HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

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DOI :

10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.61

Mots-clés :

História Cultural; Matemática escolar; Pesquisa bibliográfica.

Résumé

Este trabalho pretende apresentar contribuições da História das Disciplinas Escolares (HDE) para a quarta perspectiva da história da educação matemática. Em vista disso, define-se a seguinte questão norteadora: Que contribuições a HDE proporciona à história da educação matemática? Para tanto, assumem-se as reflexões de André Chervel acerca da HDE como referencial teórico utilizado para as discussões e desenvolvimento deste trabalho, bem como adota-se a pesquisa bibliográfica como metodologia. Então, o procedimento metodológico é compreendido em quatro fases: identificação, localização, fichamento e análise e interpretação. Dessa maneira, selecionam-se tese e dissertações desenvolvidas à luz da HDE. Observa-se, então, que no trajeto de constituição de um saber escolar, a escola desempenha um papel que vai além de ser edifício. Diante disso, a escola é compreendida como um lugar que não apenas reproduz saberes, mas, sim, como um lugar de criação de saberes; e essa é a contribuição que se sobressai. Portanto, compreender que a escola produz saberes para o ensino ao longo do tempo é a contribuição fundamental da HDE para a história da educação matemática.

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Gabriela Regina Vasques Oruê, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Mestra em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo, Brasil.

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2022-02-10

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ORUÊ, G. R. V. HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 4, p. 1–24, 2022. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.61. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/61. Acesso em: 18 mai. 2024.

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