CADERNOS ESCOLARES E CATEGORIAS PARA INVESTIGAÇÃO DA MATEMÁTICA ENSINADA
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.144Palabras clave:
História da educação matemática, Tarefas Escolares, Disposição GráficaResumen
Este trabalho tem como objetivo discutir categorias para investigação da matemática ensinada a partir de cadernos escolares. A compreensão do embasamento teórico acerca desse documento que se transforma em fonte por meio das interrogações traz à luz dois conceitos que são propostos como categorias de análise: disposição gráfica e tarefas escolares. Assim, a adoção da disposição gráfica como categoria de análise requer uma observação do modo de apresentação das tarefas escolares registradas nas páginas dos cadernos. Já o uso de tarefas escolares como categoria exige uma verificação de tudo que está registrado no espaço gráfico tridimensional do caderno escolar. Então, evidencia-se a disposição das tarefas escolares e se há uma organização própria para o registro delas, utilização de dispositivos de aprendizagem gráfica e tipos de tarefas escolares registradas. Portanto, as categorias propostas podem corroborar para a escrita dos saberes objetivados nos cadernos escolares, sobretudo, para investigação da matemática ensinada.
Descargas
Métricas
Citas
BERTINI, L. F. A matemática ensinada na caracterização dos saberes do ensino e da formação de professores. In: IX Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2023, Setúbal, Portugal. Anais… No prelo.
BERTINI, L. F. Problemas de Aritmética: participação na marcha de ensino e na relação com a vida prática (cadernos de alunos franceses – 1890 a 1936). Bolema, v. 33, n. 64, p. 613-634. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a08. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a08
BERTINI, L. F.; VALENTE, W. R. Problemas aritméticos como elementos da matemática do ensino. Cadernos CEDES, v. 41, p. 230-238, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/cc245623
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
FERREIRA, J. S. A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951). 2022. 133 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
GIUSTI, B. L. Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950. 2020. 196 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2020.
GVIRTZ, S.; LARRONDO, M. Os cadernos de classe como fonte primária de pesquisa: alcances e limites teóricos e metodológicos para sua abordagem. In: MIGNOT, A. C. V. (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 35-48.
HÉBRARD, J. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: o espaço gráfico do caderno escolar. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, p. 115-141, 2000.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.
LE GOFF, J. História e memória. São Paulo: Editora da UNICAMP, 2013.
MORAIS, R. S.; BERTINI, L. F. B.; VALENTE, W. R. A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Livraria da Física, 2021.
ORUÊ, G. R. V. O primeiro caderno escolar de Hornburg: análise sobre os registros de aulas de matemática. In: XX Seminário Temático Internacional. Anais... 2022.
ORUÊ, G. R. V. Elementos de uma matemática ensinada em cadernos do curso primário complementar. In: VII Congreso Iberoamericano de historia de la educación matemática. Anais... Costa Rica: UNA, 2023.
PERES, E. Cadernos escolares como fonte e objeto da História da Educação. In: RIOS, D. F.; BÚRIGO, E. Z.; FISCHER, M. C. B.; VALENTE, W. R. (org.). Cadernos escolares e a escrita da história da educação matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 17-61.
VALENTE, W. R. Uma história da graduação dos saberes: elementos para análise da matemática do ensino. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática. v. 19, n. 43, 2023, p. 23-33. DOI: https://doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.15271
VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F. (org.). A Matemática do Ensino: por uma história do saber profissional, 1870-1960. São Paulo: Pontes Editores, 2023. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/11600/70378. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.34024/9786587312293
VIÑAO, A. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, A. C. V. (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 15-33.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 112 PDF (Português (Brasil)) downloads: 86