A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO: uma análise na perspectiva da educação matemática crítica

Autores

Palavras-chave:

Livro Didático, Matemática Financeira, Educação Matemática Crítica

Resumo

Este artigo resulta de estudos do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GPHEM), da UNESPAR, campus Paranaguá, gerando um trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática. O estudo teve por objetivo a verificação da presença da matemática financeira na educação matemática crítica em livros didáticos de matemática utilizados nos sextos anos, da educação básica, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Inicialmente, fez-se uma pesquisa dos livros didáticos de matemática do 6º ano utilizados em uma escola do Ensino Fundamental, do Município de Antonina, Litoral do Paraná da rede pública de ensino, optando pelo mais utilizado no 6º ano do Ensino Fundamental: Praticando Matemática (Andrini e Vasconcelos , 2015). Na sequência, tendo por base as Leis da Educação, Diretrizes Curriculares, Plano de Trabalho Docente, Projeto Político Pedagógico da escola em questão e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, buscou-se indicativos de quais conteúdos de Matemática Financeira e/ou Educação Financeira, pelas leis, devem ser trabalhados e qual deveria ser a abordagem destes nos livros didáticos. Para finalizar, fez-se uma proposta de atividades para trabalhar o tema em questão. Como aporte teórico foram utilizadas as ideias de Choppin (2002 e 2004) e
Chartier (1990) no que se referem ao livro didático, e de Skovsmose (2000, 2001, 2007) no que se referem a Educação Matemática Crítica, entre outros professores e historiadores da área. 

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Biografia do Autor

Thayany Pinheiro Lopes Cordeiro, Universidade Estadual do Paraná

Graduada em Matemática pela UNESPAR. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisas de História da Educação
Matemática (GPHEM) UNESPAR – Campus Paranaguá. Paranaguá, Paraná, Brasil.Prof. Educação Básica SEED PR Antonina-PR. Rua Honório Machado 567 Tucunduva, Antonina, Paraná, Brasil, 83370-000.  

Liceia Pires Alves, Universidade Estadual do Paraná

Prof. Dra. efetiva do Departamento de Matemática da UNESPAR Campus Paranaguá. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisas de História da Educação Matemática (GPHEM) UNESPAR/Paranaguá, Paraná, Brasil. Rua Mestre Leopoldino, 363, apto 102, Ed Ilha do Mel. Centro Histórico, Paranaguá, Paraná, Brasil. 83.203,120.  

Mariliza Portela Simonete, Universidade Estadual do Paraná

Prof. Dra. efetiva do Departamento de Matemática da UNESPAR Campus Paranaguá. Coordenadora do Grupo de Pesquisas de História da Educação Matemática (GPHEM) UNESPAR/Paranaguá, Paraná, Brasil. Rua Arion Niepce da Silva, 120. Ap. 76. Bairro Portão. Curitiba. Paraná. Brasil. CEP 80.610-310.  

Referências

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Publicado

2021-06-07

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Como Citar

LOPES CORDEIRO, T. P.; PIRES ALVES, L. .; PORTELA SIMONETE, M. . A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO: uma análise na perspectiva da educação matemática crítica. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 113–133, 2021. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/14. Acesso em: 19 maio. 2024.