A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE LIMITE A PARTIR DO ESTUDO DAS FUNÇÕES RACIONAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE TAREFAS POR MEIO DO GEOGEBRA
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.127Palavras-chave:
Teoria Antropológica do Didático, Abordagem Instrumental, LimitesResumo
O presente trabalho apresenta uma sequência de tarefas fundamentadas na Teoria Antropológica do Didático e na Abordagem Instrumental, cujo objetivo é apresentar aos professores e futuros professores de matemática da Educação Básica uma possibilidade de trabalhar as noções intuitivas de Limites a partir da construção do conceito de Funções Racionais e a análise do comportamento do seu gráfico por meio do software Geogebra. Salientamos a importância de trazer a relação com funções polinomiais e funções racionais para trabalhar as noções intuitivas de limites, buscando revelar a integração desses conteúdos da educação básica com as noções intuitivas de limites. Além disso, acreditamos que o uso de tecnologias e softwares na sala de aula podem auxiliar para um ensino de matemática mais compreensível e acessível para os estudantes. Esse trabalho visa também contribuir com o seminário temático “O Cálculo Diferencial e Integral: uma análise das tentativas de sua escolarização” no qual os pesquisadores trazem uma discussão sobre a inclusão do Cálculo Diferencial e Integral na Educação Básica, assim como buscamos apresentar os resultados iniciais da pesquisa “Instrumentalização e experimentação de um Percurso de Estudo e Pesquisas – PEP interdisciplinar por mediação tecnológica na formação inicial e continuada de professores de matemática”, plano de trabalho vinculado ao projeto de pesquisa “Formação para Prática Interdisciplinar Docente: Construção de Tarefas por Mediação Tecnológica e Conteúdos para Web no Ensino de Matemática e Química”, por meio do qual vamos apresentar aos professores da Educação Básica possibilidades para transformarem suas aulas de matemática a partir de um ambiente interativo e investigativo.
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