A HISTÓRIA DE PROFESSORES CEARENSES E A SISTEMATIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.107

Palavras-chave:

Saber Profissional, Formação de Professores., História da Educação Matemátoca.

Resumo

Esse texto busca caracterizar um projeto de pesquisa em desenvolvimento, em que se tem como ênfase a sistematização de saberes que devem ser registrados sobre o ensino de Matemática. A questão norteadora desse estudo é: que elementos podem ser extraídos da análise de registros documentais para sistematização do saber profissional do professor que ensinava matemática no Instituto de Humanidades (1904-1914), no Ceará? Nesse contexto, este estudo tem como objetivo conhecer o saber profissional fruto da atuação do professor que ensina matemática no Instituto de Humanidades (1904-1914) no Ceará, a partir da sistematização de fontes documentais. Metodologicamente esse estudo caracterizar-se por uma pesquisa documental de natureza qualitativa. Como resultados, buscamos apresentar os saberes envolvidos nas práticas de ensino de Matemática exercidas por professores do passado afim de compor tecituras que ajudem a compreender o presente, mostrando saberes que podem ser fundamentais para formação e prática docente.

Palavras-chave: Saber Profissional; Formação de Professores; História da Educação Matemática.

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Biografia do Autor

Adriana Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Silas Munguba, 1700, Itaperi, Fortaleza, Ceará, Brasil, CEP: 60740-903.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática realizado em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Referências

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2023-09-23

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Como Citar

OLIVEIRA, A. N. de; PEREIRA, A. C. C. A HISTÓRIA DE PROFESSORES CEARENSES E A SISTEMATIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, p. 1–11, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.107. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/107. Acesso em: 27 abr. 2024.

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Artigos