LIMITES: UMA BREVE PASSAGEM NOS LIVROS BRASILEIROS DO ENSINO SECUNDÁRIO
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.87Palavras-chave:
Livro didático, Matemática, Limite, Intuição, FormalismoResumo
No Brasil, no século XX, o Cálculo Diferencial e Integral (CDI) foi ensinado no curso secundário, em conformidade com as reformas educacionais, a de Francisco Campos e a de Gustavo Capanema ocorridas, respectivamente em 1931 e 1942. O objetivo da pesquisa foi identificar as abordagens metodológicas do conceito de limite em livros didáticos de matemática para o ensino secundário no período de 1940 a 1970. As cinco coleções de livros analisadas foram as dos autores: Thales Carvalho; Algacyr Maeder; Jairo Bezerra; Ary Quintella; Euclides Roxo, Roberto Peixoto, Haroldo Cunha e Cesar Dacorso Neto. O marco inicial foi quando livros específicos com o CDI foram editados para o ensino secundário e o marco final – na década de 1970- foi quando o CDI deixou de ser indicado oficialmente e começou a desaparecer do currículo dessa modalidade de ensino. O método investigativo de cunho qualitativo adotado na pesquisa foi a análise documental. Apoiados em Borel, Poincaré, Klein e Tall, analisamos, nos enunciados de cada livro, as regularidades referentes ao conceito de limite e a sua articulação com conceitos correlatos, culminando na identificação da abordagem metodológica usada pelos autores. As categorias de análise foram: abordagem formal simbólica; abordagem formal mesclada com corpóreo simbólica e abordagem corpóreo simbólica. Concluímos que apenas um dos autores escolheu a abordagem formal simbólica, para tratar dos conceitos de limite de sucessão, limite de variável e limite de função.
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