MÉTODO DE PROJETOS NA ESCOLA NOVA PAULISTA: UMA MATEMÁTICA DO ENSINO A SERVIÇO DA SOCIEDADE PARA O ENSINO PRIMÁRIO, FINAL DA DÉCADA DE 1920
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.75Palavras-chave:
Método de Projetos, Matemática do ensino, Escola NovaResumo
Este texto trata de resultados preliminares de uma pesquisa de doutoramento no âmbito da História da educação matemática. Para esse trabalho intenta-se ilustrar possíveis caminhos metodológicos para uma matemática do ensino. Nessa direção utiliza de conceitos como o de finalidade escolar (CHERVEL, 1990) e cultura escolar (JULIA, 2001) ao escrever práticas (CHARTIER, 2006). Estas, contribuem para o saber profissional (BORER, 2017) do professor que ensina matemática, na elaboração de uma matemática do ensino (BERTINI; MORAIS; VALENTE, 2021). Buscou-se responder à questão norteadora: qual finalidade para o ensino de matemática pelo Método de Projetos estaria presente em documentos oficiais e em revistas pedagógicas no ensino primário paulista no final da década de 1920? Como resultados preliminares, apresentadas nesse texto, reforça-se que sua finalidade parece ter sido voltada como ferramenta de auxílio para preparar os alunos como comportamento social, ou seja, sinalizamos que a elaboração de uma matemática do ensino parece permear social que parece interferir até na forma em que seus alunos foram avaliados ao final do projeto, que fora a confecção de um álbum único eleito por eles e que estariam registrados todas as vivencias. Tal situação contribuiu para melhorar a convivência entre eles e que isto poderia ser reaplicada na sociedade.
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