A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO: uma análise na perspectiva da educação matemática crítica
Palavras-chave:
Livro Didático, Matemática Financeira, Educação Matemática CríticaResumo
Este artigo resulta de estudos do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GPHEM), da UNESPAR, campus Paranaguá, gerando um trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática. O estudo teve por objetivo a verificação da presença da matemática financeira na educação matemática crítica em livros didáticos de matemática utilizados nos sextos anos, da educação básica, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Inicialmente, fez-se uma pesquisa dos livros didáticos de matemática do 6º ano utilizados em uma escola do Ensino Fundamental, do Município de Antonina, Litoral do Paraná da rede pública de ensino, optando pelo mais utilizado no 6º ano do Ensino Fundamental: Praticando Matemática (Andrini e Vasconcelos , 2015). Na sequência, tendo por base as Leis da Educação, Diretrizes Curriculares, Plano de Trabalho Docente, Projeto Político Pedagógico da escola em questão e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, buscou-se indicativos de quais conteúdos de Matemática Financeira e/ou Educação Financeira, pelas leis, devem ser trabalhados e qual deveria ser a abordagem destes nos livros didáticos. Para finalizar, fez-se uma proposta de atividades para trabalhar o tema em questão. Como aporte teórico foram utilizadas as ideias de Choppin (2002 e 2004) e
Chartier (1990) no que se referem ao livro didático, e de Skovsmose (2000, 2001, 2007) no que se referem a Educação Matemática Crítica, entre outros professores e historiadores da área.
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Referências
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