ENSINO DE MEDIDA DE ÁREA A PARTIR DO CULTIVO DE MANDIOCA: entrelaçando saberes

entrelaçando saberes

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.172

Palavras-chave:

Etnomatemática; Prática docente; Medida de área.

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa que tem como questão de pesquisa “Quais potencialidades são evidenciadas no ensino e aprendizagem de medida de área para alunos(as) do 7º ano do ensino fundamental a partir de práticas do cultivo da mandioca realizadas em um assentamento no município de Santana do Araguaia-PA? O objetivo geral desta investigação foi identificar contribuições para o ensino e aprendizagem de medida de área por meio das práticas realizadas no cultivo de mandioca. Embasados nos pressupostos da Etnomatemática foi realizada uma visita a uma plantação de mandioca pertencente ao pai de um aluno (sujeito deste estudo). Os resultados mostram o potencial de integrar saberes academicamente constituídos à saberes oriundos das vivências dos alunos participantes, uma vez que tais alunos já desenvolvem atividades do cultivo da mandioca junto a seus familiares. Considera-se importante promover ações que valorizem os saberes trazidos pelos alunos, entrelaçando-os ao desenvolvimento de objetos de conhecimentos da Matemática abordados no contexto escolar, e, assim, formar sujeitos participantes da construção de seu próprio conhecimento.

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Biografia do Autor

Laila Luisa Ribeiro Lima, UNIFESSPA

Graduada pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Santana do Araguaia, Pará, Brasil. Professora na EMEF Dozenildo Mendes, Santana do Araguaia, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Thomaz Vita., Quadra 17, Central, Santana do Araguaia, Pará, Brasil, CEP: 68560-000. E-mail: lailaluisa2017@gmail.com

Mateus da Silva Lima, UNIFESSPA

Graduando pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Santana do Araguaia, Pará, Brasil. Professor na EMEF Dozenildo Mendes, Santana do Araguaia, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Thomaz Vita., Quadra 17, Central, Santana do Araguaia, Pará, Brasil, CEP: 68560-000. E-mail: mateus11@unifesspa.edu.br

Madson Sanches Brabo, UFPA

Mestrando em educação matemática pelo Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI\UFPA). Professor na Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA), Gurupá, Pará, Basil. Endereço para correspondência: Av. Afuá, 381, casa, Cidade Nova 2, Breves, Pará, Brasil, CEP: 68800-000. E-mail: madson.brabo@gmail.com.

Renata Lourinho da Silva, Universidade Federal do Sudoeste do Pará

Doutora em educação matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Santana do Araguaia, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Travessa São Joaquim, 1565, Primavera, Cametá, Pará, Brasil, CEP: 68400-000. E-mail: renatasilva@unifesspa.edu.br.

Professora na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA

Professora permanente no PPGDOC\IEMCI\UFPA

Pesquisadora voluntária no GHEMAT\ BRASIL

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Publicado

2024-12-20

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Como Citar

LIMA, L. L. R.; LIMA, M. da S.; BRABO, M. S.; SILVA, R. L. da. ENSINO DE MEDIDA DE ÁREA A PARTIR DO CULTIVO DE MANDIOCA: entrelaçando saberes: entrelaçando saberes. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.172. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/172. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos