O CONCEITO DE NÚMERO E A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NO ENSINO PRIMÁRIO PORTUGUÊS
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.29Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Conhecimento profissional docente, Livros de textoResumo
Este artigo analisa como a profissionalização docente para o ensino primário afeta conteúdos de matemática escolar, em especial o conceito de número. Para tal
selecionámos dois livros utilizados na formação inicial de professores do ensino primário. O primeiro é um texto destinado, não só a escolas normais primárias, mas também escolas secundárias e técnicas, publicado pouco antes (1887) da entrada em vigor em 1901 da obrigatoriedade de um diploma docente para ingressar nas escolas primárias. O segundo, publicado em 1903, é destinado exclusivamente às escolas normais e é uma resposta a essa obrigatoriedade determinada em 1901. Centrámos a nossa análise no conceito de número. Assim, mais especificamente, procurámos saber como se manifestou a noção de número e a distinção entre espécies de números, que hoje designamos por conjuntos numéricos, antes e depois de 1901, quando se instituiu a obrigatoriedade de um diploma para o acesso à profissão de professor do ensino primário.
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