O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CADERNOS DE PLANEJAMENTO DA 4ª SÉRIE PRIMÁRIA

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.100

Palavras-chave:

Planos de aula, Ensino de matemática

Resumo

Analisamos neste artigo os Cadernos de Planejamento de Matemática pertencentes a 4ª série primária de uma escola pública, que apresenta parte dos resultados da pesquisa de Mestrado. A dimensão metodológica centra-se na abordagem histórico-cultural e fundamentou-se nas concepções de Julia (2001); Mignot (2010); Pinto (2014); Soares; Valente (2005) e Viñao (2008) que discutem conceitos inerentes ao objeto de estudo. São considerados como fontes de pesquisa, os cadernos de planejamento, contribuindo para o enredo da narrativa sobre o ensino de Matemática na escola pública paranaense. Os dados apontam que a organização e estruturação dos conteúdos apresentam fortes características do Movimento da Matemática Moderna, em destaque neste período. Verificou-se também, que os cadernos de planejamento possivelmente retratam a formação recebida pela professora na década de 1980, que buscava estimular a leitura, interpretação e o raciocínio, por meio de uma matemática rígida e estruturalista enfatizada nos documentos.

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Biografia do Autor

Luiz Eduardo Brescovit, UNIC

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Cuiabá (UNIC). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Rua: Benedito Pereira de Oliveira, n 1358W Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. CEP: 78300-005. 

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Unic - Universidade de Cuiabá

Doutora em Educação pela PUCPR. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Cuiabá(UNIC). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Manoel José de Arruda, n° 3100 - Jardim Europa, Cuiabá - MT, CEP: 78065-900.

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Publicado

2024-04-11

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Como Citar

BRESCOVIT, L. E.; ALMEIDA, L. I. M. V. de. O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CADERNOS DE PLANEJAMENTO DA 4ª SÉRIE PRIMÁRIA . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.100. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/100. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Cadernos escolares e os saberes do ensino e da formação de professores

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