OS CADERNOS ESCOLARES E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.113

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Atividade Orientadora de Ensino, Educação Matemática, Cadernos escolares

Resumo

Neste artigo, objetivamos expor os cadernos escolares como fonte de pesquisa sobre a atividade pedagógica, com o intuito de evidenciar a organização do ensino de matemática nos anos iniciais de escolarização. Mediante uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e fundamentados na Teoria Histórico-Cultural e na Atividade Orientadora de Ensino, expomos cinco investigações, desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização” (GENTEE), que tomaram como objeto de pesquisa o ensino da matemática materializado em cadernos escolares. Para isso, inicialmente abordamos a atividade pedagógica na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, visto que esse conceito foi fundante na análise dos cadernos escolares. Em seguida, discorremos sobre os cadernos como fonte de pesquisa na educação matemática e descrevemos as cinco pesquisas, o método de análise e os resultados. Por fim, são propostas reflexões sobre a necessidade de pensar a organização do ensino de matemática e seu foco na formação do pensamento teórico. Como possibilidade os autores destacam a Atividade Orientadora de Ensino como base teórico-metodológica para organização da atividade pedagógica.

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Biografia do Autor

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora visitante do Programa de de Pós-Graduação em Educação Científica e Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGECID/UFRB) e Professora permanente do Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Professora da Educação Básica na rede pública de ensino do Paraná (1986-1996). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação, da UEM, na área de Prática de Ensino (1994-2019). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP). Atua no ensino, pesquisa e extensão com foco na formação de professores e organização do ensino de matemática. Os subtemas de maior concentração são: Desenvolvimento Humano e Educação Escolar.

Edilson de Araújo dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), vinculada a Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática na Infância (GEPEAMI/USP/CNPq), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Infância (GEPEMATI/UEM/CNPq) e do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/UEM/CNPq). Integrante da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM). Atualmente é Professor no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Merly Palma Ferreira, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Apucarana)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2011), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UEM/2014), mestrado em Educação (UEM/2017) e doutorado em Educação pela mesma instituição (2022). Atualmente é Professora na Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana e Professora (CRES) no Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Apucarana. É vice líder do Grupo de Pesquisa Ensino, Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/CNPq) na Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve pesquisas sobre a Teoria Histórico-Cultural; Teoria da Atividade; Organização do Ensino de Matemática com ênfase em Geometria; Ensino e aprendizagem; Formação de professores. 

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Publicado

2024-04-11

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Como Citar

MORAES, S. P. G. de; SANTOS, E. de A. dos; FERREIRA, M. P. OS CADERNOS ESCOLARES E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ATIVIDADE PEDAGÓGICA. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.113. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/113. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Cadernos escolares e os saberes do ensino e da formação de professores