O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CADERNOS DE PLANEJAMENTO DA 4ª SÉRIE PRIMÁRIA

Auteurs

DOI :

10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.100

Mots-clés :

Planos de aula, Ensino de matemática

Résumé

Analisamos neste artigo os Cadernos de Planejamento de Matemática pertencentes a 4ª série primária de uma escola pública, que apresenta parte dos resultados da pesquisa de Mestrado. A dimensão metodológica centra-se na abordagem histórico-cultural e fundamentou-se nas concepções de Julia (2001); Mignot (2010); Pinto (2014); Soares; Valente (2005) e Viñao (2008) que discutem conceitos inerentes ao objeto de estudo. São considerados como fontes de pesquisa, os cadernos de planejamento, contribuindo para o enredo da narrativa sobre o ensino de Matemática na escola pública paranaense. Os dados apontam que a organização e estruturação dos conteúdos apresentam fortes características do Movimento da Matemática Moderna, em destaque neste período. Verificou-se também, que os cadernos de planejamento possivelmente retratam a formação recebida pela professora na década de 1980, que buscava estimular a leitura, interpretação e o raciocínio, por meio de uma matemática rígida e estruturalista enfatizada nos documentos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Luiz Eduardo Brescovit, UNIC

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Cuiabá (UNIC). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Rua: Benedito Pereira de Oliveira, n 1358W Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. CEP: 78300-005. 

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Unic - Universidade de Cuiabá

Doutora em Educação pela PUCPR. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Cuiabá(UNIC). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Manoel José de Arruda, n° 3100 - Jardim Europa, Cuiabá - MT, CEP: 78065-900.

Références

BERTINI, L. de F. Leitura De Saberes Encerrados Nos Cadernos Escolares: O Caso Dos Problemas De Aritimética (França, 1870-1936). VIDYA, v. 39, n. 2, p. 337-346, jul./dez., 2019 - Santa Maria, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/204874/LEITURA%20DE%20SABERES%20ENCERRADOS%20NOS%20CADERNOS%20ESCOLARES.pdf?sequence=1&isAllowed=y aceso em: agosto, 2020.

BÚRIGO, E. Z; FISCHER, M. C. B; SANTOS, M. B. dos (orgs.). A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: Novos Estudos. Porto Alegre: Redes Editora, 2008. p. 35-45

CHARTIER, R. História Cultural – Entre práticas e representações. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand Brasil, 1990.

CHARTIER, A. M. Os cadernos escolares: organizar os saberes, escrevendo-os. In: Revista de Educação Pública Cuiabá v. 16 n. 32 set.-dez. 2007. Disponível em: http://periodicos-cientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/issue/view/71 Acesso em 03 de jul. de 2020

CHARTIER, A. M. Exercices écrits et cachiers d’elèves: reflèxions surdes pratiques de longue durrée. Le Télémaque, n.24, v. 2, 2003, p.81-110. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-le-telemaque-2003-2-page-81.htm. Acesso em: 08 de março 2019 DOI: https://doi.org/10.3917/tele.024.0081

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p.177-229, 1990.

DE CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

DOUGLAS, M. O mundo dos bens, vinte anos depois. Horiz. Antropológicos. Porto Alegre, v. 13, n. 28, p. 17-32, Dec. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832007000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: jul. 2020 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832007000200002

FRANÇA, D. M. de A. A implementação do Movimento da Matemática Moderna nos anos iniciais do estado de São Paulo. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. – vol. 8 - número 3 – 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/204941/A%20IMPLEMENTA%c3%87%c3%83O%20DO%20MOVIMENTO%20DA%20MATEM%c3%81TICA.pdf?sequence=1&isAllowed=y acesso em nov. 2023

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v.1, n.1, p.9-44. jan. /jul.2001.

MIGNOT, A. C. V. Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EDERJ, 2008a.

SANTOS, V. M. O nascimento dos cadernos escolares: um dispositivo de muitas faces. 2002. Dissertação. Mestrado em Educação e Cultura. Universidade do Estado de Santa Catarina.2002.

VALENTE, W. R. filósofos e história da filosofia, pedagogos e história da educação matemática e história da matemática: as muitas histórias não-históricas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Brasília: UnB 2005.

VIÑAO FRAGO, A. Os Cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Cadernos a vista: Escola, Memória e Cultura escritas. Rio de Janeiro: edUERJ, 2008. DOI: https://doi.org/10.29351/mcyu.v3i3.550

Téléchargements

Publiée

2024-04-11

Métricas


Visualizações do artigo: 23     PDF (Português (Brasil)) downloads: 14

Comment citer

BRESCOVIT, L. E.; ALMEIDA, L. I. M. V. de. O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CADERNOS DE PLANEJAMENTO DA 4ª SÉRIE PRIMÁRIA . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.100. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/100. Acesso em: 18 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Cadernos escolares e os saberes do ensino e da formação de professores

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.