UM ESTUDO SOBRE PROPORCIONALIDADE A PARTIR DAS ESCALAS E USO DAS DUAS RÉGUAS PARA CÁLCULO DE WILLIAM OUGHTRED
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.159Palavras-chave:
Formação de professores que ensinam Matemática., Proporcionalidade., Instrumentos Matemáticos.Resumo
Na formação inicial de professores que ensinam Matemática, a articulação com a história da matemática tem sido cada vez mais considerada. Nesse sentido, a pesquisa concentra-se na perspectiva da Interface entre História Ensino de Matemática (IHEM), a partir do documento histórico The Circles of Proportion and the Horizontall Instrvment (1639) e das réguas de cálculo inseridas nesse tratado, como recursos potencialmente didáticos para o estudo de temas como a proporcionalidade. Desse modo, a pesquisa visa discutir como se afigura o movimento do pensamento na formação/reformulação do conceito de proporcionalidade de licenciandos dos cursos de Matemática e de Pedagogia, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), partir de um curso de extensão universitária, que teve como principal objeto articulador as Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred. Para tanto, a pesquisa de cunho qualitativo, utilizou-se das estratégias bibliográficas e documentais e para análise dos dados, baseou-se na Análise de Conteúdo, sendo que para a apresentação, optou-se pela descrição dos achados. Durante a execução da atividade analisada, os resultados apontam que licenciandos consideravam o conceito de proporcionalidade relacionado unicamente a ideia de fração. A partir da atividade, considera-se que o movimento de manusear o instrumento reconstruído e estudar o tratado histórico, possibilitou aos participantes conhecerem outras perspectivas a respeito da proporcionalidade, atribuindo novos significados aos conhecimentos previamente estabelecidos.
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