A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso

Autores/as

Palabras clave:

Exame de Admissão, Formação de Professores Primários, Saberes Matemáticos

Resumen

Este artigo é resultado de um estudo sobre o “processo de medida” (avaliação) adotado para seleção de candidatos à escola de professores no Rio Grande do Sul, em 1947. O problema que norteou a pesquisa foi: que enunciações relacionadas aos saberes matemáticos e à formação de professores permeiam a admissão de alunos ao curso de formação de professores primários, na publicação de 1947, dirigida pelo Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE)? O aporte teóricometodológico do estudo é baseado na perspectiva da investigação histórico-cultural, dialogando com Foucault (2008), em relação aos discursos e enunciações, e com Hofstetter e Schneuwly (2017) e Valente (2017, 2018), sobre os saberes matemáticos. Como fonte utilizamos os Boletins do CPOE do Rio Grande do Sul, focando na seguinte publicação de 1947: “Considerações em tôrno do processo de medida adotado em Matemática para seleção dos candidatos à escola de professôres”. Como resultado,
identificamos na análise das enunciações a existência de uma cultura geral e profissional do professor primário e de uma personalidade desejada para o ingresso no curso. Em relação aos saberes matemáticos, percebemos a indução, a dedução, a generalização, a transferência, a organização lógica, a reversibilidade de pensamento e a imaginação como capacidades avaliadas no exame.

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Biografía del autor/a

Leonardo Thomaz Sauter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrando do Programa
de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEMAT -
UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: Instituto de Matemática e
Estatística – campus Vale, Av. Bento Gonçalves, 9500 sala 109, prédio 43111, bairro: Agronomia – Porto
Alegre/RS CEP: 91905900.  

Maria Cecília Bueno Fischer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora da Licenciatura em
Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: Instituto de
Matemática e Estatística – campus Vale, Av. Bento Gonçalves, 9500 sala 109, prédio 43111, bairro: Agronomia
– Porto Alegre/RS CEP: 91905900.  

Citas

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Publicado

2021-06-07

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Cómo citar

SAUTER, L. T.; BUENO FISCHER, M. C. A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 163–178, 2021. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/17. Acesso em: 19 may. 2024.