EXERCÍCIOS NO LIVRO E NO CADERNO A COMPLEMENTARIEDADE NECESSÁRIA À TEORIA

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.101

Palavras-chave:

caderno escolares, livro de exercícios, derivadas, ensino secundário, cultura escolar

Resumo

O presente texto tem como objetivo identificar e analisar, no livro Exercícios de Álgebra, Trigonometria e Aritmética para o 6º ano dos liceus de Palma Fernandes – livro este destinado ao ensino secundário[1] de matemática em Portugal – as tarefas resolvidas e propostas sobre o conceito de derivada comparando-as com as tarefas que constam no caderno de um aluno da década de 1950. Para tal, procedemos à identificação de quais tipos de tarefas sobre funções derivadas no ensino da matemática eram usualmente prescritas aos alunos dos cursos secundários em Portugal no período de 1944 a 1970. A cultura escolar, objetivada nos registros dos livros e cadernos escolares, resulta das práticas escolares e ganha visibilidade por meio desses registros. O corpus documental da pesquisa é integrado por Livros de Exercícios da autoria de José Palma Fernandes e um caderno escolar. A análise evidenciou que: os exercícios do livro e do caderno eram predominantes e estavam de acordo com o programa vigente à época. Os registros das atividades práticas – exercícios – no caderno, eram idênticos aos mesmos propostos no livro de Palma Fernandes de 1955, o que comprova o uso efetivo daquele livro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Circe Mary Silva da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutorado em Pedagogia pela Faculdade de Matemática da Universität Bielefeld (UB, Alemanha). Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Brasil. Rua Gomes carneiro, 01, Pelotas (RS), Brasil, 96010-610. E-mail: cmdynnikov@gmail.com.

Mária Cristina Almeida, pela Universidade Nova de Lisboa (UNL).

Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Portugal. Rua Duarte Pacheco Pereira, 27B, 2830 – 192 Barreiro, Portugal. E-mail: malmeida@fcsh.unl.pt

Referências

BENITO, Agustín Escolano. La cultura material de la escuela y la educación patrimonial. Educatio Siglo XXI, (28), 2, p. 43-64, 2010.

BENITO, Augustin Escolano. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: Alínea, 2017.

BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem: EDUSC: Florianópolis, p. 14, 2004.

CANAVARRO, Ana Paula. Fios de memória. Liber amicorum para Fernanda Henriques. Ribeirão: Edições Humus, 2018.

DOMINGOS, António. Normas sociomatemáticas nas aulas do ensino superior, 2005. Disponível em http://hdl.handle.net/10362/5268. Acesso em: 3 jul. 2023.

FERNANDES, António Nascimento Palma. Elementos de Geometria para os 4º, 5º e 6º anos dos Liceus. 1ª ed. Braga. Livraria Cruz, 1944.

FERNANDES, António Nascimento Palma. Elementos de Geometria para os 1º, 2º e 3º anos dos Liceus. 5ª ed. Braga: Livraria Cruz, 1949.

FERNANDES, António Nascimento Palma. Exercícios de álgebra, trigonometria e arithmetica racional para o 6º ano dos liceus. 8ª ed. Depositários. Lisboa: Livraria Didáctica; Braga: Livraria Cruz, 1955.

MARTINEZ-VALCÁRCEL, Nicolás. El uso del libro de texto de Historia de España en bachillerato: entre el aula y la casa. Revista História da Educação, 20 (50), p. 69-73, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3216/321646882007.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/62453

MATOS, José Manuel; RODRIGUES, Alexandra Sofia. A matemática na aula, um estudo histórico iconográfico. Revista de História da Educação, v. 24, p. 1-39, 2020.

OTTE, Michael: BARROS, Luiz Gonzaga. About complementary. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática 10 (1), p. 2-7, 2017. Disponivel em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/4847. Acesso em: 5 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n1p2-7

PASQUALE, Rosana. Marginalia en los manuales contextualizados de FLE. Un peritexto evocador. In: Perduca, F. (Comps.). Actas de las IV Jornadas Internacionales sobre formación e investigación en lenguas y traducción “Lenguas en el cruce de fronteras: políficas, prácticas y saberes. Buenos Aires: IES en Lenguas Vivas “Juan R. Fernández”, p. 353-58, 2018.

PAULO, José Silva. António do Nascimento Palma Fernandes. Resenha do livro Exercícios de Aritmética racional, álgebra e métodos geométricos. Gazeta de Matemática, ano v, n. 20, p. 31, 1944.

PONTE, João Pedro. O ensino da matemática em Portugal: uma prioridade educativa? In: O ensino da matemática – situação e perspectivas. actas/org. Conselho Nacional de Educação. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2003.

SILVA, José Sebastião. Guia para a utilização do compêndio de Matemática (2º vol.) Lisboa. Edição GEP, 1975.

VAZ, Francisco António. O ensino dos jesuítas na Universidade de Évora: o uso didático de azulejos no Colégio do Espírito Santo. Revista História da Educação (Online), v. 24, p. 1-26, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/93431/pdf. Acesso em: 20 jun 1823. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/93431

VIDAL, Diana Gonçalves. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 1, p. 25-41, 2009.

Downloads

Publicado

2024-04-11

Métricas


Visualizações do artigo: 20     PDF downloads: 22

Como Citar

SILVA, C. M. S. da; ALMEIDA, M. C. EXERCÍCIOS NO LIVRO E NO CADERNO A COMPLEMENTARIEDADE NECESSÁRIA À TEORIA. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.101. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/101. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Cadernos escolares e os saberes do ensino e da formação de professores