DESDOBRAMENTO DA REFORMA CAPANEMA DE 1942: A INSERÇÃO DAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NA MATEMÁTICA DO CURSO SECUNDÁRIO

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.135

Palavras-chave:

Normativas, Livro Didático, História da educação matemática

Resumo

O objetivo deste estudo é examinar a inclusão das construções geométricas na disciplina Matemática durante a Reforma Curricular Capanema de 1942. Por meio da investigação das diretrizes normativas e da análise de livros didáticos utilizados naquela época, busca-se responder à seguinte indagação: como as construções geométricas foram integradas à disciplina de Matemática no ensino secundário? A análise cotejada da Reforma Capanema com dois livros didáticos revela que o estudo das construções geométricas na referida Reforma foi apresentado nas obras analisadas, refletindo um alinhamento com as normativas estabelecidas. No entanto, em ambos os livros, as construções geométricas são tratadas de maneira isolada em relação aos demais conceitos geométricos abordados, ao final de capítulos, sem menções explícitas ao uso de instrumentos de desenho como régua e compasso e sem que se possa inferir a finalidade das construções no desenvolvimento de uma geometria dedutiva.

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Biografia do Autor

Ederson Sales Pastor, UNESP - Bauru

Mestre em Educação Matemática pelo programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutorando em Educação para Ciências pelo programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil. E-mail: ederson.pastor@unesp.br.

Maria Célia Leme da Silva, UNESP - Bauru

Bacharel e Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Nova de Lisboa (2006), na Université Paris 11 (2015) e na Universidade Federal do ABC (2021). É líder do GEPGE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria Escolar: história e formação de professores. Professora Associada da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Professora do Programa de Pós-graduação para Ciência da UNESP (Bauru) e do Programa de Pós-graduação da UNESP (Rio Claro). Coordenadora de Projetos de Pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES e FAPESP, desde 2010. Membro da Diretoria da SBHMat - Sociedade Brasileira de História da Matemática na gestão de 2015-2019. Sócia da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática e Vice-coordenadora do GT 15 - História da Educação Matemática da SBEM na gestão 2021-2024. Participou da Comissão Nacional de Organização do 2 ao 5 ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. Editora Adjunta da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática e Editora Associada de Seção da Zetetiké. Atuou como Avaliadora do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático. Investiga na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação matemática, formação de professores e ensino de geometria. Atualmente coordena Projeto de Pesquisa financiado pela FAPESP e pelo CNPq - Edital Universal. (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado

2024-09-30

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Como Citar

SALES PASTOR, E.; LEME DA SILVA, M. C. DESDOBRAMENTO DA REFORMA CAPANEMA DE 1942: A INSERÇÃO DAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NA MATEMÁTICA DO CURSO SECUNDÁRIO . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.135. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/135. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos