O LIVRO DIDÁTICO “ELEMENTOS DE ARITMÉTICA – CURSO PRIMÁRIO” DE ISIDORO DUMONT: UM OBJETO CULTURAL ANALISADO SOB A ÓTICA DO SISTEMA MÉTRICO DECIMAL
DOI :
10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.99Mots-clés :
Livro Didático, História Cultural, Cultura Escolar, Congregação MaristaRésumé
Este artigo aborda a obra "Elementos de Aritmética – Curso Primário (ou elementar)" de Isidoro Dumont, publicada em 1937. O objetivo do estudo é analisar essa obra didática, com ênfase no tópico do sistema métrico decimal, e compreender como ela contribuiu para o ensino da Aritmética nas três primeiras décadas do século XX. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa que envolve a análise da edição de 1937, publicada pela Livraria Francisco Alves. Observa-se que a escolha desse livro didático é relevante, pois ele faz parte da tradição editorial da Congregação Marista, que teve um papel importante no ensino católico no Brasil. Os resultados da pesquisa revelam a permanência de elementos do ensino de aritmética em meio a reforma educacional que reestruturava a abordagem da matemática em termos da fusão de seus diferentes ramos. O entendimento de tal fato é possível tendo em vista que o livro didático é objeto cultural.
Téléchargements
Métriques
Références
BARRONE, J. Livros didáticos de matemática da editora FTD no cenário brasileiro: as primeiras décadas do século XX. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
BLOCH, M. Apologia da História: ou o ofício de Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. 159 p. Tradução: André Telles.
BURKE, P. Testemunha ocular: História e imagem. Bauru: EDUSC, 2004.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004. Quadrimestral. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf. Acesso em: 04 mar. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300012
DUMONT, I. Elementos de Aritmética: curso primário. São Paulo: Francisco Alves, 1937.
LARROYO, F. História geral da pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1974. Tomos I e II.
PARDIM GOUVEIA, R. Mètre, Litre, Gramme... Grandezas e Unidades de Medidas na Cultura Matemática Escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.
PRATA, M. A. Mestres, Santos e Pecadores: educação, religião e ideologia na Primeira República brasileira. São Carlos: RiMa, 2002.
RIBOULET, L. História da Pedagogia. São Paulo: Francisco Alves, 1951.
SCHELBAUER, A. R. O método intuitivo e lições de coisas no Brasil do século XIX. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Vol. II – Século XIX, 2005. p. 132-149.
ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Pesos e Medidas no Livro "Elementos de Aritmética" (1945) do Irmão Isidoro Dumont. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 2011, Vitória - ES. Anais... Vitória - ES: SBHE, 2011. p. 1-15. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe6/anais_vi_cbhe/conteudo/res/trab_1380.htm. Acesso em: 15 jan. 2019.
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 162 PDF (Português (Brasil)) downloads: 121