REVISITANDO A PROVA DOS NOVE: VESTÍGIOS DE SUA ORIGEM, ASCENSÃO E DECLÍNIO
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.81Palavras-chave:
História da educação matemática, Verificação de operações aritméticas, Noves-foraResumo
Este artigo insere-se no campo da história da educação matemática e busca percorrer marcas de um conteúdo que por muito tempo foi ensinado com destaque nas escolas primárias: a prova dos nove. Hoje não mais pertencente aos programas escolares. Sendo assim, apresenta-se textualmente o esboço de uma linha do tempo, levantando indícios de sua origem, ascensão e queda. Chama-se atenção para a diferença entre “prova dos nove” e “noves-fora” e detalha-se a regra prática da prova dos nove para as quatro operações aritméticas fundamentais. Destaca-se o prestígio dessa prova na escola e fora dela. Faz-se uma análise de sua inconsistência quando aplicada para verificar a correção de uma operação aritmética. Por fim, revisa-se a abordagem da prova dos nove a partir da sistematização dos artigos de Lacava (2016); Lacava e Costa (2016); e Zuin (2019), sobrestados, respectivamente, as obras de José M. Lacerda “Arithmetica da Infancia” (1890); Cezar Pinheiro “Arithmetica Primaria” (1902); e Carlos Góes “Exames de Admissão” (1930). Depreende-se dessa revisita que a prova dos nove está alinhada nas três obras com as quatro operações fundamentais da aritmética, servindo-lhes como verificação de seus resultados a despeito de sua inconsistência.
Downloads
Métricas
Referências
B. BOYER, Carl. História da Matemática. Uta C. Merzbach. Trad.: Helena Castro. São Paulo: Ed. Blucher, 2012, 504p.
BEZERRA, S. Como me tornei professora de matemática: memórias resgatadas através da história da educação matemática. ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), 2013, Curitiba. Anais... Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), 2013.
BUNGE, Mario. Epistemologia: curso de atualização. Tradução de Claudio Navarra – São Paulo: T.A. Queiroz. Editora da Universidade de São Paulo, 1980.
CAJORI, Florian. Uma História da Matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2007, 654p.
ESQUINA, J. C. P. Aritmética: códigos de barras e outras aplicações de congruências. 130f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2013.
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Trad.: Higyno H. Domingues, 2. ed. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 2004, 844p.
GÓES, C. Exames de admissão. Belo Horizonte: Horácio Belfort Sabino, 1930. v.1. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/159283. Acesso 05 de setembro, 2021.
LACAVA, A. G. Arithmetica da Infancia (1890) de José Maria de Lacerda e o conteúdo da prova dos nove. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 5, n. 1, p. 106-117, 2016. ISSN 2358-4750.
LACAVA, A. G.; COSTA, D. A. A prova dos nove e o caso da “Arithmetica Primaria” de Cezar Pinheiro. Revista de Matemática Ensino e Cultura – REVEMAT, Florianópolis (SC), v.11, n. 1, p. 54-73, 2016.
LACERDA, J. M. Arithmetica da infância. 1890. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/100349. Acesso 30 de agosto, 2021.
MIGUEL, A. Percursos Indisciplinares na Atividade de Pesquisa em História (da Educação Matemática): entre jogos discursivos como práticas e práticas como jogos discursivos. Bolema, Rio Claro (SP), v. 23, nº 35A, p. 01-57, abril, 2010.
OLIVEIRA, A.; LUTOSA, L. A prova dos nove. Caderno Dá licença. Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), vol. 1, Ano 1, dez/1998.
PINHEIRO, C. Arithmetica Primaria. 2 ed. Pará: Livraria Moderna, 1902. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/134440. Acesso 05 de setembro, 2021.
RIBEIRO, D. M. A preparação de aulas usando história da Matemática. Revista de Matemática Ensino e Cultura - REVEMAT. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal (RN), ano 9. n. 16, p. 148-163, mai./ago., 2014.
RODRIGUES, F. W. A Prova dos nove. Revista do Professor de Matemática. São Paulo, n. 14, p.17-20, 1989.
TRAJANO, Antonio. Arithmetica Elementar. 68. ed. Rio de Janeiro: Typographia Martins de Araújo & C., s.d.
ZUIN, E. S. L. Revisitando a Prova Real e a Prova dos Noves: um estudo dos “exames de admissão” de Carlos Góes. Revista VIDYA. Santa Maria (RS), v. 39, n. 2, p. 527-544, jul./dez., 2019. ISSN 2176-4603.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 281 PDF downloads: 505