ENSINO DE MEDIDA DE ÁREA A PARTIR DO CULTIVO DE MANDIOCA: entrelaçando saberes
entrelaçando saberes
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.172Palabras clave:
Etnomatemática; Prática docente; Medida de área.Resumen
Este artigo trata de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa que tem como questão de pesquisa “Quais potencialidades são evidenciadas no ensino e aprendizagem de medida de área para alunos(as) do 7º ano do ensino fundamental a partir de práticas do cultivo da mandioca realizadas em um assentamento no município de Santana do Araguaia-PA? O objetivo geral desta investigação foi identificar contribuições para o ensino e aprendizagem de medida de área por meio das práticas realizadas no cultivo de mandioca. Embasados nos pressupostos da Etnomatemática foi realizada uma visita a uma plantação de mandioca pertencente ao pai de um aluno (sujeito deste estudo). Os resultados mostram o potencial de integrar saberes academicamente constituídos à saberes oriundos das vivências dos alunos participantes, uma vez que tais alunos já desenvolvem atividades do cultivo da mandioca junto a seus familiares. Considera-se importante promover ações que valorizem os saberes trazidos pelos alunos, entrelaçando-os ao desenvolvimento de objetos de conhecimentos da Matemática abordados no contexto escolar, e, assim, formar sujeitos participantes da construção de seu próprio conhecimento.
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