POTENCIALIDADES DE UMA TAREFA PARA PROMOVER O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR NO TÓPICO FRAÇÕES

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.31

Palavras-chave:

Tarefas para a formação, MTSK, Frações

Resumo

O tópico das frações é um daqueles em que a pesquisa mostra que tanto alunos como professores revelam dificuldades, o que indica a necessidade de foco e discussão aprofundada a respeito das especificidades do conhecimento do professor, pois esse conhecimento é o fator que mais impacta nos resultados dos alunos. O desenvolvimento e a melhoria desse conhecimento especializado – que assumimos na perspectiva do Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) – demanda
contextos formativos e discussão de tarefas com essa intencionalidade. Aqui discutimos o que denominamos de “tarefa para a formação” e especificamos a discussão no âmbito da (re)construção do todo – um dos assuntos centrais para o entendimento das frações. A análise e as discussões sobre a tarefa permitiram propiciar um
contexto rico e real para a formação de professores no tópico frações e ampliar o conhecimento matemático requerido aos alunos, envolvendo diferentes compreensões como suporte para a resolução de problemas.

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Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues de Almeida, Universidad Estatal de Campinas

Doutora em Ensino de Ciência e Matemática (UNICAMP). Docente da Faculdade de Educação da PUC
Campinas e Pesquisadora Colaboradora da Faculdade de Educação UNICAMP, Campinas, SP, Brasil. Endereço
para correspondência: Rua Maria Monteiro Merlo, 51 Parque Modelo, Amparo, SP, Brasil. CEP: 13.905-525.  

Miguel Ribeiro, Universidad de Huelva

Doutor em Educação Matemática pela Universidad de Huelva, Espanha (UHU). Docente da Universidade
Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.  

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Publicado

2021-06-12

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Como Citar

RODRIGUES DE ALMEIDA, A. .; RIBEIRO, M. . POTENCIALIDADES DE UMA TAREFA PARA PROMOVER O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR NO TÓPICO FRAÇÕES. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–18, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.31. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/31. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

O saber profissional do professor que ensina matemática-entre presente e passado