A FORMAÇÃO DE NORMALISTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: um estudo da disciplina Estatística no Ginásio de Jequié

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.49

Palavras-chave:

Disciplina Estatística; Escolas Normais; História do Ensino de Matemática.

Resumo

O texto explicita contribuições da disciplina Estatística, do Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié, na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática, no período de 1954 a 1966. Buscou-se responder como a disciplina Estatística, no curso pesquisado, contribuiu nessa formação para o ensino de Matemática. A investigação foi desenvolvida sob a perspectiva da história cultural, fundamentada em Chartier (1991, 2002); à luz das noções de cultura escolar e disciplina escolar, de Julia (2001) e Chervel (1990), respectivamente; e pautados no aporte das categorias saberes a ensinar e saberes para ensinar, de Hofstetter e Schneuwly (2017). Referente aos saberes para a formação de professores, foram considerados conteúdos da disciplina Estatística registrados nos diários de classe e listas de pontos para exames, e há indícios de que os saberes a ensinar e para ensinar do curso estavam respaldados na concepção escolanovista. De modo geral, tratando do ensino de Matemática, a disciplina Estatística ao acompanhar o desenvolvimento da Psicologia da Educação no viés da Escola Nova contribuiu para a formação das normalistas para o exercício da profissão conduzindo os saberes a ensinar e os saberes para ensinar numa abordagem, por exemplo, dos testes psicológicos, medição da inteligência, e classificação de alunos.

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Biografia do Autor

Marly Gonçalves Silva, UESB

Mestra em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Rede Estadual de Educação da Bahia. Bahia, Brasil. e-mail: mygsilva@gmail.com.  http://orcid.org/0000-0002-8896-2161. http://lattes.cnpq.br/6423645639479804.

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Relatório dos exames de 2ª época de 1963 e programação de 1964. [Arquivo do Ginásio de Jequié].

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Publicado

2021-09-28

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Como Citar

SILVA, M. G. A FORMAÇÃO DE NORMALISTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: um estudo da disciplina Estatística no Ginásio de Jequié . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–22, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.49. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/49. Acesso em: 12 maio. 2024.

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Artigos