HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Auteurs

DOI :

10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.61

Mots-clés :

História Cultural; Matemática escolar; Pesquisa bibliográfica.

Résumé

Este trabalho pretende apresentar contribuições da História das Disciplinas Escolares (HDE) para a quarta perspectiva da história da educação matemática. Em vista disso, define-se a seguinte questão norteadora: Que contribuições a HDE proporciona à história da educação matemática? Para tanto, assumem-se as reflexões de André Chervel acerca da HDE como referencial teórico utilizado para as discussões e desenvolvimento deste trabalho, bem como adota-se a pesquisa bibliográfica como metodologia. Então, o procedimento metodológico é compreendido em quatro fases: identificação, localização, fichamento e análise e interpretação. Dessa maneira, selecionam-se tese e dissertações desenvolvidas à luz da HDE. Observa-se, então, que no trajeto de constituição de um saber escolar, a escola desempenha um papel que vai além de ser edifício. Diante disso, a escola é compreendida como um lugar que não apenas reproduz saberes, mas, sim, como um lugar de criação de saberes; e essa é a contribuição que se sobressai. Portanto, compreender que a escola produz saberes para o ensino ao longo do tempo é a contribuição fundamental da HDE para a história da educação matemática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Gabriela Regina Vasques Oruê, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Mestra em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Références

ALVES, Antônio Maurício Medeiros. Livro didático de matemática: uma abordagem histórica (1943-1995). 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Abordagens Históricas Sobre a História Escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 83-104, jan./abr. 2011.

CHARTIER, Roger. A “nova” História Cultural. In: GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. (org.). Pesquisa em história da educação matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

CHERVEL, André. L'histoire des disciplines scolaires: Réflexions sur un domaine de recherche. Histoire de l'éducation, n. 38, p. 59-119, 1988.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

CHERVEL, André. La culture scolaire: Une approche historique. Histoire de l’éducation. Paris: Belin, 1998.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Trad. Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MENESES, Ricardo Soares de. Uma história da Geometria Escolar no Brasil: de disciplina a conteúdo de ensino. 2007. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

OLIVEIRA FILHO, Francisco de. A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. 2013. 562 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2013.

OLIVEIRA, Leandro de. Aspectos históricos do estudo da aritmética no contexto dos grupos escolares mato-grossenses. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

ORUÊ, Gabriela Regina Vasques. A trajetória escolar da Geometria Analítica no ensino secundário brasileiro: constituição e funcionamento em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942. 2020. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.

PESSANHA, Eurize Caldas; DANIEL, Maria Emília Borges; MENEGAZZO, Maria Adélia. Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 57-69, set./dez. 2004.

PINTO, Neuza Bertoni. História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 125-142, jan./abr. 2014.

SANTOS, Vinicius Machado Pereira dos. Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática. 2014. 270 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

SILVA, Martha Raíssa Iane Santana da. A Matemática na Pedagogia, da FFCL – USP e FNFi (1939-1961). Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2013.

SOUZA JÚNIOR, Marcílio; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 391-408, set./dez. 2005.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké, Campinas, v. 16, n. 30, p. 139-162, jul./dez. 2008.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre história da educação matemática. REMATEC – Revista de Educação Matemática, Ensino e Cultura, Natal, v. 8, n. 12, p. 22-50, jan./jun. 2013.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Diálogos pertinentes da história da educação matemática no Brasil. In: VALENTE, Wagner Rodrigues. (org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

VALENTIM JÚNIOR, Josélio Lopes. A Geometria Analítica como conteúdo do ensino secundário: análise dos livros didáticos utilizados entre a Reforma Capanema e o MMM. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

VILLELA, Lucia Maria Aversa. “GRUEMA”: uma contribuição para a história da educação matemática no Brasil. 2009. 223 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2009.

VIÑAO, Antonio. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação, n. 18, p. 173-215, set./dez. 2008.

Téléchargements

Publiée

2022-02-10

Métricas


Visualizações do artigo: 853     PDF (Português (Brasil)) downloads: 392

Comment citer

ORUÊ, G. R. V. HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 4, p. 1–24, 2022. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.61. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/61. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice