CADERNOS ESCOLARES E CATEGORIAS PARA INVESTIGAÇÃO DA MATEMÁTICA ENSINADA

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.144

Palavras-chave:

História da educação matemática, Tarefas Escolares, Disposição Gráfica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir categorias para investigação da matemática ensinada a partir de cadernos escolares. A compreensão do embasamento teórico acerca desse documento que se transforma em fonte por meio das interrogações traz à luz dois conceitos que são propostos como categorias de análise: disposição gráfica e tarefas escolares. Assim, a adoção da disposição gráfica como categoria de análise requer uma observação do modo de apresentação das tarefas escolares registradas nas páginas dos cadernos. Já o uso de tarefas escolares como categoria exige uma verificação de tudo que está registrado no espaço gráfico tridimensional do caderno escolar. Então, evidencia-se a disposição das tarefas escolares e se há uma organização própria para o registro delas, utilização de dispositivos de aprendizagem gráfica e tipos de tarefas escolares registradas. Portanto, as categorias propostas podem corroborar para a escrita dos saberes objetivados nos cadernos escolares, sobretudo, para investigação da matemática ensinada

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Biografia do Autor

Gabriela Regina Vasques Oruê, Universidade Federal de São Paulo

Mestra em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Lino Jardim, 400, apto 62, Vila Bastos, Santo André, São Paulo, Brasil, CEP: 09041-030. E-mail: gabriela.vasques.orue@gmail.com.

Luciane de Fatima Bertini, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora adjunta na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Paim, 276, apto 2202, Bela Vista, São Paulo, SP, Brasil, CEP: 01306-010. E-mail: luciane.bertini@gmail.com.

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Publicado

2024-04-11

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Como Citar

ORUÊ, G. R. V.; BERTINI, L. de F. CADERNOS ESCOLARES E CATEGORIAS PARA INVESTIGAÇÃO DA MATEMÁTICA ENSINADA . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.144. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/144. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Cadernos escolares e os saberes do ensino e da formação de professores