Psico-geometria de Maria Montessori
Palavras-chave:
geometria, ensino, aprendizagem, método montessoriano, empirismoResumo
O presente texto apresenta uma análise do livro Psico-geometria: o estudo da geometria baseado na Psicologia Infantil, de Maria Montessori, com vistas a identificar, na apresentação dos saberes geométricos e nas atividades sugeridas, quais pressupostos teóricos e metodológicos sustentam a proposta didática da autora. Nesta investigação, usei a análise documental e os documentos analisados foram os seguintes: a primeira edição do livro, de 1934, escrito em língua espanhola; diferentes traduções da obra e, também, artigos recentes sobre a Geometria de Montessori. A autora adotou uma filosofia empirista e construiu uma proposta de ensino para a geometria a partir da psicologia infantil em que a aprendizagem da criança se dá a partir da periferia (com atividades sensoriais e uso de materiais manipulativos) em direção ao centro (a mente da criança). Atividades como desenhar, usar instrumentos geométricos, manipular o material Montessori, recortar e colar papéis coloridos fariam com que a criança, intuitiva e experimentalmente, adquirisse as noções básicas da geometria euclidiana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Referências
CHARTIER, Roger. A Aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo C. Moraes. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.
CHOPPIN, Alain. História dos livros didáticos e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez., 2004.
CIVES, Giaocomo. Maria Montessori tra scienza, spiritualità e laicità. Studi sulla formazione, 2, p. 119-147, 2014.
KAHN, David. Book Review: Maria Montessori’s Psychogeometry. NamtaBulletin. p. 1-8, mar. 2011.
LOPÉZ, Carolina Gómez. Psicogeometria. RELAdEI. Revista Latinoamericana de Educación Infantil, 4 (2), p. 229-231, jul. 2015.
MONTESSORI, Maria. Psico-geometria –el studio de la Geometría basado en la Psicologia Infantil. Barcelona: Casa Editorial Araluce, 1934.
MONTESSORI, Maria. Pedagogia Científica: a descoberta da criança. Tradução Aury Azélio Brunetti.São Paulo: Flamboyant, 1965.
MONTESSORI, Maria. Psychogeometry. v. 16. Maria Montessori-Pierson Publishing Company: Amsterdan, 2011a.
MONTESSORI, Maria. Psicogeometria. Edizioni Opera Nazionale Montessori: Roma, 2012a.
MONTESSORI, Maria. Psyco Geometrie: l’Etude de la Geometrie fondee sur la Psychologie de l’enfant. Paris: Desclee de Brouwer, 2011b.
MONTESSORI, Maria. Psychogeometrie: das Studium der Geometrie basierend auf der Psychologie des Kindes. Trad. Comentada por Harald Ludwig e Martin Winter. Freiburg, Basel e Wien, Herder, 2012b.
MONTESSORI, Maria. Psico Geometria[ПсихоГеометрия]. Tradução do espanhol por Serguei Safronov. Ekaterineburg: Narodnaia Kniga, 2019.
RIOS, Diogo F.; RODRIGUES, Janine. Para guarder o que quer que se guarde: dos acervos escolares à construção de uma coleção digital E-book. In: Elisabete Burigo [et al.] (org.). Saberes Matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970). São Leopoldo: Oikos, 2020. p. 69-90.
ROBERTS, David. History of Tools and Technologies in MathematicsEducation. In: Alexander Karp e Gert Schubring(Ed.). Handbook on the History of Mathematic Education. New York: Springer, 2014.
SCOPPOLA, Benedeto. Fonti e documenti: lezioni di Maria Montessori. Annali di storia dell’educazione, 18, p. 413-434, 2011.
SCOPPOLA, Benedeto. Maria Montessori e la mente matematica. Education 2.0 Rivista quindicinale. Out.2013 Disponivel em: educationduepuntozero.it/didattica-e-apprendimento/maria-montessori-mente-matematica-4084991032.shtml, Acesso em: 10 jun.
CHOPPIN, Alain. História dos livros didáticos e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez., 2004.
CIVES, Giaocomo. Maria Montessori tra scienza, spiritualità e laicità. Studi sulla formazione, 2, p. 119-147, 2014.
KAHN, David. Book Review: Maria Montessori’s Psychogeometry. NamtaBulletin. p. 1-8, mar. 2011.
LOPÉZ, Carolina Gómez. Psicogeometria. RELAdEI. Revista Latinoamericana de Educación Infantil, 4 (2), p. 229-231, jul. 2015.
MONTESSORI, Maria. Psico-geometria –el studio de la Geometría basado en la Psicologia Infantil. Barcelona: Casa Editorial Araluce, 1934.
MONTESSORI, Maria. Pedagogia Científica: a descoberta da criança. Tradução Aury Azélio Brunetti.São Paulo: Flamboyant, 1965.
MONTESSORI, Maria. Psychogeometry. v. 16. Maria Montessori-Pierson Publishing Company: Amsterdan, 2011a.
MONTESSORI, Maria. Psicogeometria. Edizioni Opera Nazionale Montessori: Roma, 2012a.
MONTESSORI, Maria. Psyco Geometrie: l’Etude de la Geometrie fondee sur la Psychologie de l’enfant. Paris: Desclee de Brouwer, 2011b.
MONTESSORI, Maria. Psychogeometrie: das Studium der Geometrie basierend auf der Psychologie des Kindes. Trad. Comentada por Harald Ludwig e Martin Winter. Freiburg, Basel e Wien, Herder, 2012b.
MONTESSORI, Maria. Psico Geometria[ПсихоГеометрия]. Tradução do espanhol por Serguei Safronov. Ekaterineburg: Narodnaia Kniga, 2019.
RIOS, Diogo F.; RODRIGUES, Janine. Para guarder o que quer que se guarde: dos acervos escolares à construção de uma coleção digital E-book. In: Elisabete Burigo [et al.] (org.). Saberes Matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970). São Leopoldo: Oikos, 2020. p. 69-90.
ROBERTS, David. History of Tools and Technologies in MathematicsEducation. In: Alexander Karp e Gert Schubring(Ed.). Handbook on the History of Mathematic Education. New York: Springer, 2014.
SCOPPOLA, Benedeto. Fonti e documenti: lezioni di Maria Montessori. Annali di storia dell’educazione, 18, p. 413-434, 2011.
SCOPPOLA, Benedeto. Maria Montessori e la mente matematica. Education 2.0 Rivista quindicinale. Out.2013 Disponivel em: educationduepuntozero.it/didattica-e-apprendimento/maria-montessori-mente-matematica-4084991032.shtml, Acesso em: 10 jun.
Downloads
Publicado
2021-06-07
Métricas
Visualizações do artigo: 793 PDF downloads: 512
Como Citar
SILVA DA SILVA, C. M. Psico-geometria de Maria Montessori. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 12–31, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/9. Acesso em: 21 nov. 2024.