O MÉTODO DE PROJETOS E OS CADERNOS DE NORMALISTAS

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.137

Palavras-chave:

Método de projetos, Escola Normal, Escola Nova, Cadernos escolares, Margarita Comas

Resumo

Sob o viés do Movimento da Escola Nova, o objetivo deste texto é o de discutir a perspectiva de método de projetos defendida por Margarita Comas, bem como, identificar possíveis vestígios deste método em cadernos de normalistas brasileiros. Como caminho teórico-metodológico, buscou-se as propostas de Margarita Comas, que vinham sustentadas por pensadores estadunidenses como Stevenson e Charters, além disso, foi considerado também o que Kilpatrick abordava sobre a temática. Também, foi possível discutir sobre a importância dos cadernos escolares em pesquisas históricas a partir de Vinão, Mignot e Gvirtz e Larrondo. Como resultado, observou-se que a presença destes registros em cadernos escolares permitiu conservar o que foi registrado, de modo que são destacados elementos do ensino de um tempo passado, contribuindo para os estudos históricos, bem como, que o método de projetos, de algum modo, foi apropriado e esteve ao longo do século XX se difundindo pelos locais que o conheceram, seja por Margarita Comas, Kilpatrick ou outros pensadores da educação da época.

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Biografia do Autor

Anieli Joana de Godoi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Professora efetiva de matemática na Secretaria de Educação do estado de Santa Catarina – SED/SC. Endereço para correspondência: Rua Isolmiro João Corrêa, 234, Amizade, Guaramirim - SC, Brasil, CEP: 89270-000. E-mail: anieligodoi@gmail.com.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática – Pontifícia Universidade Católica/SP (PUC/SP). Docente permanente do Programa de Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Douglas Seabra Levier 163 ap 208 Bloco B, Trindade, Florianópolis - SC, Brasil, CEP: 88040-410. E-mail: david.costa@ufsc.br

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Publicado

2024-04-11

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Como Citar

GODOI, A. J. de; COSTA, D. A. da. O MÉTODO DE PROJETOS E OS CADERNOS DE NORMALISTAS. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.137. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/137. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Cadernos escolares e os saberes do ensino e da formação de professores