SABERES PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA: UM APANHADO TEÓRICO-CONCEITUAL DE DIFERENTES TIPOLOGIAS

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.68

Palavras-chave:

Saberes da docência. Profissão docente. Profissionalização docente.

Resumo

Este texto, de natureza ensaística, objetiva apresentar uma síntese teórico-conceitual de diferentes saberes profissionais da docência, a partir de uma revisão do conteúdo da literatura especializada da área de Educação que trata sobre a referida temática no contexto nacional e internacional. Com efeito, as seguintes questões norteadoras subsidiaram o desenvolvimento das reflexões: “quais são as diferentes tipologias de saberes profissionais da docência preconizadas pela literatura especializada no contexto nacional e internacional?”; e “quais as aproximações e os distanciamentos entre os saberes profissionais propostos pela literatura brasileira e aquelas oriundas de países da América do Norte e francófonos?”. O aporte teórico consultado foram os estudos de Tardif, Lessard e Lahaye (1991); Tardif (2014); Gauthier e demais autores (2013); Pimenta (2014), Saviani (1996) e Shulman (2014). Os resultados apontam a evidência de uma multiplicidade de saberes da docência prescritos pela literatura da área, com diferentes perspectivas teórico-epistemológicas e compreensões sobre o papel do professor como mobilizador/reconfigurador dos mesmos no seu contexto de atuação profissional, tanto na literatura brasileira como estrangeira. É perceptível, ainda, aproximações na literatura sobre a ênfase colocada no “saber experiencial” e na importância de reconhecimento do papel do professor como alguém que toma decisões diante de situações incertas e conflituosas que se apresentam no seu cotidiano de atuação profissional. Aponta-se a necessidade de uma maior objetivação dos saberes da experiência e da sua sistematização para a consolidação de um repertório de saberes profissionais que possam ser acessados, consultados e validados pelos pares da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Pedagogo. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), linha de pesquisa Currículo, Formação e Práticas Pedagógicas. Professor substituto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (Gepepinfor), vinculado ao PPGE da Unifesp. E-mail: jefferson.moreira@unifesp.br

Juliana Marcondes de Morais, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

É graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Paraíba (2010), especialista em Neuropsicologia e Educação pelo ITECNE (2012) , mestra em Ciências pelo Programa Projetos Educacionais de Ciências da USP (2019) e doutoranda em Educação na UNIFESP, linha de pesquisa "Escola pública, formação de professores e práticas pedagógicas". Atuou 12 anos na Educação Básica: docência e orientação pedagógica, possui experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos. Trabalha como Técnica em Assuntos Educacionais na UNIFESP, foi lotada no CEDESS, onde auxiliava nos processos pedagógicos desenvolvidos nesse Órgão e no auxílio à docência na disciplina "Formação didático-pedagógica em saúde". Atualmente, está lotada no Núcleo de Apoio ao Estudante no Campus UNIFESP- São José dos Campos, cujas atividades envolvem o apoio pedagógico na assistência e permanência estudantil. 

Referências

APPLE, M. W.; TEITELBAUN, Kenneth. Está o professorado perdendo o controle de suas qualificações e do currículo? Teoria & Educação, Campinas, n. 4, 1991.

BEHRENS, M. A. Docência universitária: formação ou improvisação? Revista Educação, Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 441-454, set./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2976. Acesso em: 12 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/198464442976

DINIZ-PEREIRA, J. E. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Cuiabá, v. 1, n. 1, p. 34-42, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15. Acesso em: 12 fev. 2022.

DURAND, J.C.G. A serviço da coletividade: crítica à sociologia das profissões. Revista de administração pública. Rio de Janeiro, 1975. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901975000600005

FREIDSON, E. La profesión médica: un estudo del la sociologia del conocimiento aplicado. Barcelona, Ediciones Península, 1978.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

HOFSTETTER, R., & SCHNEUWLY, B. “Profissionalização” e formação de professores: uma tipologia dos saberes de referência para a docência. In: W. R. Valente, (Org.). Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo, SP: L F Editorial. 2020.

JACOMINI, M. A.; PENNA, M. G. O. Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Pró-Posições (UNICAMP. Online), v. 27, p. 177-202, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647238 Acesso em:12 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0022

LARSON, M.S. The rise of professionalism: a sociological analysis. Los Angeles, University of Califórnia Press, 1977.

MACHADO, M. H. (org). Sociologia das profissões: uma contribuição ao debate teórico. In: Profissões de saúde: uma abordagem sociológica. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1995, p. 13-33. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575416075.002

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L.S. Shulman. Revista Educação, Santa Maria, v. 29, n. 02, p. 33-49, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838. Acesso em: 12 fev. 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOREIRA, Jefferson da Silva. Aprendizagem profissional da docência e base de conhecimento para o ensino de tutores que atuam no método Problem-Based Learning (PBL). 2019. 276 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.

MOORE, W. The professions: roles and rules. New York, Russel Sage Foundation, 1970.

OLIVEIRA, D. A. A Reestruturação do Trabalho Docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, Campinas - SP, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400003

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 -34).

PIMENTA, S G. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA & GHEDIN (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Ed, 2002 (1ª edição: junho de 2002; 2ª edição: novembro de 2002), p. 12-52.

SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida; SILVA JUNIOR, Celestino Alves (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996, p.39-50.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos CENPEC. São Paulo, v. 4, n. 2, p.196-229, dez. 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 12 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.18676/2237-998322014293

TARDIF, M., LESSARD, C. e LAHAYE, L. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação. nº 4, Porto Alegre: Pannônica, 1991.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

_______. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, abr.-jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LtdrgZFyGFFwJjqSf4vM6vs/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000200013

VENCO, Selma. Uberização do trabalho: um fenômeno de tipo novo entre os docentes de São Paulo, Brasil? Cadernos de Saúde Pública, 35, Sup. 1: e00207317, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/NkTJp5HZgJQVjhY36kT5rpN/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00207317

WEBER, M. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro, Guanabara, 1982.

WILENSKY, H.L. The profissionalization of everyone? In: The sociology of organizations: basic studies (Grusky, Orcar and Millher, George eds.) New York, The free press, 1970.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Métricas


Visualizações do artigo: 364     PDF downloads: 210

Como Citar

MOREIRA, J. da S. .; MARCONDES DE MORAIS, J. . SABERES PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA: UM APANHADO TEÓRICO-CONCEITUAL DE DIFERENTES TIPOLOGIAS . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 4, p. 1–19, 2022. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.68. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/68. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos