LIMITES: UMA BREVE PASSAGEM NOS LIVROS BRASILEIROS DO ENSINO SECUNDÁRIO

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.87

Palavras-chave:

Livro didático, Matemática, Limite, Intuição, Formalismo

Resumo

No Brasil, no século XX, o Cálculo Diferencial e Integral (CDI) foi ensinado no curso secundário, em conformidade com as reformas educacionais, a de Francisco Campos e a de Gustavo Capanema ocorridas, respectivamente em 1931 e 1942. O objetivo da pesquisa foi identificar as abordagens metodológicas do conceito de limite em livros didáticos de matemática para o ensino secundário no período de 1940 a 1970. As cinco coleções de livros analisadas foram as dos autores: Thales Carvalho; Algacyr Maeder; Jairo Bezerra; Ary Quintella; Euclides Roxo, Roberto Peixoto, Haroldo Cunha e Cesar Dacorso Neto. O marco inicial foi quando livros específicos com o CDI foram editados para o ensino secundário e o marco final – na década de 1970- foi quando o CDI deixou de ser indicado oficialmente e começou a desaparecer do currículo dessa modalidade de ensino. O método investigativo de cunho qualitativo adotado na pesquisa foi a análise documental. Apoiados em Borel, Poincaré, Klein e Tall, analisamos, nos enunciados de cada livro, as regularidades referentes ao conceito de limite e a sua articulação com conceitos correlatos, culminando na identificação da abordagem metodológica usada pelos autores. As categorias de análise foram: abordagem formal simbólica; abordagem formal mesclada com corpóreo simbólica e abordagem corpóreo simbólica. Concluímos que apenas um dos autores escolheu a abordagem formal simbólica, para tratar dos conceitos de limite de sucessão, limite de variável e limite de função.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Circy Mary Silva da Silva, UFPel

Doutora em Pedagogia (Universidade de Bielefeld). Professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Rua Gomes Carneiro n. 1, Centro, Pelotas (RS) Brasil, cep: 96010-610.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ANTON, Howard; BIVENS, Irl; DAVIS, Stephen. Cálculo [recurso eletrônico]. 10ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.

ARAUJO, Everton Alves. Proposta de ensino do cálculo diferencial e integral no ensino médio via Geogebra. Diss. Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Federal do vale do São Francisco. Juazeiro, 2015.

ÁVILA, G. O ensino de Cálculo no 2º Grau. Revista do Professor de Matemática, Rio de Janeiro, n.18, p.1-9, 1991.

ÁVILA, G. Limites e derivadas no ensino médio. Revista do Professor de Matemática, Rio de Janeiro, 60, p. 30-32, 2006.

BERNARDINO, Camila Libaroni. Números complexos: um estudo histórico sobre sua abordagem na coleção matemática 2º ciclo. Diss. Mestrado em Educação Matemática. UNESP/Rio Claro, 2016.

BEZERRA, Jairo. Curso de Matemática. 10ª ed. São Paulo: Editora Nacional, 196?

BOREL, Émile. L’Adaptation de L’enseignement secondaire aux progrés de la Science. L’enseignement mathématique. 16, 1914, p. 198-210.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: < http://basenacionalco-mum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: mar. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e Saúde Pública. Diário Oficial, 31 jul. 1931, p. 12.405- 12.427.

BRASIL. Ministério da Educação e Saúde. Portaria n. 177, 16 mar.1943.

CAPANEMA, Gustavo. Gabinete do Ministro, 1942. Disponível em https://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=ARQ_GC_F&hf=www.fgv.br&pagfis=13932, acesso em 15 mar. 2022.

CARVALHO, Thales de Faria Mello. Matemática para o terceiro ano colegial. 5 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1955.

CARVALHO, Carlos Augusto Santos. Aspectos relevantes para uma história da evolução do currículo de Matemática na segunda metade do século XX- o caso do Colégio de Aplicação da UFRJ. Diss. Mestrado em Ensino da Matemática, UFRJ, 2012.

CORREIA, Nickson; SANTOS, Viviane. Álgebra e Aritmética em livros didáticos do curso colegial publicados durante a portaria ministerial no 1045 de 1951. HISTEMAT, v. 7, 2021, p. 1-27.

COUTO, Mia. A confissão da Leoa. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, [S. l.], v. 32, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5520. Acesso em: 22 jan. 2023.

DELLABETTA, Ana Cristina; RIBEIRO, Dulcyiene; TOILLIER, Jean Sebastian. A obra de Ary Quintella e as ideias de volume. Encontro Paranaense de Educação Matemática, Anais...Cascável, 2017, p. 1-12.

DOMINGOS, António Manuel Dias. Compreensão de conceitos matemáticos avançados – a matemática no início do superior. Tese. Doutorado em Ciência da Educação. Universidade Nova de Lisboa, 2003.

DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva. Euclides Roxo. Dicionário de Experts. Disponível em https://www.ghemat.com.br/itens/euclides-roxo, acesso em 15 jan. 2022.

FALLAS, Luis Fabian Gutiérrez. A compreensão dos conceitos de limite e continuidade de uma função: um estudo com alunos do 12º ano. Diss. Mestrado em Educação. Universidade de Lisboa, 2016.

KLEIN, Félix. Matemática Elementar de um ponto de vista superior. v. 1, Aritmética. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2009.

KLEIN, Félix. Elementary Mathematics from an advanced standpoint. New York: Dover, 1945.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. São Paulo: Rocco, 1967.

LONGEN, Adilson – Livros didáticos de Algacyr Munhoz Maeder sob um olhar da educação matemática. Tese. Doutorado em Educação. Universidade Federal do Paraná, 2007.

MACHADO, Nílson José. Cálculo Diferencial e Integral na Escola Básica: possível e necessário. São Paulo: USP, 2008.

MAEDER, Algacyr Munhoz. Curso de Matemática – 3º livro – ciclo colegial. 5ª ed. São Paulo:Edições Melhoramentos, 1955.

MOLON, Jaqueline; FIGUEIREDO, Edson. Cálculo no ensino médio: uma abordagem possível e necessária com auxílio do software Geogebra. Ciência e Natura, v. 37, p. 156-178, 2015. DOI: https://doi.org/10.5902/2179460X14523

OLIVEIRA FILHO, Francisco. A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. Tese. Doutorado em Educação Matemática. Universidade Anhanguera, 2013.

ORFÃO, Ronaldo Barros; COSTA, Nielse Meneguelo Lobo; FRANT, Janete Bolite. Ensino do Cálculo Infinitesimal na Educação Básica: reflexões com base prática. Anais... XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Recife, 2011.

OTONE, Maryneusa Cordeiro – História da constituição da matemática do colégio no cotidiano escolar. Tese. Doutorado em Educação Matemática. PUC-SP, 2011.

POINCARÉ, Henri. A ciência e a hipótese. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1986.

POINCARÉ, Henri. Science et Méthode. Paris: Flamarion, 1908.

QUINTELLA, Ary. Matemática para o terceiro ano colegial. 12ª ed. São Editora Nacional, 1965.

RIBEIRO, Denise Franco Capello – Um estudo da contribuição de livros didáticos de Matemática no processo de disciplinarização da matemática escolar do colégio -1943 a 1961. Tese. Doutorado em Educação Matemática. PUC-SP, 20

ROXO, Euclides; CUNHA, Haroldo Lisboa; PEIXOTO, Roberto; DACORSO NETO, César. Matemática 2º Ciclo – 3ª série. 4ª ed. Rio de janeiro: Francisco Alves, 1955.

SILVA, Eliseu do Nascimento. Uma introdução ao estudo das derivadas no ensino médio. Diss. Mestrado Profissional em Matemática, Mossoró, 2016.

SILVA, Carlos Rodrigues; SOUZA, Kelia Rodrigues de Queiroz. Cálculo: uma proposta possível para o ensino médio. Revista Panorâmica On-Line, v. 17, p. 81-89, ago.-dez. 2014.

SILVA, Everaldo Paulo; SCHUBRING, Gert. Cálculo em matemática: um assunto para o ensino em geral ou específico para o ensino técnico. Hist. Educ. v. 20, n. 49, p. 65-80, maio/ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/54093

SOUZA, Jonas Ferreira. Cálculo diferencial: uma proposta de abordagem no ensino médio. Diss. Mestrado profissional em Matemática. Universidade Federal de Sergipe, 2019.

TALL, David. To transition to advanced mathematical thinking: functions, limits, infinity and proff. in Grouws D.A. (ed.) Handbook of Research on MathematicsTeaching and Learning, Macmillan, New York, 495–511, 1992. Disponível em https://homepages.warwick.ac.uk/staff/David.Tall/pdfs/dot1992e-trans-to-amt.pdf

TALL, David. Using technology to support an embodied approach to learning concepts in Mathematics. In: História e Tecnologia no Ensino de Matemática. Luiz M. Carvalho e Luiz C. Guimaraes (Org.). Rio de Janeiro: IME-UERJ, 2002, p. 1-28.

TALL, D. O. How Humans Learn to Think Mathematically: Exploring the three worlds of

mathematics. Cambridge University Press, 2013

TOLSTÓI, LIEV. Guerra e Paz. São Paulo: Principis, 2020.

VERISSIMO, Érico. O tempo e o vento. v. 2. Porto Alegre: Globo, 1967.

Downloads

Publicado

2023-03-13

Métricas


Visualizações do artigo: 397     PDF downloads: 371

Como Citar

SILVA, C. M. S. da. LIMITES: UMA BREVE PASSAGEM NOS LIVROS BRASILEIROS DO ENSINO SECUNDÁRIO . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, p. 1–25, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.87. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/87. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos