CADERNOS ESCOLARES E CATEGORIAS PARA INVESTIGAÇÃO DA MATEMÁTICA ENSINADA

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.144

Palabras clave:

História da educação matemática, Tarefas Escolares, Disposição Gráfica

Resumen

Este trabalho tem como objetivo discutir categorias para investigação da matemática ensinada a partir de cadernos escolares. A compreensão do embasamento teórico acerca desse documento que se transforma em fonte por meio das interrogações traz à luz dois conceitos que são propostos como categorias de análise: disposição gráfica e tarefas escolares. Assim, a adoção da disposição gráfica como categoria de análise requer uma observação do modo de apresentação das tarefas escolares registradas nas páginas dos cadernos. Já o uso de tarefas escolares como categoria exige uma verificação de tudo que está registrado no espaço gráfico tridimensional do caderno escolar. Então, evidencia-se a disposição das tarefas escolares e se há uma organização própria para o registro delas, utilização de dispositivos de aprendizagem gráfica e tipos de tarefas escolares registradas. Portanto, as categorias propostas podem corroborar para a escrita dos saberes objetivados nos cadernos escolares, sobretudo, para investigação da matemática ensinada

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Gabriela Regina Vasques Oruê, Universidade Federal de São Paulo

Mestra em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Lino Jardim, 400, apto 62, Vila Bastos, Santo André, São Paulo, Brasil, CEP: 09041-030. E-mail: gabriela.vasques.orue@gmail.com.

Luciane de Fatima Bertini, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora adjunta na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Paim, 276, apto 2202, Bela Vista, São Paulo, SP, Brasil, CEP: 01306-010. E-mail: luciane.bertini@gmail.com.

Citas

BERTINI, L. F. A matemática ensinada na caracterização dos saberes do ensino e da formação de professores. In: IX Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2023, Setúbal, Portugal. Anais… No prelo.

BERTINI, L. F. Problemas de Aritmética: participação na marcha de ensino e na relação com a vida prática (cadernos de alunos franceses – 1890 a 1936). Bolema, v. 33, n. 64, p. 613-634. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a08. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a08

BERTINI, L. F.; VALENTE, W. R. Problemas aritméticos como elementos da matemática do ensino. Cadernos CEDES, v. 41, p. 230-238, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/cc245623

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FERREIRA, J. S. A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951). 2022. 133 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.

GIUSTI, B. L. Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950. 2020. 196 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2020.

GVIRTZ, S.; LARRONDO, M. Os cadernos de classe como fonte primária de pesquisa: alcances e limites teóricos e metodológicos para sua abordagem. In: MIGNOT, A. C. V. (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 35-48.

HÉBRARD, J. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: o espaço gráfico do caderno escolar. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, p. 115-141, 2000.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

LE GOFF, J. História e memória. São Paulo: Editora da UNICAMP, 2013.

MORAIS, R. S.; BERTINI, L. F. B.; VALENTE, W. R. A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Livraria da Física, 2021.

ORUÊ, G. R. V. O primeiro caderno escolar de Hornburg: análise sobre os registros de aulas de matemática. In: XX Seminário Temático Internacional. Anais... 2022.

ORUÊ, G. R. V. Elementos de uma matemática ensinada em cadernos do curso primário complementar. In: VII Congreso Iberoamericano de historia de la educación matemática. Anais... Costa Rica: UNA, 2023.

PERES, E. Cadernos escolares como fonte e objeto da História da Educação. In: RIOS, D. F.; BÚRIGO, E. Z.; FISCHER, M. C. B.; VALENTE, W. R. (org.). Cadernos escolares e a escrita da história da educação matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 17-61.

VALENTE, W. R. Uma história da graduação dos saberes: elementos para análise da matemática do ensino. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática. v. 19, n. 43, 2023, p. 23-33. DOI: https://doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.15271

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F. (org.). A Matemática do Ensino: por uma história do saber profissional, 1870-1960. São Paulo: Pontes Editores, 2023. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/11600/70378. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.34024/9786587312293

VIÑAO, A. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, A. C. V. (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 15-33.

Publicado

2024-04-11

Métricas


Visualizações do artigo: 112     PDF (Português (Brasil)) downloads: 86

Cómo citar

ORUÊ, G. R. V.; BERTINI, L. de F. CADERNOS ESCOLARES E CATEGORIAS PARA INVESTIGAÇÃO DA MATEMÁTICA ENSINADA . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.144. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/144. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Cadernos escolares e os saberes do ensino e da formação de professores