EXERCÍCIOS NO LIVRO E NO CADERNO A COMPLEMENTARIEDADE NECESSÁRIA À TEORIA
DOI :
10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.101Mots-clés :
caderno escolares, livro de exercícios, derivadas, ensino secundário, cultura escolarRésumé
O presente texto tem como objetivo identificar e analisar, no livro Exercícios de Álgebra, Trigonometria e Aritmética para o 6º ano dos liceus de Palma Fernandes – livro este destinado ao ensino secundário[1] de matemática em Portugal – as tarefas resolvidas e propostas sobre o conceito de derivada comparando-as com as tarefas que constam no caderno de um aluno da década de 1950. Para tal, procedemos à identificação de quais tipos de tarefas sobre funções derivadas no ensino da matemática eram usualmente prescritas aos alunos dos cursos secundários em Portugal no período de 1944 a 1970. A cultura escolar, objetivada nos registros dos livros e cadernos escolares, resulta das práticas escolares e ganha visibilidade por meio desses registros. O corpus documental da pesquisa é integrado por Livros de Exercícios da autoria de José Palma Fernandes e um caderno escolar. A análise evidenciou que: os exercícios do livro e do caderno eram predominantes e estavam de acordo com o programa vigente à época. Os registros das atividades práticas – exercícios – no caderno, eram idênticos aos mesmos propostos no livro de Palma Fernandes de 1955, o que comprova o uso efetivo daquele livro.
Téléchargements
Métriques
Références
BENITO, Agustín Escolano. La cultura material de la escuela y la educación patrimonial. Educatio Siglo XXI, (28), 2, p. 43-64, 2010.
BENITO, Augustin Escolano. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: Alínea, 2017.
BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem: EDUSC: Florianópolis, p. 14, 2004.
CANAVARRO, Ana Paula. Fios de memória. Liber amicorum para Fernanda Henriques. Ribeirão: Edições Humus, 2018.
DOMINGOS, António. Normas sociomatemáticas nas aulas do ensino superior, 2005. Disponível em http://hdl.handle.net/10362/5268. Acesso em: 3 jul. 2023.
FERNANDES, António Nascimento Palma. Elementos de Geometria para os 4º, 5º e 6º anos dos Liceus. 1ª ed. Braga. Livraria Cruz, 1944.
FERNANDES, António Nascimento Palma. Elementos de Geometria para os 1º, 2º e 3º anos dos Liceus. 5ª ed. Braga: Livraria Cruz, 1949.
FERNANDES, António Nascimento Palma. Exercícios de álgebra, trigonometria e arithmetica racional para o 6º ano dos liceus. 8ª ed. Depositários. Lisboa: Livraria Didáctica; Braga: Livraria Cruz, 1955.
MARTINEZ-VALCÁRCEL, Nicolás. El uso del libro de texto de Historia de España en bachillerato: entre el aula y la casa. Revista História da Educação, 20 (50), p. 69-73, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3216/321646882007.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/62453
MATOS, José Manuel; RODRIGUES, Alexandra Sofia. A matemática na aula, um estudo histórico iconográfico. Revista de História da Educação, v. 24, p. 1-39, 2020.
OTTE, Michael: BARROS, Luiz Gonzaga. About complementary. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática 10 (1), p. 2-7, 2017. Disponivel em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/4847. Acesso em: 5 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n1p2-7
PASQUALE, Rosana. Marginalia en los manuales contextualizados de FLE. Un peritexto evocador. In: Perduca, F. (Comps.). Actas de las IV Jornadas Internacionales sobre formación e investigación en lenguas y traducción “Lenguas en el cruce de fronteras: políficas, prácticas y saberes. Buenos Aires: IES en Lenguas Vivas “Juan R. Fernández”, p. 353-58, 2018.
PAULO, José Silva. António do Nascimento Palma Fernandes. Resenha do livro Exercícios de Aritmética racional, álgebra e métodos geométricos. Gazeta de Matemática, ano v, n. 20, p. 31, 1944.
PONTE, João Pedro. O ensino da matemática em Portugal: uma prioridade educativa? In: O ensino da matemática – situação e perspectivas. actas/org. Conselho Nacional de Educação. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2003.
SILVA, José Sebastião. Guia para a utilização do compêndio de Matemática (2º vol.) Lisboa. Edição GEP, 1975.
VAZ, Francisco António. O ensino dos jesuítas na Universidade de Évora: o uso didático de azulejos no Colégio do Espírito Santo. Revista História da Educação (Online), v. 24, p. 1-26, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/93431/pdf. Acesso em: 20 jun 1823. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/93431
VIDAL, Diana Gonçalves. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 1, p. 25-41, 2009.
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 84 PDF (Português (Brasil)) downloads: 96