Centro de memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro entre poeiras, documentos e histórias

Auteurs

Mots-clés :

História da educação matemática, Instituto de Educação do Rio de Janeiro, Cultura escolar

Résumé

O objetivo deste artigo é tecer a importância dos documentos que compõe o Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CM-ISERJ), para as produções na área de estudo da História da educação matemática, a partir da vivência no período da graduação, especificamente, na Iniciação Científica, com financiamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Das buscas ao acesso dos documentos voltados à formação de professores de matemática, inventário e
digitalizações de determinadas fontes, o CM-ISERJ apresenta-se como um dos espaços históricos do Rio de Janeiro, com relevância para os preenchimentos de lacunas da História da educação matemática do Brasil e do próprio estado, juntamente, um cenário de produção de saberes docentes. Dito isso, o artigo norteia-se pela questão: Quais são as contribuições do CM-ISERJ, para as produções no campo da Hem? Em síntese, concluímos que o CM-ISERJ tem-se apresentado um importante “lugar de memória” (NORA, 1963) e de estudo em História da educação matemática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Educação Científica e Tecnológicada Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista
Capes Proex. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - Maracanã). R.
Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n- Trindade, Florianópolis – SC. CEP: 88040-900
 

Denise Medina A. França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Drª. em Educação(USP).Professora adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino-DEAE, área
educação matemática- UERJ-Maracanã – Rio de Janeiro, Brasil.Av. São Francisco Xavier 524- 12º andar sala
12002. Maracanã- Rio de Janeiro. CEP: 20550900.  

Références

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

DOMINGUES, Jonathan Machado; FRANÇA, Denise Medina de Almeida. Didática Especial da Matemática: em busca dos saberes da profissão docente. Revista de História da Educação Matemática, v. 6, p. 170-184, 2020. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/321. Acesso em 14 set. 2020.

DOMINGUES, Jonathan Machado. A obra de Jairo Bezerra: Em busca dos saberes da profissão docente (1958). 2019. 32 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) –

Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

FRANÇA, Denise Medina de Almeida; Castor, Paulo Roberto. A expertise de Afro do Amaral Fontoura nos cursos de formação de professores da Guanabara.VIDYA (Santa Maria. Online), v. 39, p. 381-395, 2019.Disponível em:<https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2860> Acesso em: 07jun.2020.

FRANÇA, Denise Medina de Almeida. Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971). REVISTA COCAR (ONLINE), v. 6, p. 189-

, 2019.Disponível em:<https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2483> Acesso em: 07jun. 2020.

FRANÇA, Denise Medina de Almeida; SILVA, Guilherme. PROFESSORES QUE ENSINAM A ENSINAR MATEMÁTICA. In: XVII Seminário Temático...,Aracajú. Anais

[...]. Aracaju: UFS, 2019.Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/0B6QMqAPY7A8uV1RIUlpKcmxxdW5YY1FvWXFXdVNyak15bWow/view> Acesso em: 07jun. 2020.

FRANÇA, Denise Medina de Almeida; DOMINGUES, Jonathan Machado. Afro Amaral Fontoura: Um expert para a formação de professores? In: XVI Seminário Temático..., 2018, Boa Vista. Anais [...]. Boa Vista: UFRR, 2018. Disponível em: <http://xviseminariotematico.paginas.ufsc.br/files/2018/03/FRANCA_DOMINGUES_T3.pdf

>. Acesso em: 07jun. 2020.

FRANÇA, Denise Medina de Almeida; DOMINGUES, Jonathan Machado.. CURSO DE EXTENSÃO E APERFEIÇOAMENTO (CEA): a matemática moderna no Instituto de

Educação em tempos da Guanabara (1960-1973). In: XVII Seminário Temático...,Aracajú. Anais [...]. Aracaju: UFS, 2019.Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/1WQUx7qAGmPuBPCi9Q1yKPMkZr5asrhKz/view> Acesso em: 07jun. 2020.

NORA, Pierre; AUN KHOURY, Tradução: Yara. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de

História, [S.l.], v. 10, out. 2012. ISSN 2176-2767.Disponível em: Acesso em: 07jun. 2020.

VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC – Revista de Educação Matemática, Ensino e Cultura, v. 1, n. 1, p. 22-50, jul./nov.

Disponível em:<https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/160384/VALENTE%2C%20W%20%20Oito%20temas%20em%20História%20da%20Educação%20Matemática.pdf?sequence=3&isAllowed=y > Acesso em: 07jun. 2020.

Téléchargements

Publiée

2021-06-12

Métricas


Visualizações do artigo: 187     PDF (Português (Brasil)) downloads: 61

Comment citer

MACHADO DOMINGUES, J.; MEDINA A. FRANÇA, D. Centro de memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro entre poeiras, documentos e histórias. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 257–265, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/22. Acesso em: 23 nov. 2024.