O CONCEITO DE NÚMERO E A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NO ENSINO PRIMÁRIO PORTUGUÊS

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.29

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Conhecimento profissional docente, Livros de texto

Resumo

Este artigo analisa como a profissionalização docente para o ensino primário afeta conteúdos de matemática escolar, em especial o conceito de número. Para tal
selecionámos dois livros utilizados na formação inicial de professores do ensino primário. O primeiro é um texto destinado, não só a escolas normais primárias, mas também escolas secundárias e técnicas, publicado pouco antes (1887) da entrada em vigor em 1901 da obrigatoriedade de um diploma docente para ingressar nas escolas primárias. O segundo, publicado em 1903, é destinado exclusivamente às escolas normais e é uma resposta a essa obrigatoriedade determinada em 1901. Centrámos a nossa análise no conceito de número. Assim, mais especificamente, procurámos saber como se manifestou a noção de número e a distinção entre espécies de números, que hoje designamos por conjuntos numéricos, antes e depois de 1901, quando se instituiu a obrigatoriedade de um diploma para o acesso à profissão de professor do ensino primário.

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Biografia do Autor

Pedro da Cruz Almeida, Universidade Nova de Lisboa

Doutor, Universidade Nova de Lisboa (UNL). Professor e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico
de Lisboa (ESE-IPL), Lisboa, Portugal. ESELx, Campus de Benfica do IPL, /1549-003 Lisboa, Portugal.  

José Manuel Matos, Universidade Nova de Lisboa

Doutor, The University of Georgia (UGA). Professor aposentado da Universidade Nova de Lisboa (UNL),
Lisboa, Portugal e investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Lisboa, Portugal.
Endereço para correspondência: Rua Costa Goodolfim, 2, 1ºdto, 1000-104 Lisboa, Portugal.  

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Publicado

2021-06-12

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Como Citar

DA CRUZ ALMEIDA, P. .; MATOS, J. M. . O CONCEITO DE NÚMERO E A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NO ENSINO PRIMÁRIO PORTUGUÊS. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–14, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.29. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/29. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

O saber profissional do professor que ensina matemática-entre presente e passado