O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CADERNOS DE PLANEJAMENTO DA 4ª SÉRIE PRIMÁRIA
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.100Palavras-chave:
Planos de aula, Ensino de matemáticaResumo
Analisamos neste artigo os Cadernos de Planejamento de Matemática pertencentes a 4ª série primária de uma escola pública, que apresenta parte dos resultados da pesquisa de Mestrado. A dimensão metodológica centra-se na abordagem histórico-cultural e fundamentou-se nas concepções de Julia (2001); Mignot (2010); Pinto (2014); Soares; Valente (2005) e Viñao (2008) que discutem conceitos inerentes ao objeto de estudo. São considerados como fontes de pesquisa, os cadernos de planejamento, contribuindo para o enredo da narrativa sobre o ensino de Matemática na escola pública paranaense. Os dados apontam que a organização e estruturação dos conteúdos apresentam fortes características do Movimento da Matemática Moderna, em destaque neste período. Verificou-se também, que os cadernos de planejamento possivelmente retratam a formação recebida pela professora na década de 1980, que buscava estimular a leitura, interpretação e o raciocínio, por meio de uma matemática rígida e estruturalista enfatizada nos documentos.
Downloads
Métricas
Referências
BERTINI, L. de F. Leitura De Saberes Encerrados Nos Cadernos Escolares: O Caso Dos Problemas De Aritimética (França, 1870-1936). VIDYA, v. 39, n. 2, p. 337-346, jul./dez., 2019 - Santa Maria, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/204874/LEITURA%20DE%20SABERES%20ENCERRADOS%20NOS%20CADERNOS%20ESCOLARES.pdf?sequence=1&isAllowed=y aceso em: agosto, 2020.
BÚRIGO, E. Z; FISCHER, M. C. B; SANTOS, M. B. dos (orgs.). A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: Novos Estudos. Porto Alegre: Redes Editora, 2008. p. 35-45
CHARTIER, R. História Cultural – Entre práticas e representações. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand Brasil, 1990.
CHARTIER, A. M. Os cadernos escolares: organizar os saberes, escrevendo-os. In: Revista de Educação Pública Cuiabá v. 16 n. 32 set.-dez. 2007. Disponível em: http://periodicos-cientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/issue/view/71 Acesso em 03 de jul. de 2020
CHARTIER, A. M. Exercices écrits et cachiers d’elèves: reflèxions surdes pratiques de longue durrée. Le Télémaque, n.24, v. 2, 2003, p.81-110. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-le-telemaque-2003-2-page-81.htm. Acesso em: 08 de março 2019 DOI: https://doi.org/10.3917/tele.024.0081
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p.177-229, 1990.
DE CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
DOUGLAS, M. O mundo dos bens, vinte anos depois. Horiz. Antropológicos. Porto Alegre, v. 13, n. 28, p. 17-32, Dec. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832007000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: jul. 2020 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832007000200002
FRANÇA, D. M. de A. A implementação do Movimento da Matemática Moderna nos anos iniciais do estado de São Paulo. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. – vol. 8 - número 3 – 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/204941/A%20IMPLEMENTA%c3%87%c3%83O%20DO%20MOVIMENTO%20DA%20MATEM%c3%81TICA.pdf?sequence=1&isAllowed=y acesso em nov. 2023
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v.1, n.1, p.9-44. jan. /jul.2001.
MIGNOT, A. C. V. Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EDERJ, 2008a.
SANTOS, V. M. O nascimento dos cadernos escolares: um dispositivo de muitas faces. 2002. Dissertação. Mestrado em Educação e Cultura. Universidade do Estado de Santa Catarina.2002.
VALENTE, W. R. filósofos e história da filosofia, pedagogos e história da educação matemática e história da matemática: as muitas histórias não-históricas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Brasília: UnB 2005.
VIÑAO FRAGO, A. Os Cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Cadernos a vista: Escola, Memória e Cultura escritas. Rio de Janeiro: edUERJ, 2008. DOI: https://doi.org/10.29351/mcyu.v3i3.550
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 73 PDF downloads: 51