LIMITES: UMA BREVE PASSAGEM NOS LIVROS BRASILEIROS DO ENSINO SECUNDÁRIO

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.87

Palabras clave:

Livro didático, Matemática, Limite, Intuição, Formalismo

Resumen

No Brasil, no século XX, o Cálculo Diferencial e Integral (CDI) foi ensinado no curso secundário, em conformidade com as reformas educacionais, a de Francisco Campos e a de Gustavo Capanema ocorridas, respectivamente em 1931 e 1942. O objetivo da pesquisa foi identificar as abordagens metodológicas do conceito de limite em livros didáticos de matemática para o ensino secundário no período de 1940 a 1970. As cinco coleções de livros analisadas foram as dos autores: Thales Carvalho; Algacyr Maeder; Jairo Bezerra; Ary Quintella; Euclides Roxo, Roberto Peixoto, Haroldo Cunha e Cesar Dacorso Neto. O marco inicial foi quando livros específicos com o CDI foram editados para o ensino secundário e o marco final – na década de 1970- foi quando o CDI deixou de ser indicado oficialmente e começou a desaparecer do currículo dessa modalidade de ensino. O método investigativo de cunho qualitativo adotado na pesquisa foi a análise documental. Apoiados em Borel, Poincaré, Klein e Tall, analisamos, nos enunciados de cada livro, as regularidades referentes ao conceito de limite e a sua articulação com conceitos correlatos, culminando na identificação da abordagem metodológica usada pelos autores. As categorias de análise foram: abordagem formal simbólica; abordagem formal mesclada com corpóreo simbólica e abordagem corpóreo simbólica. Concluímos que apenas um dos autores escolheu a abordagem formal simbólica, para tratar dos conceitos de limite de sucessão, limite de variável e limite de função.

 

 

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Biografía del autor/a

Circy Mary Silva da Silva, UFPel

Doutora em Pedagogia (Universidade de Bielefeld). Professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Rua Gomes Carneiro n. 1, Centro, Pelotas (RS) Brasil, cep: 96010-610.

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Publicado

2023-03-13

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Cómo citar

SILVA, C. M. S. da. LIMITES: UMA BREVE PASSAGEM NOS LIVROS BRASILEIROS DO ENSINO SECUNDÁRIO . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, p. 1–25, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.87. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/87. Acesso em: 18 may. 2024.

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Sección

Artigos