Centro de memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro entre poeiras, documentos e histórias
Mots-clés :
História da educação matemática, Instituto de Educação do Rio de Janeiro, Cultura escolarRésumé
O objetivo deste artigo é tecer a importância dos documentos que compõe o Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CM-ISERJ), para as produções na área de estudo da História da educação matemática, a partir da vivência no período da graduação, especificamente, na Iniciação Científica, com financiamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Das buscas ao acesso dos documentos voltados à formação de professores de matemática, inventário e
digitalizações de determinadas fontes, o CM-ISERJ apresenta-se como um dos espaços históricos do Rio de Janeiro, com relevância para os preenchimentos de lacunas da História da educação matemática do Brasil e do próprio estado, juntamente, um cenário de produção de saberes docentes. Dito isso, o artigo norteia-se pela questão: Quais são as contribuições do CM-ISERJ, para as produções no campo da Hem? Em síntese, concluímos que o CM-ISERJ tem-se apresentado um importante “lugar de memória” (NORA, 1963) e de estudo em História da educação matemática.
Téléchargements
Métriques
Références
BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
DOMINGUES, Jonathan Machado; FRANÇA, Denise Medina de Almeida. Didática Especial da Matemática: em busca dos saberes da profissão docente. Revista de História da Educação Matemática, v. 6, p. 170-184, 2020. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/321. Acesso em 14 set. 2020.
DOMINGUES, Jonathan Machado. A obra de Jairo Bezerra: Em busca dos saberes da profissão docente (1958). 2019. 32 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) –
Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
FRANÇA, Denise Medina de Almeida; Castor, Paulo Roberto. A expertise de Afro do Amaral Fontoura nos cursos de formação de professores da Guanabara.VIDYA (Santa Maria. Online), v. 39, p. 381-395, 2019.Disponível em:<https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2860> Acesso em: 07jun.2020.
FRANÇA, Denise Medina de Almeida. Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971). REVISTA COCAR (ONLINE), v. 6, p. 189-
, 2019.Disponível em:<https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2483> Acesso em: 07jun. 2020.
FRANÇA, Denise Medina de Almeida; SILVA, Guilherme. PROFESSORES QUE ENSINAM A ENSINAR MATEMÁTICA. In: XVII Seminário Temático...,Aracajú. Anais
[...]. Aracaju: UFS, 2019.Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/0B6QMqAPY7A8uV1RIUlpKcmxxdW5YY1FvWXFXdVNyak15bWow/view> Acesso em: 07jun. 2020.
FRANÇA, Denise Medina de Almeida; DOMINGUES, Jonathan Machado. Afro Amaral Fontoura: Um expert para a formação de professores? In: XVI Seminário Temático..., 2018, Boa Vista. Anais [...]. Boa Vista: UFRR, 2018. Disponível em: <http://xviseminariotematico.paginas.ufsc.br/files/2018/03/FRANCA_DOMINGUES_T3.pdf
>. Acesso em: 07jun. 2020.
FRANÇA, Denise Medina de Almeida; DOMINGUES, Jonathan Machado.. CURSO DE EXTENSÃO E APERFEIÇOAMENTO (CEA): a matemática moderna no Instituto de
Educação em tempos da Guanabara (1960-1973). In: XVII Seminário Temático...,Aracajú. Anais [...]. Aracaju: UFS, 2019.Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/1WQUx7qAGmPuBPCi9Q1yKPMkZr5asrhKz/view> Acesso em: 07jun. 2020.
NORA, Pierre; AUN KHOURY, Tradução: Yara. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de
História, [S.l.], v. 10, out. 2012. ISSN 2176-2767.Disponível em: Acesso em: 07jun. 2020.
VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC – Revista de Educação Matemática, Ensino e Cultura, v. 1, n. 1, p. 22-50, jul./nov.
Disponível em:<https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/160384/VALENTE%2C%20W%20%20Oito%20temas%20em%20História%20da%20Educação%20Matemática.pdf?sequence=3&isAllowed=y > Acesso em: 07jun. 2020.
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 187 PDF (Português (Brasil)) downloads: 61