DESDOBRAMENTO DA REFORMA CAPANEMA DE 1942: A INSERÇÃO DAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NA MATEMÁTICA DO CURSO SECUNDÁRIO
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.135Keywords:
Normativas, Livro Didático, História da educação matemáticaAbstract
O objetivo deste estudo é examinar a inclusão das construções geométricas na disciplina Matemática durante a Reforma Curricular Capanema de 1942. Por meio da investigação das diretrizes normativas e da análise de livros didáticos utilizados naquela época, busca-se responder à seguinte indagação: como as construções geométricas foram integradas à disciplina de Matemática no ensino secundário? A análise cotejada da Reforma Capanema com dois livros didáticos revela que o estudo das construções geométricas na referida Reforma foi apresentado nas obras analisadas, refletindo um alinhamento com as normativas estabelecidas. No entanto, em ambos os livros, as construções geométricas são tratadas de maneira isolada em relação aos demais conceitos geométricos abordados, ao final de capítulos, sem menções explícitas ao uso de instrumentos de desenho como régua e compasso e sem que se possa inferir a finalidade das construções no desenvolvimento de uma geometria dedutiva.
Downloads
Metrics
References
CASTANHA. André Paulo. O uso da legislação educacional como fonte: orientações a partir do marxismo. Revista HISTEDBR, v. 11, 2011, p. 309–331. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639912. Acesso em: 01 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639912
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, v. 2, 1990, p. 177-229. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf. Acesso em: 08 dez. 2023.
DASSIE, Bruno Alves, & CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes. Euclides Roxo: engenheiro, professor, intelectual e educador matemático. Bolema, v. 23, 2010, p. 137-158. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10811. Acesso em: 15 dez. 2023.
LEME DA SILVA, Maria Célia. Histórias do Ensino de Geometria e seus parceiros: desenho, trabalhos manuais e medidas. São Paulo: Livraria da Física, 2021.
LEME DA SILVA, Maria Célia. Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva: circulação e apropriação de uma geometria intuitiva. Perspectivas, v.39, 2021, p. 01-17. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/71133. Acesso em 01 dez.2023. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71133
MARQUES, Alex Sandro. Tempos Pré-Modernos: A matemática escolar nos anos de 1950. PUC-SP, 2005. 161 p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
NASCIMENTO, Roberto Alcarria. A função do desenho na educação. UNESP, 1999. 215 p. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Estadual Paulista, Marília, 1999.
NASCIMENTO, Roberto Alcarria. O Ensino do Desenho na Educação Brasileira: Apogeu e decadência de uma disciplina escolar. UNESP, 1994. 75 p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Estadual Paulista, Marília, 1994.
PASTOR, Ederson Sales; LEME DA SILVA, Maria Célia. O ensino de geometria para o 1º ciclo do curso secundário em tempos pré-modernos. Anais do XV EPEM. Encontro Paulista de Educação Matemática, 2023. Guaratinguetá – SP (no prelo).
QUINTELLA, Ary. Matemática 3º Ano. São Paulo, SP. Companhia Editora Nacional. 1944.
ROXO, Euclides; SOUZA, Júlio Cesar de Melo e; THIRÉ Cecil. Matemática Ginasial – 3ª série. Livraria Francisco Alves. Rio de Janeiro, RJ. 1944.
SANTOS, Anderson Oramisio; SARAMAGO DE OLIVEIRA, Guilherme; ALVES DOS SANTOS, Josely; BORGES, Tatiane Daby de Fatima Faria. Julio Cesar de Mello e Souza (Malba Tahan) e a formação continuada de professores de matemática. Cadernos da Fucamp, v.21, 2022, p. 129-151. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2740. Acesso em: 01 dez de 2023.
THIENGO, E. R. A Matemática de Ary Quintella e Osvaldo Sangiorgi: um estudo comparativo. 2001. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2001.
TRINCHÃO, G. M. C. O desenho como objeto de ensino: História de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas. UNISINOS. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, RS, 2008.
VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). O Nascimento da Matemática do Ginásio. São Paulo: Annablume, 2004.
VALENTE, W. R. No tempo em que normalistas precisavam saber Estatística. Revista Brasileira de História da Matemática, Especial v.1, 2007, p. 357-368. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/308. Acesso em: 21 dez. 2023.
ZUIN, Elenice de Souza Lodron. DA RÉGUA E DO COMPASSO: AS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COMO UM SABER ESCOLAR NO BRASIL. UFMG-MG. 211 p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 104 PDF (Português (Brasil)) downloads: 42