revista Atualidades Pedagógicas. São Paulo, Ano V, n. 30, Nov/Dez, 1954. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133596 Acesso em: 16 jul. 2020.
NERY, A. C. B.. EMBATES NO CAMPO EDUCACIONAL: A SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (1922-1931). Revista da Sociedade de Educação, São Paulo, 2001. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt02_06.pdf Acesso em: 16 jul.2020.
SANGIORGI, O. Matemática e Estatística. 15ª Edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1963. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135028 Acesso em: 16 jul. 2020.
PINTO, N. B; FELISBERTO, L. G. S; BERTICELLI, D. D. Métodos, processos e finalidades da Aritmética na Escola Primária e as vagas pedagógicas. In: OLIVEIRA, Maria Cristina
Araujo de; PINTO, Neuza Bertoni; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.) A Aritmética, a Geometria e o Desenho: A Matemática no Primeiro Ano Escolar. São Paulo: Editora
Livraria da Física, 2020. p. 57-58.
SOUZA, A. F. de. DISCURSOS SOBRE PROBLEMAS ARITMÉTICOS (SÃO PAULO, 1890-1930). Revista Educação da Matemática em Foco, v. 7, n. 1, 2017. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/3903 Acesso em: 16 jul. 2020.
STÁVALE, J. Elementos de Matemática. 37ª Edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1953. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/134704 Acesso em: 16 jul. 2020.
STÁVALE, J. Primeiro Ano de Matemática. 17ª Edição. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1941. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135739 Acesso em: 16 jul. 2020.
STÁVALE, J. et al. Revista Atualidades Pedagógicas. São Paulo, Volume 1, n.1, Jan/Fev, 1950. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133578 Acesso em: 16 jul. 2020.
STÁVALE, J. Revista Atualidades Pedagógicas. São Paulo, Ano. V, n.27, Mai./Jun, 1954. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133573 Acesso em: 16 jul. 2020.
THOMPSON, O. et al. A ESCHOLA PUBLICA. São Paulo, Volume I, n.10, Maio, 1894. Disponível em: https://repositor io.ufsc.br/handle/123456789/133612 Acesso em: 16 jul. 2020.
VALENTE, W. R. et al. A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO ENSINO: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto Temático FAPEPS. Processo 2017/15751-2. São Paulo, 2017. Disponível em: https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/98879/a-matematica-na-formacao-de-professores-e-no-ensinoprocessos-e-dinamicas-de-producao-de-um-saber-p/ Acesso: 16 jul. 2020.
ADELINO, P. R. O QUE ENSINAR PRIMEIRO: FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? Anais da Anped Sudeste, 2014. Disponível em: https://anpedsudeste2014.files.wordpress.com/2015/04/paula-resende-adelino.pdf Acesso: 16 jul. 2020.
CAMPOS, A. M. A. de. AS INTERVENÇÕES DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAR NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM SÃO PAULO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. Revista de História da Educação Matemática Sociedade Brasileira de História da Matemática, v.5, n.1, 2019. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/viewFile/191/191 Acesso em: 16 jul.2010.
ESCOBAR, J. R. Revista da Sociedade de Educação. São Paulo, Volume 2, n.5, Abril, 1924. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/128242 Acesso em: 19 mai. 2020.
FERREIRA, J. S; SANTOS, I. B. Apropriações do Método Intuitivo de Pestalozzi em Propostas Para o Ensino de Saberes Elementares Matemáticos em Revistas Pedagógicas (1890-1940). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. v.11, n.1, p. 13-26, 2018. Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4908/4135 Acesso em: 16 jul. 2020.
GONÇALVES, G. N. A trajetória profissional e as ações de Oscar Thompson sobre a Instrução Pública em São Paulo (1889 - 1920). 2012. 121 F. (Mestrado em Educação:
História, Política, Sociedade) Universidade Católica de São Paulo, 2012.
MASCARO, C. C. Revista Atualidades Pedagógicas. São Paulo, Ano V, n. 30, Nov/Dez, 1954. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133596 Acesso em: 16 jul. 2020.
NERY, A. C. B.. EMBATES NO CAMPO EDUCACIONAL: A SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (1922-1931). Revista da Sociedade de Educação, São Paulo, 2001. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt02_06.pdf Acesso em: 16 jul.2020.
SANGIORGI, O. Matemática e Estatística. 15ª Edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1963. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135028 Acesso em: 16 jul. 2020.
PINTO, N. B; FELISBERTO, L. G. S; BERTICELLI, D. D. Métodos, processos e finalidades da Aritmética na Escola Primária e as vagas pedagógicas. In: OLIVEIRA, Maria Cristina
Araujo de; PINTO, Neuza Bertoni; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.) A Aritmética, a Geometria e o Desenho: A Matemática no Primeiro Ano Escolar. São Paulo: Editora
Livraria da Física, 2020. p. 57-58.
SOUZA, A. F. de. DISCURSOS SOBRE PROBLEMAS ARITMÉTICOS (SÃO PAULO, 1890-1930). Revista Educação da Matemática em Foco, v. 7, n. 1, 2017. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/3903 Acesso em: 16 jul. 2020.
STÁVALE, J. Elementos de Matemática. 37ª Edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1953. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/134704 Acesso em: 16 jul. 2020.
STÁVALE, J. Primeiro Ano de Matemática. 17ª Edição. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1941. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135739 Acesso em: 16 jul. 2020.
STÁVALE, J. et al. Revista Atualidades Pedagógicas. São Paulo, Volume 1, n.1, Jan/Fev, 1950. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133578 Acesso em: 16 jul. 2020.
STÁVALE, J. Revista Atualidades Pedagógicas. São Paulo, Ano. V, n.27, Mai./Jun, 1954. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133573 Acesso em: 16 jul. 2020.
THOMPSON, O. et al. A ESCHOLA PUBLICA. São Paulo, Volume I, n.10, Maio, 1894. Disponível em: https://repositor io.ufsc.br/handle/123456789/133612 Acesso em: 16 jul. 2020.
VALENTE, W. R. et al. A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO ENSINO: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto Temático FAPEPS. Processo 2017/15751-2. São Paulo, 2017. Disponível em: https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/98879/a-matematica-na-formacao-de-professores-e-no-ensinoprocessos-e-dinamicas-de-producao-de-um-saber-p/ Acesso: 16 jul. 2020.
Descargas
Publicado
2021-06-07
Métricas
Visualizações do artigo: 181 PDF (Português (Brasil)) downloads: 88
Cómo citar
ALVES, L. I. ENSINO DE FRAÇÕES: ANTES OU DEPOIS DOS DECIMAIS? Um estudo a partir de revistas pedagógicas. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 81–96, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/12. Acesso em: 23 nov. 2024.