REVISITANDO A PROVA DOS NOVE: VESTÍGIOS DE SUA ORIGEM, ASCENSÃO E DECLÍNIO

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DOI :

10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.81

Mots-clés :

História da educação matemática, Verificação de operações aritméticas, Noves-fora

Résumé

Este artigo insere-se no campo da história da educação matemática e busca percorrer marcas de um conteúdo que por muito tempo foi ensinado com destaque nas escolas primárias: a prova dos nove. Hoje não mais pertencente aos programas escolares. Sendo assim, apresenta-se textualmente o esboço de uma linha do tempo, levantando indícios de sua origem, ascensão e queda. Chama-se atenção para a diferença entre “prova dos nove” e “noves-fora” e detalha-se a regra prática da prova dos nove para as quatro operações aritméticas fundamentais. Destaca-se o prestígio dessa prova na escola e fora dela. Faz-se uma análise de sua inconsistência quando aplicada para verificar a correção de uma operação aritmética. Por fim, revisa-se a abordagem da prova dos nove a partir da sistematização dos artigos de Lacava (2016); Lacava e Costa (2016); e Zuin (2019), sobrestados, respectivamente, as obras de José M. Lacerda “Arithmetica da Infancia” (1890); Cezar Pinheiro “Arithmetica Primaria” (1902); e Carlos Góes “Exames de Admissão” (1930). Depreende-se dessa revisita que a prova dos nove está alinhada nas três obras com as quatro operações fundamentais da aritmética, servindo-lhes como verificação de seus resultados a despeito de sua inconsistência.

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Adalberto Carlos do Nascimento Silva, UFSC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina - PPGECT/UFSC, sob orientação do Prof. Dr. Méricles Thadeu Moretti. Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia - PROFMAT/UNIR (2014), Orientador: Prof. Dr. Marinaldo Felipe da Silva. Especialista em Fundamentos da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (1997). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Regional do Nordeste - URNE (1989), hoje, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Atualmente é Professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia - SEDUC/RO e Matemático/Auditor interno do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Tem experiência na área de Matemática com ênfase em Física Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática aplicada, Modelagem, Educação matemática infantil, Práticas pedagógicas e Novas tecnologias.

Méricles Thadeu Moretti, UFSC

Professor titular em exercício voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC. Oriento, atualmente, seis alunos de doutorado e três de mestrado. Fui professor visitante na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Doutor em Educação Matemática - Universidade de Estrasburgo (1992). Pós-doutor - Universidade de Lisboa. Mestre em Matemática Aplicada - Unicamp. Licenciado em Matemática - UFSC. Na UFSC, entre outras atividades, fui Diretor do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas e Presidente da Comissão de Avaliação Institucional. Editor chefe da REVEMAT (Revista Eletrônica de Educação Matemática). Líder do Grupo de Pesquisa ? GPEEM. Pesquisador do CNPq.

David Antonio da Costa, UFSC

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service dHistoire de lÉducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC. Membro fundador da GHEMAT-BRASIL: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática : 1o. secretário (Mandato 2018-2021). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática e história da matemática.

Références

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2022-11-06

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SILVA, A. C. do N.; MORETTI, M. T.; COSTA, D. A. da . REVISITANDO A PROVA DOS NOVE: VESTÍGIOS DE SUA ORIGEM, ASCENSÃO E DECLÍNIO. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 4, p. 1–17, 2022. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.81. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/81. Acesso em: 18 mai. 2024.

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