O ENSINO PRIMÁRIO DE MATEMÁTICA NO GRUPO ESCOLAR CONSELHEIRO ZACARIAS EM VALENÇA-BAHIA (1920 a 1990)

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.36

Palavras-chave:

Ensino Primário, Matemática, Grupo Escolar

Resumo

Este artigo apresenta como se desenvolveu o Ensino Primário de Matemática na cidade de Valença, interior da Bahia, focamos no Grupo Escola Conselheiro Zacarias, extinto na década de 1990. Utilizamos para análise as fontes primárias e orais: documentos e entrevistas semiestruturadas. No desenvolvimento da pesquisa, nos valemos principalmente do aporte teórico de Chartier(2002), Chervel (1990). Os resultados nos permitem concluir que o desenvolvimento do ensino de Matemática no primeiro grupo escolar de Valença foi marcado pela influência de professoras normalistas, que será discutido no decorrer do texto.

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Biografia do Autor

Irani Parolin Sant'Ana, Universidade Estadual da Bahia - UESB

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) com Estágio na Université de Lyon II - França, no período de Outubro/2015 a Setembro/2016 por meio de uma bolsa modalidade sanduíche financiada pela CAPES, sob a supervisão do professor Dr. Jean-Claude Regnier. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Matemática para Professor do Ensino em Educação Infantil e Fundamental pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2004) e em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras UFLA (2007). Possui Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática - Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCC (1989). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia foi coordenadora da Área de Educação Matemática. Membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Matemática na Bahia, SBEM/Ba. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM Editor da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, educação, interdisciplinaridade, ensino e aprendizagem e história da matemática.

Claudinei Camargo de Sant'Ana, Universidade Estadual da Bahia - UESB

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas (1988), em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, FCLPAA (1990), e especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras, UFLA (2007), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (1995), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2008), em 2010 realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro; em 2016 realizou estágio de pós-doutoramento na Université de Limoges Faculté des Sciences et Techniques, Limoges/França. Lecionou em instituições de ensino fundamental, médio e superior. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM Editor da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor", e atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, trabalha nos cursos de Matemática, Pedagogia e orienta dissertações de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Atualmente é membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática na Bahia, SBEM/Ba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Educação a Distância; atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem da Matemática, História do Ensino da Matemática, Tecnologia Informática e Formação de Professores.

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Publicado

2021-07-26

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Como Citar

DE SOUZA PEREIRA, T.; PAROLIN SANT'ANA, I.; CAMARGO DE SANT'ANA, C. O ENSINO PRIMÁRIO DE MATEMÁTICA NO GRUPO ESCOLAR CONSELHEIRO ZACARIAS EM VALENÇA-BAHIA (1920 a 1990). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–15, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.36. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/36. Acesso em: 27 abr. 2024.

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Artigos