O LIVRO DIDÁTICO “ELEMENTOS DE ARITMÉTICA – CURSO PRIMÁRIO” DE ISIDORO DUMONT: UM OBJETO CULTURAL ANALISADO SOB A ÓTICA DO SISTEMA MÉTRICO DECIMAL

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.99

Palavras-chave:

Livro Didático, História Cultural, Cultura Escolar, Congregação Marista

Resumo

Este artigo aborda a obra "Elementos de Aritmética – Curso Primário (ou elementar)" de Isidoro Dumont, publicada em 1937. O objetivo do estudo é analisar essa obra didática, com ênfase no tópico do sistema métrico decimal, e compreender como ela contribuiu para o ensino da Aritmética nas três primeiras décadas do século XX. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa que envolve a análise da edição de 1937, publicada pela Livraria Francisco Alves. Observa-se que a escolha desse livro didático é relevante, pois ele faz parte da tradição editorial da Congregação Marista, que teve um papel importante no ensino católico no Brasil. Os resultados da pesquisa revelam a permanência de elementos do ensino de aritmética em meio a reforma educacional que reestruturava a abordagem da matemática em termos da fusão de seus diferentes ramos. O entendimento de tal fato é possível tendo em vista que o livro didático é objeto cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Relicler Pardim Gouveia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ - UFJ

Doutor em Ciências: Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos - UNIFESP. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGEduMat - INMA/UFMS. Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT). Desenvolve trabalhos com ênfase na área de História da Educação Matemática.

Referências

BARRONE, J. Livros didáticos de matemática da editora FTD no cenário brasileiro: as primeiras décadas do século XX. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

BLOCH, M. Apologia da História: ou o ofício de Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. 159 p. Tradução: André Telles.

BURKE, P. Testemunha ocular: História e imagem. Bauru: EDUSC, 2004.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004. Quadrimestral. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf. Acesso em: 04 mar. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300012

DUMONT, I. Elementos de Aritmética: curso primário. São Paulo: Francisco Alves, 1937.

LARROYO, F. História geral da pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1974. Tomos I e II.

PARDIM GOUVEIA, R. Mètre, Litre, Gramme... Grandezas e Unidades de Medidas na Cultura Matemática Escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.

PRATA, M. A. Mestres, Santos e Pecadores: educação, religião e ideologia na Primeira República brasileira. São Carlos: RiMa, 2002.

RIBOULET, L. História da Pedagogia. São Paulo: Francisco Alves, 1951.

SCHELBAUER, A. R. O método intuitivo e lições de coisas no Brasil do século XIX. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Vol. II – Século XIX, 2005. p. 132-149.

ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Pesos e Medidas no Livro "Elementos de Aritmética" (1945) do Irmão Isidoro Dumont. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 2011, Vitória - ES. Anais... Vitória - ES: SBHE, 2011. p. 1-15. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe6/anais_vi_cbhe/conteudo/res/trab_1380.htm. Acesso em: 15 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2023-07-08

Métricas


Visualizações do artigo: 162     PDF downloads: 121

Como Citar

PARDIM GOUVEIA, R. O LIVRO DIDÁTICO “ELEMENTOS DE ARITMÉTICA – CURSO PRIMÁRIO” DE ISIDORO DUMONT: UM OBJETO CULTURAL ANALISADO SOB A ÓTICA DO SISTEMA MÉTRICO DECIMAL . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, p. 1–13, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.99. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/99. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos