A ETNOMATEMÁTICA NA ESCOLA TUYUKA SOB A ÓTICA DO ARQUIVO PESSOAL DE MAURICE JACQUES BAZIN: EXPERIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.177

Palavras-chave:

Arquivo Pessoal, Etnomatemática, Escola Tuyuka

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar a importância de um arquivo pessoal para o estudo da matemática, mais precisamente da Etnomatemática, e sua utilização na educação indígena do povo Tuyuka do alto rio Negro. Pretendemos a partir do estudo de caso do arquivo pessoal do físico Maurice Jacques Bazin apresentar a trajetória da construção da Escola Tuyuka e as iniciativas do ensino da matemática. A pesquisa caracteriza-se por uma investigação de cunho qualitativo partindo dos documentos existentes no arquivo do titular. Por fim, a análise do arquivo nos apresenta um rico panorama sobre os indígenas Tuyuka, permitindo compreender a importância da Etnomatemática para a preservação de uma cultura e de sua sociedade.

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Biografia do Autor

Vanessa Garcia Coelho, Museu de astronomia e Ciências Afins

Mestre em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia - MAST/MCTIC (2020). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atuou junto a projeto de catalogação de acervos arquivísticos e bibliográficos no Museu de Arte do Rio - MAR. Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2010). Lecionou geografia em colégios públicos e privados, entre 2011 e 2013. Ministrou aulas particulares, entre 2018 e 2020, para alunos de Ensino Fundamental.

Isabel Cristina Borges de Oliveira, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Tem experiência na área de Arquivologia, com ênfase em construção de vocabulário controlado e organização e descrição de arquivo privado pessoal.

Thiago Souza Vilela, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense. Atuou no Ministério Público do Estado do RJ, Centrais Elétricas Brasileiras e na Delegacia da Receita Federal do Brasil. Atua como bolsista do Programa de Capacitação Institucional no Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST/MCTI/CNPq.

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Publicado

2025-06-09

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Como Citar

COELHO, Vanessa Garcia; OLIVEIRA, Isabel Cristina Borges de; VILELA, Thiago Souza. A ETNOMATEMÁTICA NA ESCOLA TUYUKA SOB A ÓTICA DO ARQUIVO PESSOAL DE MAURICE JACQUES BAZIN: EXPERIÊNCIAS. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 7, p. 1–14, 2025. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.177. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/177. Acesso em: 11 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Arquivos para pesquisa em História da educação matemática

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