Ensino atualizado da matemática e o guia do professor abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos
Mots-clés :
Livro didático, Teoria dos conjuntos, Movimento da Matemática Moderna na BahiaRésumé
Neste artigo analisamos, em uma perspectiva histórica, a abordagem da teoria dos conjuntos no livro didático Ensino atualizado da Matemática da 5ª série e as orientações metodológicas apresentadas no Guia do Professor. A coleção Ensino atualizado da Matemática, bem como o seu Guia, foram produzidos por professores membros de grupo de estudos da Bahia, liderado por Martha Dantas e Omar Catunda. A partir da análise, fazendo uso de um referencial teórico-metodológico de uma história cultural (CHARTIER, 1988; 1994) e de uma história da educação, em especial, sobre livros didáticos (BITTENCOURT, 2004; CHOPPIN, 2004) e sobre saberes profissionais (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017; VALENTE, 2018), consideramos que os autores visavam a interação dos alunos durante a apresentação dos conteúdos em sala de aula. Nesse sentido, os autores da coleção, ao expor o estudo da teoria dos conjuntos, partiam de exemplos do cotidiano sempre buscando chegar ao formalismo matemático, enfim, a uma generalização matemática. Em específico, essa formalização seguia uma apropriação dos preceitos estruturalistas defendidos pelo Grupo Bourbaki.
Téléchargements
Métriques
Références
BOURBAKI, Nicholas. The architecture of matethematics. In: The American Mathematical Monthly, vol.57, n.4, apr., 1950, p.221- 232. Disponível em: http://links.jstor.org/sici?sici=0002-9890%28195004%2957%3A4%3C221%3ATAOM%3E2.0.CO%3B2-S. Acesso em: 05 out. 2007.
BRAGA, Ciro. O processo inicial de disciplinarização de função na matemática do ensino secundário brasileiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo-SP, 2003. Disponível em: http://www.pucsp.br/ghemat/downloads/dissertacao_ciro_braga.pdf. Acesso em: 10 dez. 2008.
BRASIL. Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html. Acesso em: 25 jun. 2014.
BRASIL. Decreto nº 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei orgânica do ensino secundário. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 9 abr. 2018.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 10 jul. 2017.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 10 jul. 2017.
CATUNDA, Omar et al. Ensino atualizado da Matemática: 5ª série, 1º grau. 3. ed. rev. SãoPaulo: EDART, 1974a.
CATUNDA, Omar et al. Ensino atualizado da Matemática: 5ª à 8ª série, 1º grau. 1ed. Guia do professor. São Paulo, EDART, 1974b.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1988.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVII. Brasília: Ed. UnB, 1994.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf. Acesso em: 16 fev. 2011.
DIAS, André Luis Mattedi. Engenheiros, Mulheres, Matemáticos: interesses e disputas na profissionalização da matemática na Bahia (1896 – 1968). 2002. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
FREIRE, Inês Angélica Andrade. Ensino de Matemática: iniciativas inovadoras no Centro de Ensino de Ciências da Bahia (1965-1969). 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2009.
GOMES, Larissa Pinca Sarro. Entre a exposição e a descoberta: a coleção matemática e as práticas escolares relacionadas à sua utilização no instituto nossa senhora da piedade. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas- SP, 2014.
GOMES, Larissa Pinca Sarro. Entre a exposição e a descoberta: contribuições de Martha Dantas para o ensino de Matemática nas escolas. Ciência & Educação, Bauru –SP, v. 22, n. 3, p. 741-755, 2016.
GUIMARÃES, Henrique Manuel. Por uma Matemática nova nas escolas secundárias: perspectivas e orientações curriculares da matemática moderna. In: MATTOS, José Manuel; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. São Paulo: GHEMAT, 2007.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.
LANDO, Janice Cassia. Práticas, inovações, experimentações e competências pedagógicas das professoras de matemática no Colégio de Aplicação da Universidade da Bahia (1949-1976). 2012. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências), Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2012.
LIMA, Eliene Barbosa et al. A institucionalização da matemática moderna nos currículos escolares ou a hegemonia da cultura matemática científica nas escolas. In: JORNADAS LATINOAMERICANAS DE ESTUDIOS SOCIALES DE LA CIENCIA Y TECNOLOGIA, 8., 2010, Buenos Aires. Anais [...]. [ S.I.: s.n], 2010, 1CD ROM.
LIMA, Eliene Barbosa. Matemática e matemáticos na Universidade de São Paulo: italianos, brasileiros e bourbakistas (1934-1958). 2012. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2012.
LIMA, Eliene Barbosa. Omar Catunda: venturas e desventuras de um passador cultural. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 48, p. 445-465, maio/ago. 2016.
LIMA, Eliene Barbosa. Omar Catunda: alguns discursos publicados em jornais sobre os exames e provas dos alunos da Bahia. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO: PROVAS E EXAMES E A ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 16., 2018, Boa Vista, RR. Anais [...].[ S.I.: s.n.], 2018, p. 1-12.
LIMA, Eliene Barbosa; LANDO, Janice Cássia; FREIRE, Inês Angélica Andrade. A Coleção didática Ensino atualizado da Matemática: o guia do professor. In: CONGRESSO
IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 7, 2013. Actas [...], Montevidéu,Uruguai, 2013.
OLIVEIRA, Alice Mascarenhas. SILVA, Thalia de Jesus da. Os números naturais no livro Ensino atualizado da Matemática da 5ª série do primeiro grau. In: SEMANA DE
MATEMÁTICA, 18., 2018. Feira de Santana. [Trabalho apresentado].
OLIVEIRA, Jhoyne Rios de Menezes. O primeiro movimento modernizador do ensino de matemática no secundário: influências no instituto de educação Gastão Guimarães de Feira de Santana na década de 1950. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana-BA, 2010.
SANGIORGI, Osvaldo. Matemática 5: volume correspondente à 1ª série do antigo ginasial. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973.
SCHUBRING, Gert. O Primeiro Movimento Internacional de Reforma Curricular em Matemática e o Papel da Alemanha: um estudo de caso na Transmissão de Conceitos.
ZETETIKÉ. Campinas: CEMPEM – FE/UNICAMP, v. 7, n. 11, p. 29-50, jan./jun. 1999.
SANTOS, José Cassiano Teixeira. A álgebra nas coleções de livros didáticos matemática moderna e matemática, produzidas na Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-Bahia, 2017.
SOARES, Flávia dos Santos. Movimento da matemática moderna no Brasil: avanço ou retrocesso? 2001. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2001.
SOARES, Flávia; DASSIE, Bruno Alves; ROCHA, José Lourenço da. Ensino de Matemática no século XX – da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna. Revista Horizontes, Bragança Paulista, v. 22, n. 1, p. 7-15, jan./jun. 2004.
STÁVALE, Jacomo. Primeiro ano de matemática: destinado para o primeiro ano dos cursos ginasiais seriados e dos cursos fundamentais das Escolas Normais. 17. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1941. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135739. Acesso em: 23 mar. 2018.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de
Educação, n. 14, p.61-88, maio/jun./jul./ago. 2000.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Controvérsias sobre Educação Matemática no Brasil: Malba
Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 120, p. 151-167, nov.
2003.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Euclides Roxo e a história da educação matemática no Brasil.
UNIÓN: Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 1, p. 89-94, 2005.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, Canoas-RS, v.20 n.3 p.377-385 maio/jun. 2018.
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 180 PDF (Português (Brasil)) downloads: 142