OS CADERNOS ESCOLARES E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ATIVIDADE PEDAGÓGICA
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.113Keywords:
Teoria Histórico-Cultural, Atividade Orientadora de Ensino, Educação Matemática, Cadernos escolaresAbstract
Neste artigo, objetivamos expor os cadernos escolares como fonte de pesquisa sobre a atividade pedagógica, com o intuito de evidenciar a organização do ensino de matemática nos anos iniciais de escolarização. Mediante uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e fundamentados na Teoria Histórico-Cultural e na Atividade Orientadora de Ensino, expomos cinco investigações, desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização” (GENTEE), que tomaram como objeto de pesquisa o ensino da matemática materializado em cadernos escolares. Para isso, inicialmente abordamos a atividade pedagógica na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, visto que esse conceito foi fundante na análise dos cadernos escolares. Em seguida, discorremos sobre os cadernos como fonte de pesquisa na educação matemática e descrevemos as cinco pesquisas, o método de análise e os resultados. Por fim, são propostas reflexões sobre a necessidade de pensar a organização do ensino de matemática e seu foco na formação do pensamento teórico. Como possibilidade os autores destacam a Atividade Orientadora de Ensino como base teórico-metodológica para organização da atividade pedagógica.
Downloads
Metrics
References
ARAUJO, E. S. Atividade orientadora de ensino: princípios e práticas para organização do ensino de matemática. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(15), 2019. p. 123–146. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.123-146. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.123-146
ASSUMPÇÃO, M. P. Que tipo de pensamento a escola tem desenvolvido nos educandos? Uma análise das tarefas escolares do eixo números e operações. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. 2018.
ASSUMPÇÃO, M. P.; MORAES, S. P. G. Ensino de matemática: análise sobre as tarefas escolares do eixo números e operações. Revista Interinstitucional Artes de Educar. v. 9, p.47 - 66, 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.74440. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.74440
CASCAVEL, Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular para Rede de Ensino – Ensino Fundamental. SEMED, 2008.
FERREIRA, M. P. As bases para a organização do ensino de geometria: uma análise sobre as tarefas escolares. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2017.
FERREIRA, M. P.; MORAES, S. P. M. O ensino de geometria com base no sistema de conceitos geométricos. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, 2022. https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9535 DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9535
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.
KIRCHNER, C. A. S. M. O caderno de alunos e professores como produto da cultura escolar. In: V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2009, Montes Claros. (Re)visitando as Minas e Desvelando os Gerais. Montes Claros: Unimontes, 2009. v. V. p. 1-11.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LOCATELLI, S. C. O ensino de geometria: o que revelam as tarefas escolares? 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2015.
MANDARINO, M. C. F. A escola “desfaz” o gosto pela matemática? In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Recife: PE. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2004. p. 01-14. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/01/2CC43277748715.pdf. Acesso em: jun. 2023.
MORAES, S. P. G de. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem em matemática: contribuições da teoria histórico-cultural. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
MORAES, S. P. G.; MOURA, M. O. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem em matemática: contribuições da teoria histórico-cultural. Bolema: boletim de educação matemática. Rio Claro, SP, v. 22, n. 33, 2009. p. 97-113.
MORAES, S. P. G.; VIGNOTO, J. O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares. Teoria e Prática da Educação, v. 3, p. 115-124, 2013. DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v16i3.25463
MOURA, M. O.; ARAUJO, E. S.; SERRÃO, M. I. Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.24, 2018, p. 411-430. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19817
MOURA, M. O. de et al. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 29. 2010. p. 205-229. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3094
MOURA, M. O. de; SFORNI, M. S. F.; LOPES, A. R. L. V. Objetivação do Ensino e o desenvolvimento do Modo Geral de Aprendizagem da Atividade Pedagógica. In: MOURA, M. O. (org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola. 2017. p. 71-100.
MOURA, M. O. Educação escolar: uma atividade? In: SOUZA, N. M. M. Formação Continuada e as Dimensões do Currículo. Campo Grande: Ed. UFMS. 2013. p. 85-108.
PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetike, Campinas, SP, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646822. Acesso em: 9 jul. 2023.
ROMEIRO, I. O.; MORETTI, V. D. Partes, medidas e frações equivalentes: o movimento do pensamento teórico de professores que ensinam matemática. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 458–483, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv5n2.a2021-61410
ROSA, J. E.; HOBOLD, E. S. F. Sistematização da tabuada em duas proposições de ensino. Linhas Críticas, 24. 2019. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20109 DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20109
SANTOS, E. A. Tarefas escolares e as operações racionais: um estudo sobre a organização do ensino de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. 2020.
VIGNOTO, Juliana. O ensino de matemática no primeiro ano de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Maringá, 2012.
VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar: In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
VIÑAO, A. Tiempos escolares, tiempos sociales: la distribuición del tiempo y del Trabajo en la enseñanza primaria en España (1838-1936). Barcelona: Ariel, 2006.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas, Tomo II, Madrid: Visor, 2001.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 273 PDF (Português (Brasil)) downloads: 83