AS FRAÇÕES EQUIVALENTES NA OBRA MÉTODOS MODERNOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DE CHARLES D’AUGUSTINE
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.134Palavras-chave:
História da educação matemática, Frações equivalentes, Movimento da matemática modernaResumo
O presente trabalho teve como objetivo caracterizar uma proposta para ensinar frações equivalentes a partir do manual pedagógico “Métodos Modernos para o Ensino de Matemática” de Charles H. D’Augustine. A obra circulou no Paraná ao tempo do Movimento da Matemática Moderna / Pós MMM e fez parte do referencial para formação de professores dos primeiros anos de escolarização neste estado. Numa perspectiva sócio-histórica, o referencial teórico-metodológico está ancorado em autores como Morais, Bertini e Valente (2021) com a categoria de matemática do ensino e seus elementos de categorização: sequência, significado, graduação, exercícios e problemas; Valente (2007) acerca das produções escolares; Chartier (1990), Choppin (2004) e Silva (2005) sobre os manuais escolares. É possível inferir que o autor do manual pedagógico analisado, parte do conceito intuitivo sobre as frações equivalentes, propondo um trabalho bastante completo e diversificado por meio de regiões de polígonos, segmentos de reta, linhas e conjuntos determinados, conjuntos equipotentes e quadro de frações.
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Referências
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