O ENSINO DE LIMITE, EM CÁLCULO, NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DA BAHIA (1955-1961)

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.125

Palavras-chave:

História do Ensino de Cálculo, Curso Secundário, Colégio de Aplicação da Universidade da Bahia

Resumo

Neste artigo analisamos o ensino de limite no curso secundário do Colégio de Aplicação Anexo à Faculdade de Filosofia da Universidade da Bahia (CA/UBa) no período de 1955 a 1961 - início no ano de oferecimento da primeira turma da terceira série do colegial e término no ano de publicação da Lei de Diretrizes e Bases n.º 4.024 de 1961, que ao oportunizar uma descentralização do ensino possibilitou a constituição de programas não unificados nacionalmente. As fontes históricas analisadas foram os programas e diários de classe nos anos de 1955, 1956, 1959 e 1960. Constatamos que não fica explícito que o conceito de limite tenha sido introduzido de forma intuitiva, conforme indicado na Portaria de 1951. Todavia, inferimos que há indícios de que isso pode ter ocorrido por meio de sucessões numéricas em diferentes funções a partir do comportamento da função na proximidade de um ponto dado e da construção da noção de infinitésimo, por uma abordagem aritmética, bem como inferimos que representações gráficas de curvas diversas poderão proporcionar uma percepção do comportamento infinitesimal da função na proximidade do ponto dado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janice Cassia Lando , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Campus de Jequié, Jequié, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Antônio Brandão, s/n, Condomínio Primavera, Jequiezinho, Jequié, Bahia, Brasil, CEP: 45.208-245.

Inês Angélica Andrade Freire, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Campus de Jequié, Jequié, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Um, 45, URBIS I, Jequiezinho, Jequié, Bahia, Brasil, CEP: 45.208-495.

Jorge Costa do Nascimento, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Campus de Jequié, Jequié, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Travessa Dona Maria Sá, 101, Condomínio Cantinho da Yayá, casa 241, Jequiezinho, Jequié, Bahia, Brasil, CEP: 45.208-391.

Referências

ALVAREZ, Tana Giannasi. A matemática da reforma Francisco Campos em ação no cotidiano escolar. 2004. 270 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

BARROS, José D’Assunção. A História Cultural e a contribuição de Roger Chartier. Diálogos, DHI/PPH/UEM, Maringá, v. 9, n. 1, p. 125-141, 2005.

BERTANI, Januária Araújo. Um Estudo Histórico Comparativo entre a Bahia e Portugal sobre a Formação de Docente em Matemática (1941-1968). 206 f. 2011. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

BRASIL. Portaria n.º 1045, de 14 de dezembro de 1951. Expede os planos de desenvolvimento dos programas mínimos de ensino secundário e respectivas instruções metodológicas. D.O.U. Suplemento ao n.º 45. Capital Federal, 22 fev. 1952. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/2375333/dou-secao-1-22-02-1952-pg-65/pdfView . Acesso em: 10 out. 2011.

CARVALHO, João Pitombeira de. O Cálculo na escola secundária - algumas considerações históricas. Cadernos Cedes, História e Educação Matemática, n. 40, p. 62-80, 1996.

CARVALHO, João Bosco Pitombeira. Euclides Roxo e as polêmicas sobre a modernização

do ensino da Matemática. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Euclides Roxo e a

modernização do ensino da matemática no Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília,

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e Representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1990.

CHARTIER, R. O mundo como representação. Tradução A. Daher e Z. C. Reis. Estudos Avançados, v. 11, n. 5, p. 173-191, 1991. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/SZqvSMJDBVJTXqNg96xx6dM/?lang=pt. Acesso em: 11 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40141991000100010

DASSIE, Bruno Alves. A matemática do curso secundário na Reforma Capanema. 2001. 170 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Departamento de Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

DIAS, André Luis Mattedi. Engenheiros, Mulheres, Matemáticos: interesses e disputas na profissionalização da matemática na Bahia (1896 – 1968). 2002. 320 f. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

FREIRE, Inês Angélica Andrade. Ensino de Matemática: iniciativas inovadoras no Centro de Ensino de Ciências da Bahia (1965-1969). 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino,

Filosofia e História das Ciências) - Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

GHIRALDELLI JR., P. História da Educação Brasileira. São Paulo: Cortez, 2006.

GUIMARÃES, Henrique Manuel. Por uma matemática nova nas escolas secundárias – perspectivas e orientações curriculares da matemática moderna. In: MATOS, José Manuel; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. São Paulo: Zapt, 2007. p. 21-45.

LANDO, Janice Cássia. Práticas, inovações, experimentações e competências pedagógicas das professoras de matemática no Colégio de Aplicação da Universidade da Bahia (1949-1976). 2012. 307 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

LEMOS, Renato. CONSTANT, Benjamin. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/CONSTANT,%20Benjamin.pdf. Acesso em: 11 mar. 2023.

LIMA, Eliene Barbosa et al. O Cálculo Diferencial e Integral: uma análise das tentativas de sua escolarização. (Projeto de pesquisa/2021), Edital Universal CNPq/MCTI/FNDCT n.º 18/2021.

LIMA, Eliene Barbosa; DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva; VALENTE, Wagner Rodrigues. O cálculo diferencial e integral: uma análise das tentativas de sua escolarização. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., Florianópolis, 2022. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2022. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16594. Acesso em: 16 fev. 2023.

MIORIM, Maria Ângela. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual,

ROXO, Euclides et al. Matemática 2.º Ciclo, 3.ª Série. 4. ed. São Paulo: Livraria Francisco Alves, 1955. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135743. Acesso em: 11 mar. 2023.

ROXO, Euclides. A Matemática e o Curso Secundário. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Euclides Roxo e a modernização do ensino de matemática no Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004. p. 151-179.

SAVIANI, Demerval. Política e Educação no Brasil: o papel do Congresso Nacional na Legislação do Ensino. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 1999. (Coleção educação contemporânea).

SILVA, Circe Mary Silva da. Limites: uma breve passagem nos livros brasileiros do Ensino Secundário. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, p. 1–25, 2023. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/87. Acesso em: 23 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.87

VALENTE, Wagner Rodrigues. Euclides Roxo e o movimento internacional de modernização

da matemática escolar. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Euclides Roxo e a

modernização do ensino da matemática no Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004.

VEJA. São Paulo: Ed. Abril, Edição Especial, out. 1962. Disponível em:

http://veja.abril.com.br/historia/crise-dos-misseis/indice.shtml. Acesso em: 15 jan. 2008.

FONTES PESQUISADAS

Centro de Memória da Faculdade de Educação da UFBA

CA/UBa. Diários de classe da 3.ª série do Curso Científico. Disciplina Matemática. Salvador, 1955a, 1956a, 1959a, 1960a.

CA/UBa. Diários de classe da 3.ª série do Curso Clássico. Disciplina Matemática. Salvador, 1955b, 1956b, 1959b, 1960b.

CA/UBa. Histórico do Colégio de Aplicação Anexo à Faculdade de Filosofia da Universidade da Bahia, 1965.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Métricas


Visualizações do artigo: 49     PDF downloads: 43

Como Citar

LANDO , J. C.; FREIRE, I. A. A.; NASCIMENTO, J. C. do. O ENSINO DE LIMITE, EM CÁLCULO, NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DA BAHIA (1955-1961). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.125. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/125. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL