UM ESTUDO SOBRE PROPORCIONALIDADE A PARTIR DAS ESCALAS E USO DAS DUAS RÉGUAS PARA CÁLCULO DE WILLIAM OUGHTRED

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.159

Palavras-chave:

Formação de professores que ensinam Matemática., Proporcionalidade., Instrumentos Matemáticos.

Resumo

Na formação inicial de professores que ensinam Matemática, a articulação com a história da matemática tem sido cada vez mais considerada. Nesse sentido, a pesquisa concentra-se na perspectiva da Interface entre História Ensino de Matemática (IHEM), a partir do documento histórico The Circles of Proportion and the Horizontall Instrvment (1639) e das réguas de cálculo inseridas nesse tratado, como recursos potencialmente didáticos para o estudo de temas como a proporcionalidade. Desse modo, a pesquisa visa discutir como se afigura o movimento do pensamento na formação/reformulação do conceito de proporcionalidade de licenciandos dos cursos de Matemática e de Pedagogia, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), partir de um curso de extensão universitária, que teve como principal objeto articulador as Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred. Para tanto, a pesquisa de cunho qualitativo, utilizou-se das estratégias bibliográficas e documentais e para análise dos dados, baseou-se na Análise de Conteúdo, sendo que para a apresentação, optou-se pela descrição dos achados. Durante a execução da atividade analisada, os resultados apontam que licenciandos consideravam o conceito de proporcionalidade relacionado unicamente a ideia de fração. A partir da atividade, considera-se que o movimento de manusear o instrumento reconstruído e estudar o tratado histórico, possibilitou aos participantes conhecerem outras perspectivas a respeito da proporcionalidade, atribuindo novos significados aos conhecimentos previamente estabelecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuou principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática.

Verusca Batista Alves, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2019) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Ceará (SBEM-CE) (2022-2025). Também, é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e do grupo editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e da Revista Cearense de Educação Matemática (RCeEM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação inicial e continuada de professores de Matemática, com foco na interface entre história e ensino de Matemática.

Amanda Cardoso Benicio de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes Históricas, Instrumentos Matemáticos do Século XVII, Interface entre História e Ensino da Matemática e Formação do Professor de Matemática.

Referências

ALVES, Verusca Batista Alves. Pesquisas que articulam conhecimentos trigonométricos e algébricos por meio de instrumentos matemáticos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–24, 2024a. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12412.

ALVES, Verusca Batista Alves. Instrumentos matemáticos históricos que mobilizam conhecimentos algébricos para a formação do professor de Matemática. In: Isabel Maria Sabino de Farias; Jones Baroni Ferreira de Menezes; Lídia Andrade Lourinho; Marluce Torquato Lima Gonçalves; Nilson de Souza Cardoso. (Org.). Pesquisas no campo da formação de professores na retomada da democracia: Qual a agenda?. 1ed. Fortaleza: INESP, 2024b, v. 1, p. 352-358.

ALVES, Verusca Batista. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Fortaleza, 2019.

ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. William Oughtred (1574-1660) e o ensino das matemáticas nos séculos XVI e XVII. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, S.L, v. 29, n. 1, p. 116-130, jul. 2024.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. Tradução de: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro.

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa Pereira. Um levantamento nacional e internacional de pesquisas que mobilizaram ou articularam saberes geométricos e trigonométricos por meio de instrumentos ou tratados antigos. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–10, 2023.

BELTRAN, Maria Helena Roxo; SAITO, Fumikazu; TRINDADE, Lais dos Santos Pinto. História da ciência para formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

BORBA, Sérgio da Costa. Aspectos do conceito de multirreferencialidade nas ciências e nos espaços de formação. In: BORBA, Sérgio da Costa (Org.). Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. São Carlos: EdUFSCar, 1998.

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Editora Penso, 2008.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 2 ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

LAZZARETTI, Raiana. Uma análise do conteúdo de razão e proporção em livros didáticos no ensino fundamental. 2022. 163f. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, 2022.

LIMA, Amanda Cardoso Benicio de; SOARES, Kawoana da Costa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Diálogo sobre os conhecimentos aritméticos contidos na manipulação das duas réguas para cálculo de William Oughtred. Educação Matemática Debate, [S.L.], v. 7, n. 13, p. 1-18, 9 set. 2023. Universidade Estadual de Montes Claros (UNIIMONTES). http://dx.doi.org/10.46551/emd.v7n13a07.

LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus Editora, 1997.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

OUGHTRED, William. The Circles of Proportion and the Horizontall Instrvment. London: Elias Allen, 1632.

OUGHTRED, William. The Circles of Proportion and the Horizontal Instrvment. London: Augustine Mathewes, 1633a.

OUGHTRED, William. An addition vnto the vse of the instrvment called the Circles of Proportion, for the working of Nauticall Questions. London: Augustine Mathewes, 1633b.

OUGHTRED, William. The Circles of Proportion and the Horizontall Instrvment. London: Elias Allen, 1639.

OUGHTRED, William. The Circles of Proportion and the Horizontall Instrument &c. London: W. Hall, 1660.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Cocar, UEPA, v. 13, n. 25, p. 342-372, fev. 2019.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; VASCONCELOS, Cleiton Batista. Construindo uma proposta pedagógica por meio de materiais manipulativos: Apresentando a fatoração algébrica estudada no LABMATEN/UECE. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa. Educação Matemática no Ceará. Fortaleza: Premius Editora, 2014. Cap. 1. p. 9-27.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; OLIVEIRA, Gisele Pereira. O Programa de Formação Docente GPEHM/UECE e sua contribuição para as atividades extensionistas. In: CUNHA, Juliene Rezende et al. (org.). Atividades de extensão inseridas no currículo: Contribuições sobre o fazer pedagógico. Recife: Editora da Universidade de Pernambuco – Edupe, 2022. p. 156-175.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Proposta de atividade envolvendo multiplicação a partir da manipulação do Promptuario para a formação de professores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S.L.], v. 4, p. e023021, 30 dez. 2023.

SAITO, Fumikazu. História da Matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.

SILVA, Isabelle Coelho da Silva. Um estudo da incorporação de textos originais para a educação matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino. 2018. 92f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

Downloads

Publicado

2025-03-22

Métricas


Visualizações do artigo: 40     PDF downloads: 19

Como Citar

PEREIRA, Ana Carolina Costa; ALVES, Verusca Batista; LIMA, Amanda Cardoso Benicio de. UM ESTUDO SOBRE PROPORCIONALIDADE A PARTIR DAS ESCALAS E USO DAS DUAS RÉGUAS PARA CÁLCULO DE WILLIAM OUGHTRED. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 7, 2025. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.159. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/159. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.