ETNOMATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES: EM BUSCA DE CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) ANTIRRACISTA

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.117

Palavras-chave:

Lei 10639/03, Educação para as relações étnico-raciais, Formação de professores

Resumo

Este artigo constitui-se a partir de ações de parte de um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (NUPEm) da Universidade Federal de Uberlândia entre 2020 e 2022. Com financiamento do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), o objetivo foi investigar as implicações de um curso de formação de professores/as pautado no Programa da Etnomatemática e na Modelagem Matemática, em diálogo com as possibilidades de implementação da Lei 10639/03. O projeto se desenvolveu ao relacionar formação de professores/as e produção de conhecimentos com a temática racial, a partir do referencial teórico do Programa Etnomatemática de D’Ambrosio. Durante a formação os participantes elaboraram propostas e ao final do projeto culminou em uma publicação coletiva. Constatou-se, por um lado, as lacunas existentes na formação de professores/as de matemática quanto à temática racial e a Etnomatemática, e, por outro lado, que ainda é um desafio elaborar propostas didáticas no ensino de matemática buscando um diálogo transdisciplinar.

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Biografia do Autor

Cristiane Coppe de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela USP. Docente no ICENP/UFU, Ituiutaba/MG, Brasil. Endereço para correspondência: Rua 20, 1600, Bairro Tupã, Ituiutaba/ MG, Brasil, CEP: 38304-402.

Viviane de Andrade Vieira Almeida, UFU

Doutoranda em Educação para a Ciência pela UNESP. Técnica de laboratório de Ensino de Matemática no ICENP/UFU, Ituiutaba/MG, Brasil. Endereço para correspondência: Rua 20, 1600, Bairro Tupã, Ituiutaba/ MG, Brasil, CEP: 38304-402.  E-mail: viviane.andradevieira@gmail.com.

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Publicado

2023-10-19

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Como Citar

OLIVEIRA, C. C. de; ALMEIDA, V. de A. V. ETNOMATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES: EM BUSCA DE CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) ANTIRRACISTA. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.117. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/117. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos