A FUNÇÃO DERIVADA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO SECUNDÁRIO
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.126Palavras-chave:
Cálculo Diferencial, História dos livros didáticos, EnsinoResumo
O objetivo da presente pesquisa foi responder à pergunta: como o conceito de derivada foi abordado pelos autores Thales Carvalho; Euclides Roxo, Roberto Peixoto, Haroldo Cunha e Cesar Dacorso Neto; Algacyr Maeder; Manoel Bezerra e Ary Quintella nos livros de matemática escritos especialmente para o ensino colegial, no período de 1940 a 1970, no Brasil? David Tall formulou a teoria dos três mundos da matemática. Tomamos como referência a teoria deste autor. Escolhemos três categorias para análise dos dados: 1) abordagem formal simbólica; 2) abordagem formal, mesclada com corpóreo-simbólica e 3) abordagem corpóreo simbólico. Quase todos os autores seguiram uma abordagem formalizada, sendo que a única apresentação diferente foi aquela do autor Carvalho, que enquadra-se numa abordagem formal mesclada com corpóreo-simbólica.
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