APROPRIAÇÕES DA FILOSOFIA MONTESSORIANA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA LIDAS EM CADERNOS DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES – COLÉGIO MARIA MONTESSORI/MS (1981)

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.123

Palavras-chave:

Apropriação., Ensino de Matemática., Formação de professores.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo principal objetivo foi identificar e analisar que apropriações as fundadoras de uma escola montessoriana teriam realizado acerca da filosofia montessoriana para o ensino de matemática e o que, dessas apropriações, se existido, teria subsidiado a elaboração de conhecimentos profissionais. Como fontes, foram utilizados os arquivos profissionais das fundadoras do Colégio Maria Montessori, localizado em Campo Grande - MS. Dentre os arquivos, constam dois documentos selecionados para a análise: o caderno, intitulado Matemática, da fundadora Eliza Augusta (1981), em que há indícios de contribuições da sua parceira fundadora, Maria Sheila, e a apostila Curso de Preparação de Professores – 1ª Etapa: Metodologia da Matemática (1981), referente a um curso de formação para professores do qual Eliza Augusta participou como aluna. Da análise desses materiais, identificou-se: que as apropriações realizadas pelas fundadoras se constituíram em elementos para a manutenção da filosofia montessoriana entre a comunidade do Colégio, bem como proporcionaram, a elas, experiências docentes para formarem professores. Portanto, a historiografia realizada conta não somente a história desse importante Colégio da capital sul-mato-grossense, mas também evidencia o empreendimento que mulheres professoras firmaram para continuar o legado de Maria Montessori no tempo presente.

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Biografia do Autor

Angela Regina da Silva, UFMS

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Késia Caroline Ramires Neves, Professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação para Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Olinda Pires de Almeida, n. 1790, Vila São Luis, Dourados, MS, Brasil. CEP: 79825-110. E-mail: kesianeves@ufgd.edu.br

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Publicado

2024-04-11

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Como Citar

DA SILVA, A. R.; RAMIRES NEVES, K. C. APROPRIAÇÕES DA FILOSOFIA MONTESSORIANA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA LIDAS EM CADERNOS DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES – COLÉGIO MARIA MONTESSORI/MS (1981) . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.123. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/123. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Cadernos escolares e os saberes do ensino e da formação de professores