AS FRAÇÕES EQUIVALENTES NA OBRA MÉTODOS MODERNOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DE CHARLES D’AUGUSTINE

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.134

Palavras-chave:

História da educação matemática, Frações equivalentes, Movimento da matemática moderna

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo caracterizar uma proposta para ensinar frações equivalentes a partir do manual pedagógico “Métodos Modernos para o Ensino de Matemática” de Charles H. D’Augustine. A obra circulou no Paraná ao tempo do Movimento da Matemática Moderna / Pós MMM e fez parte do referencial para formação de professores dos primeiros anos de escolarização neste estado. Numa perspectiva sócio-histórica, o referencial teórico-metodológico está ancorado em autores como Morais, Bertini e Valente (2021) com a categoria de matemática do ensino e seus elementos de categorização: sequência, significado, graduação, exercícios e problemas; Valente (2007) acerca das produções escolares; Chartier (1990), Choppin (2004) e Silva (2005) sobre os manuais escolares. É possível inferir que o autor do manual pedagógico analisado, parte do conceito intuitivo sobre as frações equivalentes, propondo um trabalho bastante completo e diversificado por meio de regiões de polígonos, segmentos de reta, linhas e conjuntos determinados, conjuntos equipotentes e quadro de frações.

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Biografia do Autor

Adriana Menegotto Nierri, Universidade Federal Paraná

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas, da UFPR - Universidade Federal do Paraná. Graduada em Matemática na (UNIPAR). Graduada em Pedagogia pela (UNOPAR). Professora no Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado Tupãssi, Paraná, Brasil. Avenida Memória, 357, Paraná, Brasil, CEP: 85945-000.

Barbara Winiarski Diesel Novaes , UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Toledo desde 2012. Atua no Programa de Pós-graduação em Matemática (PROFMAT - Pólo Toledo) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas ( PPGECEMTE - UFPR - Setor Palotina). Possui graduação em Engenharia Elétrica (2002) e Licenciatura em Matemática (2006) pela UTFPR; Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR sob orientação da Profa. Dra. Neuza Bertoni Pinto. Foi bolsista de doutorado sanduíche (2009) sob orientação do prof. Dr. José Manuel Matos (UNL/UIED-Portugal). Foi Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2015-2016) e Docente Orientador do Programa Residência Pedagógica (2018 - 2020). Foi Diretora de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Toledo (01/2018 - 05/2021). Tem experiência na Área de História da educação matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Frações; Movimento da Matemática Moderna; matemática do ensino e formação de professores que ensinam matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-PR) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GPEEM). Atua no projeto de extensão "Grupo da Quarta" - coletivo de professores que ensinam matemática.

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Publicado

2023-09-23

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Como Citar

NIERRI, A. M.; NOVAES , B. W. D. AS FRAÇÕES EQUIVALENTES NA OBRA MÉTODOS MODERNOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DE CHARLES D’AUGUSTINE. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, p. 1–20, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.134. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/134. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos