A HISTÓRIA DE PROFESSORES CEARENSES E A SISTEMATIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.107Palavras-chave:
Saber Profissional, Formação de Professores., História da Educação Matemátoca.Resumo
Esse texto busca caracterizar um projeto de pesquisa em desenvolvimento, em que se tem como ênfase a sistematização de saberes que devem ser registrados sobre o ensino de Matemática. A questão norteadora desse estudo é: que elementos podem ser extraídos da análise de registros documentais para sistematização do saber profissional do professor que ensinava matemática no Instituto de Humanidades (1904-1914), no Ceará? Nesse contexto, este estudo tem como objetivo conhecer o saber profissional fruto da atuação do professor que ensina matemática no Instituto de Humanidades (1904-1914) no Ceará, a partir da sistematização de fontes documentais. Metodologicamente esse estudo caracterizar-se por uma pesquisa documental de natureza qualitativa. Como resultados, buscamos apresentar os saberes envolvidos nas práticas de ensino de Matemática exercidas por professores do passado afim de compor tecituras que ajudem a compreender o presente, mostrando saberes que podem ser fundamentais para formação e prática docente.
Palavras-chave: Saber Profissional; Formação de Professores; História da Educação Matemática.
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Referências
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