APROPRIAÇÕES DA FILOSOFIA MONTESSORIANA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA LIDAS EM CADERNOS DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES – COLÉGIO MARIA MONTESSORI/MS (1981)
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.123Palavras-chave:
Apropriação., Ensino de Matemática., Formação de professores.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo principal objetivo foi identificar e analisar que apropriações as fundadoras de uma escola montessoriana teriam realizado acerca da filosofia montessoriana para o ensino de matemática e o que, dessas apropriações, se existido, teria subsidiado a elaboração de conhecimentos profissionais. Como fontes, foram utilizados os arquivos profissionais das fundadoras do Colégio Maria Montessori, localizado em Campo Grande - MS. Dentre os arquivos, constam dois documentos selecionados para a análise: o caderno, intitulado Matemática, da fundadora Eliza Augusta (1981), em que há indícios de contribuições da sua parceira fundadora, Maria Sheila, e a apostila Curso de Preparação de Professores – 1ª Etapa: Metodologia da Matemática (1981), referente a um curso de formação para professores do qual Eliza Augusta participou como aluna. Da análise desses materiais, identificou-se: que as apropriações realizadas pelas fundadoras se constituíram em elementos para a manutenção da filosofia montessoriana entre a comunidade do Colégio, bem como proporcionaram, a elas, experiências docentes para formarem professores. Portanto, a historiografia realizada conta não somente a história desse importante Colégio da capital sul-mato-grossense, mas também evidencia o empreendimento que mulheres professoras firmaram para continuar o legado de Maria Montessori no tempo presente.
Downloads
Métricas
Referências
BURKE, Peter. O que é história do conhecimento. São Paulo: Editora Unesp, 2016.
CERTEAU, Michel de. A operação historiográfica. In: A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982, p.56-104.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.
DOMENICO, Ettiéne Cordeiro Guérios de. Metodologia de Ensino para a Iniciação Matemática Fundamentada na Pedagogia Montessoriana. 1988. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/74062/D%20-%20D%20-%20ETTIENE%20CORDEIRO%20GUERIOS%20DE%20DOMENICO.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, 2001.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; GONDRA, José Gonçalves. Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007.
MONTESSORI, Maria. A criança. 3.ed. Rio de Janeiro, RJ: Portugália, s.d.
MONTESSORI, Maria. A educação e a paz. Campinas, SP: Editora Papirus, 2004.
MONTESSORI JR., Mario. Educação para o desenvolvimento humano: para entender Montessori. Editora Obrape, 1990.
MONTESSORI, Maria. Educação para um novo mundo. Editora Comenius, 2014.
MONTESSORI, Maria. Da infância à adolescência. Editora ZTG. 2004.
MONTESSORI, Maria. Mente absorvente. Rio de Janeiro: Portugália. s.d.
MONTESSORI, Maria. O que você precisa saber sobre seu filho. Rio de Janeiro: Portugália. s.d.
MONTESSORI, Maria. Para educar o potencial humano. Campinas, SP: Papirus, 2003.
MONTESSORI, Maria. Pedagogia científica: a descoberta da criança. Tradução: Aury Azélio Brunetti. São Paulo: Editora Flamboyant, 1965. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196416.
MONTESSORI, Maria. Psicoaritmética. Barcelona: Araluce, 1934a. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191604.
MONTESSORI, Maria. Psico Geometria: el estúdio de la geometria basado em la psicologia infantil. Barcelona: Casa Editorial Araluce, 1934b. Disponível em: //repositorio.ufsc.br/handle/123456789/159258.
PERRY, Celma Pinho; FEDOROWICZ, Meg. O currículo do mundo: apresentando o universo às crianças pequenas. Tradução Gabriel Roy. Rio de Janeiro, Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro: 2006. [Original: Cosmic Approach, a Montessori Curriculum 0 – 6 years old. Meca-Seton].
REZENDE, Alan Marcos Silva. Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930). Tese (Doutorado em Educação e Saúde). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021. Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227665.
SANTOS, Evelaine Cruz dos. Formação de professores no contexto das propostas pedagógicas de Rudolf Steiner (Pedagogia Waldorf), Maria Montessori e da experiência da escola da ponte. 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/132194.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História e cultura em educação matemática: a produção da matemática do ensino. REMATEC, v. 15, n. 36, p. 164-174, 2020. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/88. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p164-174.id307
VALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, v. 20, n. 3, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189543. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3906
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 216 PDF downloads: 67 PDF IN ENGLISH downloads: 26