Cadernos escolares e os saberes do ensino e da formação de professores
Primeira versão do artigo: PRAZO PRORROGADO até 31 de agosto 2023
Editoras responsáveis:
Profª. Dra. Luciane de Fátima Bertini - UNIFESP
Profª. Dra. Rosilda dos Santos Morais - UNIFESP
Os cadernos escolares são aqui considerados como produtos e produtores da cultura escolar. Tratam-se de documentos com grande potencialidade de serem transformados em fonte para pesquisas que envolvam discussões sobre as escolas e sobre a formação de professores, de hoje ou do passado. A partir dos cadernos é possível observar movimentos de permanências e mudanças por meio de análises sobre tarefas escolares, tempos escolares, e saberes resultantes das relações estabelecidas nos espaços de ensino e de formação de professores. Este número temático intenta reunir estudos que busquem oferecer reflexões sobre os cadernos escolares como fonte de pesquisa, bem como análises sobre o ensino de matemática e/ou sobre a formação de professores que ensinam matemática.