Ensino atualizado da matemática e o guia do professor abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos

Autores

Palavras-chave:

Livro didático, Teoria dos conjuntos, Movimento da Matemática Moderna na Bahia

Resumo

Neste artigo analisamos, em uma perspectiva histórica, a abordagem da teoria dos conjuntos no livro didático Ensino atualizado da Matemática da 5ª série e as orientações metodológicas apresentadas no Guia do Professor. A coleção Ensino atualizado da Matemática, bem como o seu Guia, foram produzidos por professores membros de grupo de estudos da Bahia, liderado por Martha Dantas e Omar Catunda. A partir da análise, fazendo uso de um referencial teórico-metodológico de uma história cultural (CHARTIER, 1988; 1994) e de uma história da educação, em especial, sobre livros didáticos (BITTENCOURT, 2004; CHOPPIN, 2004) e sobre saberes profissionais (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017; VALENTE, 2018), consideramos que os autores visavam a interação dos alunos durante a apresentação dos conteúdos em sala de aula. Nesse sentido, os autores da coleção, ao expor o estudo da teoria dos conjuntos, partiam de exemplos do cotidiano sempre buscando chegar ao formalismo matemático, enfim, a uma generalização matemática. Em específico, essa formalização seguia uma apropriação dos preceitos estruturalistas defendidos pelo Grupo Bourbaki.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alice Mascarenhas Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Endereço para correspondência: Rua Claudino Pereira, nº 167, Areal - CEP: 44600-000, Ipirá, Bahia, Brasil.  

Eliene Barbosa Lima, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora adjunta vinculada ao Departamento de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Transnordestina, s/n – Novo Horizonte - CEP: 44036-900, Feira de Santana, Bahia, Brasil.  

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Em foco: história, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, [n.p], set./dez. 2004.

BOURBAKI, Nicholas. The architecture of matethematics. In: The American Mathematical Monthly, vol.57, n.4, apr., 1950, p.221- 232. Disponível em: http://links.jstor.org/sici?sici=0002-9890%28195004%2957%3A4%3C221%3ATAOM%3E2.0.CO%3B2-S. Acesso em: 05 out. 2007.

BRAGA, Ciro. O processo inicial de disciplinarização de função na matemática do ensino secundário brasileiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo-SP, 2003. Disponível em: http://www.pucsp.br/ghemat/downloads/dissertacao_ciro_braga.pdf. Acesso em: 10 dez. 2008.

BRASIL. Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html. Acesso em: 25 jun. 2014.

BRASIL. Decreto nº 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei orgânica do ensino secundário. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 9 abr. 2018.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 10 jul. 2017.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 10 jul. 2017.

CATUNDA, Omar et al. Ensino atualizado da Matemática: 5ª série, 1º grau. 3. ed. rev. SãoPaulo: EDART, 1974a.

CATUNDA, Omar et al. Ensino atualizado da Matemática: 5ª à 8ª série, 1º grau. 1ed. Guia do professor. São Paulo, EDART, 1974b.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1988.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVII. Brasília: Ed. UnB, 1994.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf. Acesso em: 16 fev. 2011.

DIAS, André Luis Mattedi. Engenheiros, Mulheres, Matemáticos: interesses e disputas na profissionalização da matemática na Bahia (1896 – 1968). 2002. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

FREIRE, Inês Angélica Andrade. Ensino de Matemática: iniciativas inovadoras no Centro de Ensino de Ciências da Bahia (1965-1969). 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2009.

GOMES, Larissa Pinca Sarro. Entre a exposição e a descoberta: a coleção matemática e as práticas escolares relacionadas à sua utilização no instituto nossa senhora da piedade. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas- SP, 2014.

GOMES, Larissa Pinca Sarro. Entre a exposição e a descoberta: contribuições de Martha Dantas para o ensino de Matemática nas escolas. Ciência & Educação, Bauru –SP, v. 22, n. 3, p. 741-755, 2016.

GUIMARÃES, Henrique Manuel. Por uma Matemática nova nas escolas secundárias: perspectivas e orientações curriculares da matemática moderna. In: MATTOS, José Manuel; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. São Paulo: GHEMAT, 2007.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

LANDO, Janice Cassia. Práticas, inovações, experimentações e competências pedagógicas das professoras de matemática no Colégio de Aplicação da Universidade da Bahia (1949-1976). 2012. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências), Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2012.

LIMA, Eliene Barbosa et al. A institucionalização da matemática moderna nos currículos escolares ou a hegemonia da cultura matemática científica nas escolas. In: JORNADAS LATINOAMERICANAS DE ESTUDIOS SOCIALES DE LA CIENCIA Y TECNOLOGIA, 8., 2010, Buenos Aires. Anais [...]. [ S.I.: s.n], 2010, 1CD ROM.

LIMA, Eliene Barbosa. Matemática e matemáticos na Universidade de São Paulo: italianos, brasileiros e bourbakistas (1934-1958). 2012. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2012.

LIMA, Eliene Barbosa. Omar Catunda: venturas e desventuras de um passador cultural. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 48, p. 445-465, maio/ago. 2016.

LIMA, Eliene Barbosa. Omar Catunda: alguns discursos publicados em jornais sobre os exames e provas dos alunos da Bahia. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO: PROVAS E EXAMES E A ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 16., 2018, Boa Vista, RR. Anais [...].[ S.I.: s.n.], 2018, p. 1-12.

LIMA, Eliene Barbosa; LANDO, Janice Cássia; FREIRE, Inês Angélica Andrade. A Coleção didática Ensino atualizado da Matemática: o guia do professor. In: CONGRESSO
IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 7, 2013. Actas [...], Montevidéu,Uruguai, 2013.

OLIVEIRA, Alice Mascarenhas. SILVA, Thalia de Jesus da. Os números naturais no livro Ensino atualizado da Matemática da 5ª série do primeiro grau. In: SEMANA DE
MATEMÁTICA, 18., 2018. Feira de Santana. [Trabalho apresentado].

OLIVEIRA, Jhoyne Rios de Menezes. O primeiro movimento modernizador do ensino de matemática no secundário: influências no instituto de educação Gastão Guimarães de Feira de Santana na década de 1950. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana-BA, 2010.

SANGIORGI, Osvaldo. Matemática 5: volume correspondente à 1ª série do antigo ginasial. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973.

SCHUBRING, Gert. O Primeiro Movimento Internacional de Reforma Curricular em Matemática e o Papel da Alemanha: um estudo de caso na Transmissão de Conceitos.

ZETETIKÉ. Campinas: CEMPEM – FE/UNICAMP, v. 7, n. 11, p. 29-50, jan./jun. 1999.

SANTOS, José Cassiano Teixeira. A álgebra nas coleções de livros didáticos matemática moderna e matemática, produzidas na Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-Bahia, 2017.

SOARES, Flávia dos Santos. Movimento da matemática moderna no Brasil: avanço ou retrocesso? 2001. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2001.

SOARES, Flávia; DASSIE, Bruno Alves; ROCHA, José Lourenço da. Ensino de Matemática no século XX – da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna. Revista Horizontes, Bragança Paulista, v. 22, n. 1, p. 7-15, jan./jun. 2004.

STÁVALE, Jacomo. Primeiro ano de matemática: destinado para o primeiro ano dos cursos ginasiais seriados e dos cursos fundamentais das Escolas Normais. 17. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1941. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135739. Acesso em: 23 mar. 2018.

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de
Educação, n. 14, p.61-88, maio/jun./jul./ago. 2000.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Controvérsias sobre Educação Matemática no Brasil: Malba
Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 120, p. 151-167, nov.
2003.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Euclides Roxo e a história da educação matemática no Brasil.

UNIÓN: Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 1, p. 89-94, 2005.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, Canoas-RS, v.20 n.3 p.377-385 maio/jun. 2018.

Downloads

Publicado

2021-06-12

Métricas


Visualizações do artigo: 180     PDF downloads: 142

Como Citar

OLIVEIRA, A. M.; BARBOSA LIMA, E. Ensino atualizado da matemática e o guia do professor abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 221–241, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/20. Acesso em: 21 nov. 2024.