CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 1927: CONEXÕES COM A LIGUE INTERNACIONALE POUR L’ÉDUCATION NOUVELLE
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.104Palavras-chave:
Movimento Internacional da Escola Nova, New Education Felllowship, TransnacionalidadeResumo
Esta pesquisa é um recorte de uma tese em produção e tem por objetivo investigar, sob a lente teórica da história transnacional, relações entre uma publicação da revista francófona Pour L’Ere Nouvelle (PEN) e o Congresso Nacional de Educação ocorrido em Curitiba no ano de 1927. Para isso, o material empírico se delineia como edições da revista PEN e anais do referido Congresso. Ao realizar as análises, percebe-se que há uma relação entre as ideias circuladas pelas duas fontes analisadas, no sentido de que tanto a LIEN quanto o Brasil se beneficiam com a divulgação, no fim dos trâmites, dos preceitos do Movimento da Escola Nova. Ainda pode-se interpretar esta relação como uma história transnacional, visto que se superou as barreiras geográficas, todavia sem desconsiderar as particularidades nacionais.
Downloads
Métricas
Referências
AZEVEDO, M. L. C. Divertimentos Infantis. In: Anais da I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, PR, 1927.
BEECH, J; RABELO, R, S. O conceito de “transferência educacional” na história da educação comparada: continuidades e rupturas. Revista Brasileira de História da Educação [online]. 2013, vol.13, n.02, pp.45-71. ISSN 2238-0094. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2238-00942013000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 12.out.2020. DOI: https://doi.org/10.4322/rbhe.2013.025
BOHÓRQUEZ-MONTOYA, J. P. Transnacionalismo e historia transnacional del trabajo: hacia uma sínteses teórica. Revista Papel Política Bogotá (Colombia), v. 14, n. 1, 273-301, jan/jun. 2009. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/papel/v14n1/v14n1a11.pdf. Acesso em 25.jun.2021.
BREHONY, K. J. A New Education for a new era: the contribution of the conferences of the New Education Fellowship to the disciplinary field of education 1921-1938, Pedagogica Historica, 2004, p. 733-755. DOI: https://doi.org/10.1080/0030923042000293742
CASTRO, M. H. G. Introdução. In: Anais da I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, PR, 1997.
FERREIRA, S. C. I Conferência Nacional de Educação da Associação Brasileira de Educação (ABE, Curitiba, 1927): revendo significados da sua relação com a origem da Escola Nova no Brasil. Revista Educação em Questão, Natal, v. 26, n. 12, p. 69-92, maio/ago. 2006.
FULAS, T. A. A produção e a circulação transnacional de livros em relevo para a educação de cegos (séculos XVIII-XIX). Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
GOMES, R. Missões Escolares. In: Anais da I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, PR, 1927.
HAENGGELI-JENNI, B. Pour l'ere nouvelle: une revue-carrefour entre science et militance (1922-1940) (Tese de Doutorado). Université de Genève, Genebra, 2011.
LESSA, P. Pela Escola Primária. In: Anais da I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, PR, 1927.
LOWANDE, W. F. F. A história transnacional e a superação da metanarrativa da modernização. Revista da Teoria da História: Universidade Federal de Goiás, n. 2, v. 20, p. 219-245, ago./dez. 2018.
MACIEL, V. B. O que dizem as revistas goianas sobre as finalidades de ensino da aritmética (1937-1949). In: Anais do XII Seminário Temático: A Constituição dos Saberes elementares Matemáticos: O que dizem as revistas pedagógicas?, v. 10, n. 23.2015, Curitiba, PUC.
MIGNOT, A. C; PIRES, R; L. Entre “Verdadeiros Apóstolos”: Uma Educadora Brasileira no Congès Intermactional D’Éducation Nouvelle (Locarno – 1927). Revista FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 28, n. 54, p. 125-138, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p125-138
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. O olhar comparativo: Estevão de Oliveira e os grupos escolares em Minas, no Rio e em São Paulo. Revista Brasileira de História da Educação. Dossiê Viagens de educadores, circulação e produção de modelos pedagógicos , v. 10, n. 22, p. 17 -42, jan./abr. 2010.
MORAES, D. A escola nova. In: Anais da I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, PR, 1927.
MORAIS, R. S; FERNANDES, F. S.; MEDEIROS, R. G. “A I Conferência Nacional de Educação (Curitiba, 1927) como Possibilidade…”: Três Ensaios para Pensar a História da Educação Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/6073. Acesso em: 04.jan.2023 DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n2p178-185
MOREIRA, T. O. R. Escola Nova e Educação Musical: um estudo através de imprensa pedagógica no entre-guerras. 2019. 247 f. Tese (Doutorado) - Curso de Escola de Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
PIRES, R. L. Escritas Itinerantes: a Reforma da Instrução Pública do Distrito Federal na revista Pour l’Ère Nouvelle e no Boletim de Educação Pública (1927 1931). Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021.
SOUZA, P. R. Apresentação, 1997. In: COSTA, M. J. F. F; SHENA, D. R; SCHMIDT, M. A. (org). I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, 1927.
VERA, E. R.; FUCHS, E. Introduction: the transnational in the History of Education. In: FUCHS, E.; VERA, E. R. (Org.). The transnational in the History of Education: concepts and perspectives. Switzerland: Palgrave Macmillan, 2019
VIDAL, D. Cem anos da New Education Fellowship. 2021. . In: RABELO, R. S.; VIDAL, D. G. Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship, 1ed. Belo Horizonte [MG]: Fino Traço, 2021, p. 59 – 88.
VIDAL, D. G.; RABELO, R. S. Movimento internacional da Educação Nova: um problema de pesquisa. In: Vidal, D. G., & Rabelo, R. S. (org.). Movimento internacional da Educação Nova. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 125 PDF downloads: 116