HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.61

Palavras-chave:

História Cultural; Matemática escolar; Pesquisa bibliográfica.

Resumo

Este trabalho pretende apresentar contribuições da História das Disciplinas Escolares (HDE) para a quarta perspectiva da história da educação matemática. Em vista disso, define-se a seguinte questão norteadora: Que contribuições a HDE proporciona à história da educação matemática? Para tanto, assumem-se as reflexões de André Chervel acerca da HDE como referencial teórico utilizado para as discussões e desenvolvimento deste trabalho, bem como adota-se a pesquisa bibliográfica como metodologia. Então, o procedimento metodológico é compreendido em quatro fases: identificação, localização, fichamento e análise e interpretação. Dessa maneira, selecionam-se tese e dissertações desenvolvidas à luz da HDE. Observa-se, então, que no trajeto de constituição de um saber escolar, a escola desempenha um papel que vai além de ser edifício. Diante disso, a escola é compreendida como um lugar que não apenas reproduz saberes, mas, sim, como um lugar de criação de saberes; e essa é a contribuição que se sobressai. Portanto, compreender que a escola produz saberes para o ensino ao longo do tempo é a contribuição fundamental da HDE para a história da educação matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Regina Vasques Oruê, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Mestra em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Referências

ALVES, Antônio Maurício Medeiros. Livro didático de matemática: uma abordagem histórica (1943-1995). 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Abordagens Históricas Sobre a História Escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 83-104, jan./abr. 2011.

CHARTIER, Roger. A “nova” História Cultural. In: GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. (org.). Pesquisa em história da educação matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

CHERVEL, André. L'histoire des disciplines scolaires: Réflexions sur un domaine de recherche. Histoire de l'éducation, n. 38, p. 59-119, 1988.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

CHERVEL, André. La culture scolaire: Une approche historique. Histoire de l’éducation. Paris: Belin, 1998.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Trad. Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MENESES, Ricardo Soares de. Uma história da Geometria Escolar no Brasil: de disciplina a conteúdo de ensino. 2007. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

OLIVEIRA FILHO, Francisco de. A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. 2013. 562 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2013.

OLIVEIRA, Leandro de. Aspectos históricos do estudo da aritmética no contexto dos grupos escolares mato-grossenses. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

ORUÊ, Gabriela Regina Vasques. A trajetória escolar da Geometria Analítica no ensino secundário brasileiro: constituição e funcionamento em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942. 2020. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.

PESSANHA, Eurize Caldas; DANIEL, Maria Emília Borges; MENEGAZZO, Maria Adélia. Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 57-69, set./dez. 2004.

PINTO, Neuza Bertoni. História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 125-142, jan./abr. 2014.

SANTOS, Vinicius Machado Pereira dos. Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática. 2014. 270 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

SILVA, Martha Raíssa Iane Santana da. A Matemática na Pedagogia, da FFCL – USP e FNFi (1939-1961). Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2013.

SOUZA JÚNIOR, Marcílio; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 391-408, set./dez. 2005.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké, Campinas, v. 16, n. 30, p. 139-162, jul./dez. 2008.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre história da educação matemática. REMATEC – Revista de Educação Matemática, Ensino e Cultura, Natal, v. 8, n. 12, p. 22-50, jan./jun. 2013.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Diálogos pertinentes da história da educação matemática no Brasil. In: VALENTE, Wagner Rodrigues. (org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

VALENTIM JÚNIOR, Josélio Lopes. A Geometria Analítica como conteúdo do ensino secundário: análise dos livros didáticos utilizados entre a Reforma Capanema e o MMM. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

VILLELA, Lucia Maria Aversa. “GRUEMA”: uma contribuição para a história da educação matemática no Brasil. 2009. 223 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2009.

VIÑAO, Antonio. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação, n. 18, p. 173-215, set./dez. 2008.

Downloads

Publicado

2022-02-10

Métricas


Visualizações do artigo: 853     PDF downloads: 392

Como Citar

ORUÊ, G. R. V. HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 4, p. 1–24, 2022. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.61. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/61. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos