APROPRIAÇÕES DA FILOSOFIA MONTESSORIANA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA LIDAS EM CADERNOS DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES – COLÉGIO MARIA MONTESSORI/MS (1981)

Auteurs

DOI :

10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.123

Mots-clés :

Apropriação., Ensino de Matemática., Formação de professores.

Résumé

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo principal objetivo foi identificar e analisar que apropriações as fundadoras de uma escola montessoriana teriam realizado acerca da filosofia montessoriana para o ensino de matemática e o que, dessas apropriações, se existido, teria subsidiado a elaboração de conhecimentos profissionais. Como fontes, foram utilizados os arquivos profissionais das fundadoras do Colégio Maria Montessori, localizado em Campo Grande - MS. Dentre os arquivos, constam dois documentos selecionados para a análise: o caderno, intitulado Matemática, da fundadora Eliza Augusta (1981), em que há indícios de contribuições da sua parceira fundadora, Maria Sheila, e a apostila Curso de Preparação de Professores – 1ª Etapa: Metodologia da Matemática (1981), referente a um curso de formação para professores do qual Eliza Augusta participou como aluna. Da análise desses materiais, identificou-se: que as apropriações realizadas pelas fundadoras se constituíram em elementos para a manutenção da filosofia montessoriana entre a comunidade do Colégio, bem como proporcionaram, a elas, experiências docentes para formarem professores. Portanto, a historiografia realizada conta não somente a história desse importante Colégio da capital sul-mato-grossense, mas também evidencia o empreendimento que mulheres professoras firmaram para continuar o legado de Maria Montessori no tempo presente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Angela Regina da Silva, UFMS

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Késia Caroline Ramires Neves, Professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação para Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Olinda Pires de Almeida, n. 1790, Vila São Luis, Dourados, MS, Brasil. CEP: 79825-110. E-mail: kesianeves@ufgd.edu.br

Références

BURKE, Peter. O que é história do conhecimento. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

CERTEAU, Michel de. A operação historiográfica. In: A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982, p.56-104.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.

DOMENICO, Ettiéne Cordeiro Guérios de. Metodologia de Ensino para a Iniciação Matemática Fundamentada na Pedagogia Montessoriana. 1988. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/74062/D%20-%20D%20-%20ETTIENE%20CORDEIRO%20GUERIOS%20DE%20DOMENICO.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, 2001.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; GONDRA, José Gonçalves. Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007.

MONTESSORI, Maria. A criança. 3.ed. Rio de Janeiro, RJ: Portugália, s.d.

MONTESSORI, Maria. A educação e a paz. Campinas, SP: Editora Papirus, 2004.

MONTESSORI JR., Mario. Educação para o desenvolvimento humano: para entender Montessori. Editora Obrape, 1990.

MONTESSORI, Maria. Educação para um novo mundo. Editora Comenius, 2014.

MONTESSORI, Maria. Da infância à adolescência. Editora ZTG. 2004.

MONTESSORI, Maria. Mente absorvente. Rio de Janeiro: Portugália. s.d.

MONTESSORI, Maria. O que você precisa saber sobre seu filho. Rio de Janeiro: Portugália. s.d.

MONTESSORI, Maria. Para educar o potencial humano. Campinas, SP: Papirus, 2003.

MONTESSORI, Maria. Pedagogia científica: a descoberta da criança. Tradução: Aury Azélio Brunetti. São Paulo: Editora Flamboyant, 1965. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196416.

MONTESSORI, Maria. Psicoaritmética. Barcelona: Araluce, 1934a. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191604.

MONTESSORI, Maria. Psico Geometria: el estúdio de la geometria basado em la psicologia infantil. Barcelona: Casa Editorial Araluce, 1934b. Disponível em: //repositorio.ufsc.br/handle/123456789/159258.

PERRY, Celma Pinho; FEDOROWICZ, Meg. O currículo do mundo: apresentando o universo às crianças pequenas. Tradução Gabriel Roy. Rio de Janeiro, Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro: 2006. [Original: Cosmic Approach, a Montessori Curriculum 0 – 6 years old. Meca-Seton].

REZENDE, Alan Marcos Silva. Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930). Tese (Doutorado em Educação e Saúde). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021. Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227665.

SANTOS, Evelaine Cruz dos. Formação de professores no contexto das propostas pedagógicas de Rudolf Steiner (Pedagogia Waldorf), Maria Montessori e da experiência da escola da ponte. 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/132194.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História e cultura em educação matemática: a produção da matemática do ensino. REMATEC, v. 15, n. 36, p. 164-174, 2020. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/88. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p164-174.id307

VALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, v. 20, n. 3, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189543. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3906

Publiée

2024-04-11

Métricas


Visualizações do artigo: 148     PDF (Português (Brasil)) downloads: 29 PDF IN ENGLISH (Português (Brasil)) downloads: 11

Comment citer

DA SILVA, A. R.; RAMIRES NEVES, K. C. APROPRIAÇÕES DA FILOSOFIA MONTESSORIANA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA LIDAS EM CADERNOS DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES – COLÉGIO MARIA MONTESSORI/MS (1981) . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.123. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/123. Acesso em: 18 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Cadernos escolares e os saberes do ensino e da formação de professores