Psico-geometria de Maria Montessori

Authors

Keywords:

geometria, ensino, aprendizagem, método montessoriano, empirismo

Abstract

O presente texto apresenta uma análise do livro Psico-geometria: o estudo da geometria baseado na Psicologia Infantil, de Maria Montessori, com vistas a identificar, na apresentação dos saberes geométricos e nas atividades sugeridas, quais pressupostos teóricos e metodológicos sustentam a proposta didática da autora. Nesta investigação, usei a análise documental e os documentos analisados foram os seguintes: a primeira edição do livro, de 1934, escrito em língua espanhola; diferentes traduções da obra e, também, artigos recentes sobre a Geometria de Montessori. A autora adotou uma filosofia empirista e construiu uma proposta de ensino para a geometria a partir da psicologia infantil em que a aprendizagem da criança se dá a partir da periferia (com atividades sensoriais e uso de materiais manipulativos) em direção ao centro (a mente da criança). Atividades como desenhar, usar instrumentos geométricos, manipular o material Montessori, recortar e colar papéis coloridos fariam com que a criança, intuitiva e experimentalmente, adquirisse as noções básicas da geometria euclidiana.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Circe Mary Silva da Silva, Universidade de Bielefeld

Doutora em Pedagogia (Universidade de Bielefeld). Professora do Mestrado em Educação Matemática da UFPEL, Rua Gomes Carneiro, n. 1, Centro, Pelotas (RS), Brasil, cep: 96010-610.

References

CHARTIER, Roger. A Aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo C. Moraes. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.

CHOPPIN, Alain. História dos livros didáticos e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez., 2004.

CIVES, Giaocomo. Maria Montessori tra scienza, spiritualità e laicità. Studi sulla formazione, 2, p. 119-147, 2014.

KAHN, David. Book Review: Maria Montessori’s Psychogeometry. NamtaBulletin. p. 1-8, mar. 2011.

LOPÉZ, Carolina Gómez. Psicogeometria. RELAdEI. Revista Latinoamericana de Educación Infantil, 4 (2), p. 229-231, jul. 2015.

MONTESSORI, Maria. Psico-geometria –el studio de la Geometría basado en la Psicologia Infantil. Barcelona: Casa Editorial Araluce, 1934.

MONTESSORI, Maria. Pedagogia Científica: a descoberta da criança. Tradução Aury Azélio Brunetti.São Paulo: Flamboyant, 1965.

MONTESSORI, Maria. Psychogeometry. v. 16. Maria Montessori-Pierson Publishing Company: Amsterdan, 2011a.

MONTESSORI, Maria. Psicogeometria. Edizioni Opera Nazionale Montessori: Roma, 2012a.

MONTESSORI, Maria. Psyco Geometrie: l’Etude de la Geometrie fondee sur la Psychologie de l’enfant. Paris: Desclee de Brouwer, 2011b.

MONTESSORI, Maria. Psychogeometrie: das Studium der Geometrie basierend auf der Psychologie des Kindes. Trad. Comentada por Harald Ludwig e Martin Winter. Freiburg, Basel e Wien, Herder, 2012b.

MONTESSORI, Maria. Psico Geometria[ПсихоГеометрия]. Tradução do espanhol por Serguei Safronov. Ekaterineburg: Narodnaia Kniga, 2019.

RIOS, Diogo F.; RODRIGUES, Janine. Para guarder o que quer que se guarde: dos acervos escolares à construção de uma coleção digital E-book. In: Elisabete Burigo [et al.] (org.). Saberes Matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970). São Leopoldo: Oikos, 2020. p. 69-90.

ROBERTS, David. History of Tools and Technologies in MathematicsEducation. In: Alexander Karp e Gert Schubring(Ed.). Handbook on the History of Mathematic Education. New York: Springer, 2014.

SCOPPOLA, Benedeto. Fonti e documenti: lezioni di Maria Montessori. Annali di storia dell’educazione, 18, p. 413-434, 2011.

SCOPPOLA, Benedeto. Maria Montessori e la mente matematica. Education 2.0 Rivista quindicinale. Out.2013 Disponivel em: educationduepuntozero.it/didattica-e-apprendimento/maria-montessori-mente-matematica-4084991032.shtml, Acesso em: 10 jun.

Published

2021-06-07

Métricas


Visualizações do artigo: 793     PDF (Português (Brasil)) downloads: 512

How to Cite

SILVA DA SILVA, C. M. Psico-geometria de Maria Montessori. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 12–31, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/9. Acesso em: 21 nov. 2024.